NOTÍCIA

Gestão

Gincana da Jornada X combate evasão escolar e fortalece saúde emocional de jovens em Caruaru

Crianças e adolescentes fora das salas de aula ou enfrentando crises emocionais é um problema que se agravou diante da pandemia da covid-19. A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está endereçando o desafio unindo inovação e mobilização social. “A Gincana X faz […]

Publicado em 04/07/2022

por Redação revista Educação

Dinâmica E. M. Profª Josélia Florêncio Da Silveira Dinâmica E. M. Profª Josélia Florêncio Da Silveira

Crianças e adolescentes fora das salas de aula ou enfrentando crises emocionais é um problema que se agravou diante da pandemia da covid-19. A Gincana da Jornada X, desenvolvida pela ONG LiveLab, está endereçando o desafio unindo inovação e mobilização social.

“A Gincana X faz a escola voltar a ser uma das melhores memórias, um lugar de promessa de alegria e de conexão. Tão importante quanto voltar às aulas, é voltar em segurança. Nós, adultos, esquecemos que é muito importante para os adolescentes o sentimento de pertencimento. E, com a pandemia, perderam esse lugar. Muitos jovens voltaram com ansiedade, violência e em crise emocional. Sabemos que essa iniciativa pode transformar vidas. Por exemplo, foi uma prova de gincana de Slam que ajudou uma garota que sofria bullying a se expressar, depois receber pedidos de desculpas e fazer novos amigos; a prova da horta fez um menino que tinha depressão querer ir para escola todos os dias para regar e cuidar da horta. Nosso objetivo é lembrar que escola é lugar de conexão”, explica Edgard Gouveia Júnior, cofundador da LiveLab e idealizador da Gincana X.

Jornada X
Dinâmica E. M. Profª Josélia Florêncio Da Silveira
Foto: divulgação

O desafio, no entanto, é de grande escala. De acordo com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em 2019, 1,3 milhão de crianças e adolescentes em idade escolar estavam fora da escola no Brasil. Em 2020, estima-se que a pandemia levou à evasão de 4 milhões de meninos e meninas a mais, aproximadamente.

———

Leia: Crianças que protegem os manguezais amazônicos

———

Entre os meses de maio e julho de 2022, a Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru se destaca ao trazer a intervenção para 35 escolas da rede pública municipal, envolvendo mais de 13 mil estudantes. “Nossa preocupação é manter a educação avançando no município. Buscar soluções inovadoras, como a Gincana X, para lidar com desafios sociais e investir na educação. Afinal, sabemos que o futuro de Caruaru depende de cada um que frequenta nossas escolas”, reforça Ana Maraíza, Secretária de Educação e Esportes de Caruaru. 

Para Holanda Maria, Ccoordenadora das escolas E. M.  Profª Iva Do Carmo Silva, E. M. Alfredo Pinto Vieira De Melo e E. M. Duda Umbuzeiro, a Gincana da Jornada X surgiu no momento perfeito. “A nossa escola estava precisando desse movimento. Depois de dois anos de pandemia, agora a gente vê como esses momentos são importantes. A Gincana X trouxe união, empatia, cuidado com o outro e respeito.”

O crescimento de sentimentos negativos durante a pandemia também é um problema – como aponta a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), divulgada no Relatório Nacional de maio de 2021. O documento aponta que 61% dos jovens relataram ansiedade e 17% depressão – sendo ainda mais frequente em mulheres. Outro dado alarmante para a saúde mental foi o relato de 56% do uso exagerado de redes sociais.

———

Leia: Efeitos da pandemia: atraso no desenvolvimento da fala nos bebês ao aumento de doenças mentais nos jovens

———

Para Beatriz da Silva, de 14 anos, aluna do 9º ano da E. M. José Clemente, a Gincana da Jornada X teve um papel muito importante para a saúde mental. “Tem pessoas que desenvolvem ansiedade e depressão muito cedo. Pela minha experiência, sei que distrair a mente ajuda a aliviar a ansiedade. E no dia que pintei na gincana, por exemplo, fiquei me sentindo bem menos ansiosa. As atividades ajudaram muito, como o trabalho em equipe, conversar mais, pintar, dançar, brincar e dar risadas.”

Vale destacar que a Jornada X desenvolve e aplica tecnologias e estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva, inclusive aliando o costume dos jovens com as redes sociais à causas relevantes para a educação no Brasil. O principal objetivo é fazer com que jovens descubram seus talentos e o potencial de mobilização social.

A metodologia da Gincana da Jornada X reuniu quatro estratégias indicadas pelo Unicef: busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola; comunicação comunitária; mobilização das escolas; fortalecimento do sistema de garantia de direitos. A Undime também reforça a importância de soluções de busca ativa no cenário atual. 

———

Leia: Perda com evasão escolar é de R$ 214 bilhões por ano

———

Na prática, a metodologia tem se mostrado efetiva no combate à evasão escolar, mudando o futuro de jovens como Jéssica. “Esse projeto foi muito bom para mim. Eu estava afastada da escola e achei interessante quando recebi o convite dos meus amigos para participar da Gincana. Assim, decidi voltar e continuar na escola para concluir os meus estudos”, relata Jéssica Barbosa da Silva, 18 anos, que participou da gincana na E. M. Profª Josélia Florêncio Da Silveira. O responsável por ela é o tio Rodrigo, que também comemorou: “Ela gostou muito das atividades que teve nos últimos dias e foi graças ao movimento dos amigos que decidiu voltar para a escola e seguir o conselho que sempre dei: estudar para ser alguém na vida”.

“Nossa visão é colocar a Gincana da Jornada X nas escolas do Brasil todo em parceria com secretarias municipais e estaduais que puderem levar esta ação emergencial para recuperar estudantes e transformar o começo do ano letivo de 2023 em um carnaval de volta às aulas”, conta o fundador da LiveLab. Organizações do terceiro setor empenhados no tema da educação e a iniciativa privada também podem apoiar a ONG Livelab nesse movimento importante de expansão. 

Além da Gincana X, a LiveLab, desenvolve games de mobilização social desde 2014, como a Jornada X, Primavera X e Operação Antivírus X. No desenvolvimento da Gincana da Jornada X, a Livelab uniu-se ao Coletivo Asas e a Now Partners para convocar uma ação emergencial em todo o território nacional e encorajar a retomada às aulas presenciais. 

Mais informações estão disponíveis no site da Gincana da Jornada X (gincanadajornadax.org.br).

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

Mozart Ramos

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart...

+ Mais Informações
Gestora escolar

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

+ Mais Informações
PNE_destaque

PNE 2014-2024: não sendo plano de Estado, fracasso era esperado

+ Mais Informações
exaustão_mente e cérebro

A epidemia da exaustão

+ Mais Informações

Mapa do Site