NOTÍCIA

Apresentado por SAS

Raio X do Enem: fique por dentro dos assuntos que mais caem no exame

Levantamento anual realizado há 11 anos pelo SAS aponta os temas mais cobrados no Enem em todas as áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas

Publicado em 19/08/2020

por Educação Brand Content

enem-dicas Foto: Shutterstock

A paralisação das atividades presenciais em escolas públicas e privadas de todo o Brasil trouxe mudanças consideráveis na rotina de milhares de alunos da educação básica. Para os 5,8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as mudanças foram ainda mais desafiadoras. Afinal, a interrupção das aulas levou os estudantes a se prepararem para a prova de forma remota, muitas vezes por conta própria, utilizando-se de roteiros de estudos e provas das edições anteriores.

Enem

Foto: Shutterstock

Muitas incertezas circularam em torno do Enem, principalmente, com relação às datas de realização do exame no contexto de pandemia. Sendo assim, com a confirmação das novas datas da prova para janeiro e fevereiro de 2021 pelo Ministério da Educação (MEC), chega o momento de o estudante inscrito se preparar da melhor maneira possível para um dos momentos mais esperados de sua carreira estudantil, tendo em mente os assuntos mais prováveis de serem cobrados no exame.

Leia: O Enem é adequado para avaliar a formação integral?

Análise anual

Pensando nisso, o SAS Plataforma de Educação vem realizando, pelos últimos 11 anos (2009 – 2019), o Raio X do Enem, uma pesquisa que aponta os assuntos que mais caem no exame, em todas as áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática) e suas respectivas disciplinas, como uma forma de guiar alunos e professores em sua jornada preparatória. O download do Raio X do Enem do SAS pode ser realizado de forma gratuita aqui.

Aliás, o Enem é o segundo maior exame do mundo, ficando somente atrás do gaokao, vestibular chinês em que concorrem cerca de 10 milhões de candidatos. Em sua próxima edição, o exame brasileiro ainda virá acompanhado de algumas novidades, como a modalidade digital da prova, o Enem Digital. Por fim, conheça mais obre esse novo formato do exame com o artigo “ENEM Digital: o que devemos esperar dessa nova modalidade?”, escrito pelo professor Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS. Se você, professor, quer saber dicas de como preparar seus alunos para o Enem, clique aqui.

Leia: Os benefícios da aprendizagem baseada em projetos

O SAS Plataforma de Educação atende, ao todo, mais de 860 escolas particulares no Brasil. A saber, suas escolas parceiras estão, há nove anos, entre as oito melhores do país no Enem, e são, segundo levantamento realizado pelo Banco BTG, as que mais evoluem no exame.

Neste ano, o SAS está concorrendo ao Prêmio Top Educação, promovido pela Educação, na categoria Sistema de Ensino Para Escolas Privadas. “Estar entre os indicados já é motivo de orgulho, afinal, isso mostra como a educação de excelência nos faz ir cada vez mais longe”, ressalta Ademar. Para votar no SAS, clique neste link.

Assista:

Entrevista com José Pacheco: por um outro olhar na educação

Autor

Educação Brand Content


Leia Apresentado por SAS

enem-dicas

Raio X do Enem: fique por dentro dos assuntos que mais caem no exame

+ Mais Informações

Mapa do Site