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Ensino Superior

Universitários ganham banco digital

Com cerca de 330 mil alunos e 11 mil colaboradores, a Ser Educacional, hoje um dos gigantes do mercado de educação superior, resolveu abrir um banco digital. A nova fintech já tem nome: b.Uni, que iniciou as atividades no mês de março, com 10 mil […]

Publicado em 03/06/2022

por Revista Ensino Superior

Com cerca de 330 mil alunos e 11 mil colaboradores, a Ser Educacional, hoje um dos gigantes do mercado de educação superior, resolveu abrir um banco digital. A nova fintech já tem nome: b.Uni, que iniciou as atividades no mês de março, com 10 mil contas e apenas oito funcionários, mas contando neste momento com uma “barriga de aluguel”, empresa terceirizada com autorização do Banco Central para iniciar a operação, enquanto espera a chancela oficial. João Albérico Porto Aguiar, há quase sete anos na controladoria, é o CEO da nova instituição financeira. Deixa claro que inicialmente o público-alvo são os alunos, colaboradores e amigos.

banco digital
Banco iniciou as atividades em março com 10 mil contas e oito funcionários

“Um banco digital como o que estamos criando oferece 80% das atividades de uma instituição tradicional. Começamos com nossa folha de pagamento e vamos passar fase a fase, como mensalidade, seguros, créditos, alguns empréstimos pessoais, empréstimo consignado, crédito estudantil, produtos de aplicação financeira voltados para esse público que ainda não está acostumado a fazer aplicações mais estruturadas. Então, produtos que estejam mais prontos para que esse público possa de fato começar a testar, a ter o Universitários ganham banco digital gosto de estar no mercado financeiro, promovendo ganhos ou minimamente ajudando a sua jornada profissional, pessoal, acadêmica.”

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Leia: O que é inovação na escola?

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Análise de mercado e estratégias

João Aguiar conta que passou mais ou menos um ano pesquisando para entender como podia se posicionar em relação aos players de mercado. “Na educação não tinha ninguém. A gente começou a entender como seria montar um negócio que aderisse ao nosso ecossistema e agisse em prol desse ecossistema, não necessariamente fora dele. Então chegamos à conclusão de que precisaria abrir uma SCD, que é uma Sociedade de Crédito Direto ou o que eles chamam de uma instituição de pagamento não regulada. Isso daria a possibilidade de oferecer conta digital, produtos de crédito.

banco digital
“Na educação não tinha ninguém”, diz o CEO João Albérico Porto Aguiar

Foi contratado Marcos Teixeira como diretor de operações, que atuou em outras instituições e com experiência em montar produtos digitais e que ficará subordinado à área comercial. Segundo o CEO, que atua com mais dois diretores, Nathalie Cortes (jurídico) e José Alberto Silva (tecnologia), a abordagem deve ser discreta, “para atuar em benefício da jornada acadêmica desse aluno e colaboradores, sem a utilização de outdoor, rádio ou televisão. Viveremos dentro do nosso ecossistema”. A ideia do banco surgiu há cerca de dois anos,quando o fundador do grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz, circulou a sugestão na diretoria.

João Aguiar diz que a nova empresa traz benefício, por exemplo, na medida em que a emissão de boletos para alunos, ou pagamento por pix, transferência, débito automático não contarão com as tarifas bancárias, o que por si só já é um valor considerável. “A gente pesquisou, leu bastante, esse é um movimento natural do mercado financeiro brasileiro que vem acontecendo há alguns anos. O Banco Central está desconcentrando o mercado financeiro e trazendo a possibilidade de novos atuantes.”

O investimento inicial para a criação do banco é de 5 milhões de reais, sem contar o capital inicial, mas com o aumento da clientela esse valor deve subir. Segundo o CEO, isso é destinado à tecnologia e à largada, ou seja, toda a consultoria para poder fazer a integração, para ajudar nessa construção. “Em abril a expectativa é pagar todos os colaboradores pelo b.Uni e, a partir de maio, incluiríamos os alunos. Já operamos com pix, boletos, vamos ampliando as atividades dia a dia”, diz João Aguiar.

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Leia: Proteção digital: ‘terra de ninguém’ precisa de limites

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Foco da atuação empresarial continua no ensino

Na verdade, atuar no mercado financeiro é um complemento desse ecossistema, não como sendo um dos negócios principais. “Mas tende a se tornar algo importante dentro do grupo, embora o core business continue sendo educação superior. Estamos focando um ensino e aprendizagem de qualidade, mas essa diversificação torna o grupo mais forte e capaz de melhorar a cada dia, para benefício da comunidade.”

Na questão do crédito estudantil, o b.Uni entra com a experiência do Educred, que a Ser Educacional criou em 2007 e que hoje, segundo o balanço, já tem quase 100 milhões de reais na carteira de crédito estudantil. De acordo com o CEO, a missão será encontrar investidores que sejam sensíveis a esse espírito de investir em jovens que de fato necessitem de um empurrão para buscar uma melhora na vida. Embora haja inadimplência, o Educred tem uma carteira de acordos para um curto prazo. “Vamos ter agente especializado e trabalhar isso junto a investidores que estão dispostos a propiciar que esse aluno seja vencedor.

Existe um desafio muito grande, mas entendemos que vamos “matar no peito” e buscar o máximo possível, já que a gente acredita tanto na educação, e temos certeza de que há agentes suficientes para prover essa educação”, finaliza.

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