ARTIGO

Olhar pedagógico

Solve For Tomorrow Brasil: a força da educação STEM na escola pública

Iniciativa de cidadania global da Samsung já atingiu mais de 173 mil estudantes da rede pública e está com as inscrições abertas. Além disso, a novidade é um portal que é possível conhecer iniciativas STEM criadas por professores no Brasil e países da América Latina

Publicado em 08/04/2024

por Revista Educação

A 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil está com as inscrições abertas de hoje, 8 de abril, até 10 de julho. O programa é uma iniciativa global de cidadania corporativa da Samsung e é conhecido por estimular estudantes e professores do ensino médio da rede pública a criarem projetos inovadores para solucionar demandas e problemáticas da vida real dentro e fora de suas comunidades.

Para participar do desafio, os interessados devem se inscrever com um projeto baseado na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, na edição de 2023, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. E, em 2023, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.

===============

Leia também

Pensamento computacional, estratégia para múltiplas habilidades

Os projetos STEM de estudantes da rede pública premiados pela Samsung

===============

Para participar

A inscrição é feita somente no site oficial do programa. Os pré-requisitos para a inscrição incluem a participação de três a cinco estudantes do ensino médio, sob orientação de um professor orientador que lecione alguma disciplina relacionada às áreas de ciências da natureza e/ou matemática para, ao menos, dois integrantes da equipe inscrita. Os grupos inscritos também podem contar com um professor(a) parceiro(a) que, obrigatoriamente, lecione para, no mínimo, dois integrantes da equipe participante.

Desde a 10ª edição, o programa passou a permitir a inscrição de grupos compostos por alunos de diferentes turmas, sendo obrigatório apenas que estejam todos cursando o mesmo ano na mesma instituição de ensino.

“O Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da Samsung para estimular o avanço do sistema educacional na rede pública, estimulando a criação de soluções inovadoras para diferentes demandas da sociedade, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades dos jovens participantes para que tenham sucesso em sua carreira acadêmica e profissional”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil.

Cronograma da 11ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil

8 de abril a 10 de julho: inscrição da ideia do projeto;

8 de abril a 10 de julho: mentoria para os inscritos;

19 de agosto: resultado das 20 equipes semifinalistas;

20 de agosto a 4 de outubro: mentoria para as 20 equipes semifinalistas;

16 de outubro: resultado das 10 equipes finalistas;

17 de outubro a 29 de novembro: mentoria para as 10 equipes finalistas;

21 de novembro a 29 de novembro: votação pelo Júri Popular;

29 de novembro: apresentação dos projetos para a Banca Julgadora;

03 de dezembro: resultado dos vencedores da 11ª edição.

===============

Leia também

Educação 5.0 — o que é e como levá-la à sala de aula

Aprendizagem por meio de agências de notícias escolares 

===============

Cenpec é parceiro

A coordenação geral do Solve for Tomorrow Brasil é de responsabilidade do Cenpec. A diretora executiva da organização, Beatriz Cortese, conta que a iniciativa sempre apresenta ideias inovadoras, destacando a imensa capacidade criativa de estudantes e docentes de escolas públicas de todo o Brasil.

“Além de reconhecer essas iniciativas, o Solve for Tomorrow oferece ações formativas às equipes participantes ao longo de cada edição, por meio de mentoria, webinars e encontros com especialistas, além de materiais de apoio sobre STEM, desenvolvimento de projetos e prototipagem”, completa Beatriz Cortese, do Cenpec.

Por dentro da 10ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil

A 10ª e histórica edição do Solve for Tomorrow Brasil foi realizada ano passado e contou com a participação de todos os estados do país. O destaque entre as equipes finalistas ficou para as equipes de Porto Velho, RO, Penalva, MA, e Tutóia, MA, além dos projetos de Vila Velha, ES, Cascavel, CE, e São Paulo do Potengi, RN. Por fim, os alunos de Franca, SP, também tiveram uma participação de destaque recebendo da banca julgadora uma menção honrosa, devido ao potencial transformador do protótipo apresentado.

O tema de principal destaque da 10ª edição do programa foi sustentabilidade, com projetos voltados para a produção de biogás, de combustível, revestimentos sustentáveis, reciclagem, e até a produção de uma biofábrica. Entre os vencedores também estiveram projetos voltados para a saúde, com foco na proteção solar e repelente, além de uma alternativa para melhorar a experiência de alunos autistas em salas de aula. Clique aqui para conhecer os finalistas da edição.

Sobre o Solve For Tomorrow Brasil

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.

Plataforma Solve for Tomorrow

A Samsung acaba de lançar a plataforma digital Solve for Tomorrow Latam, um espaço inovador de reconhecimento e valorização dos professores. Como principal diferencial, a página da nova iniciativa oferece um vasto repertório de referências pedagógicas em educação STEM criadas por professores para professores. Na plataforma, além de histórias inspiradoras, há materiais de apoio — disponíveis em português, espanhol e inglês — para quem deseja desenvolver um projeto para o Solve for Tomorrow.

“Temos a missão de empoderar as futuras gerações para que alcancem seu pleno potencial e sabemos que o Solve for Tomorrow tem o poder de despertar o senso de comunidade, a construção de relações sustentáveis, o desenvolvimento local em diferentes comunidades da América Latina e a inclusão social de alunos e professores” afirma Helvio Kanamaru, diretor de cidadania corporativa e ESG da Samsung para a América Latina.

Clique aqui para acessar a nova plataforma de educação STEM.

===============

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

===============

Escute nosso podcast

 

Autor

Revista Educação


Leia Olhar pedagógico

combate ao racismo

Literatura no combate ao racismo estrutural

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
ChatGPT

Instituto Alana e Cenpec alertam sobre o uso do ChatGPT nas escolas

+ Mais Informações
etnomatemática

Como vivenciar a matemática

+ Mais Informações

Mapa do Site