NOTÍCIA
Entenda como a tecnologia pode ser o meio para a adoção de diferentes metodologias de aprendizagem sem complicar a rotina docente e ainda atrair os estudantes
Seres humanos diversos pedem estilos de aprendizagem variados. Tendo essa consciência, a professora Ana (nome fictício) utiliza abordagens variadas para garantir a tão almejada atenção de seus alunos. Suas aulas são dinâmicas. Entre as razões, por incentivar atividades colaborativas com os estudantes, tendo também imagens e vídeos como parceiros.
As aulas da professora Ana reforçam que a educação 5.0 é possível de ser aplicada — e sem grandes empecilhos. E o que permite essa variedade de formatos em suas aulas é a integração com a tecnologia por meio do projetor da Epson*.
A seguir, entenda como essa inteligência tecnológica permite ressignificar o ensino e aprendizagem necessitando apenas de uma lousa, parede ou qualquer superfície plana.
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Clima organizacional como base para a convivência e aprendizagem
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Interatividade para aplicar metodologias ativas: projetores Epson oferecem aulas dinâmicas entre professor e estudantes, com a possibilidade de todos interagirem, inclusive ao mesmo tempo, com a tela projetada. Há projetor que acompanha duas canetas interativas para desenhar ou destacar algo na tela. A construção coletiva pode ser facilmente salva em arquivo e compartilhada naquele instante sem ter um computador conectado. O projetor aceita dispositivos Android, Apple, Windows e Chromecast.
Aprendizagem ampliada e com conforto visual a todos: até o estudante do conhecido ‘fundão’ estará enxergando e com qualidade. Afinal, o tamanho da tela importa, sim, no processo de aprendizagem.
Personalização do ensino: o modelo de educação 1.0, expositivo, é importante, mas precisa dar espaço a outros estilos de aprendizagem, incluindo estudantes que aprendem mais, por exemplo, por meio de estímulos visuais e/ou cinestésicos. Além disso, a sala de aula invertida pode ter o projetor como ponte, possibilitando a apresentação de trabalhos e debates mais atraentes.
Para cada proposta pedagógica há maneiras de mobilizar e alocar os estudante (Foto: divulgação/Epson)
Em diálogo com as transformações da sociedade, a educação 5.0 coloca disciplinas tradicionais (e fundamentais, claro) como matemática e português lado a lado com a necessidade de o currículo inserir também habilidades como criatividade, autocontrole e adaptabilidade — reconhecidas, inclusive, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tendo um projetor em sala, essas habilidades podem ser estimuladas de diferentes maneiras.
A professora Ana, por exemplo, evita salas com cadeiras enfileiradas. Ela divide os jovens em grupos e os coloca em círculos. A próxima etapa é lançar uma temática e fazer um brainstorming (tempestade de ideias) com os estudantes. Nos grupos, há aquele que utiliza caderno, outro que escreve por meio do notebook da escola e outro que utiliza o celular, uma vez que a tarefa tem intenção pedagógica. Como encerramento da atividade, a reflexão de cada grupo é projetada em sala de forma rápida e dinâmica — o que inclui apresentação de texto, desenho com a caneta interativa do projetor, foto e vídeo. Apenas nesta atividade, é possível desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade, autocontrole (ao ter que apresentar para a sala) e adaptabilidade (ir atrás de recursos disponíveis naquele momento).
A diferença da educação 4.0 para a 5.0 é que a última destaca ainda mais a importância das habilidades socioemocionais junto às habilidades digitais no dia a dia escolar, preparando crianças e jovens para o mundo do século 21, cuja preocupação está na construção de um planeta mais harmonioso. Diferentes metodologias, como as que a professora Ana aplica, por exemplo, metodologia ativa, sala de aula invertida e personalização do ensino, também são fundamentais para uma real aplicação da educação 5.0.
Projetores Epson possuem a opção de canetas interativas ou ‘toque dos dedos’ (modelo touch) (Foto: divulgação/Epson)
“A Epson garante o projetor adequado para a sua escola. Uma prática que se observa no mercado é, ao comprar uma tela interativa ou de projeção, a escola não possuir informações a mais sobre as funcionalidades da ferramenta, por exemplo, o tamanho da sala de aula ou tamanho da tela. Nossas soluções são flexíveis para as escolas e pensadas para incluir as diferentes realidades”, destaca Glauco Ferreira, professor universitário e diretor da Epson no Brasil.
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“Além dos modelos interativos, a Epson oferece uma linha completa de projetores de alta qualidade, com resolução de XGA até Full HD e tecnologia Epson 3LCD, que proporciona cores até três vezes mais brilhantes. Com tamanhos de projeção de até 300” — quatro vezes maior que uma tela de 75” —, os projetores garantem imagens nítidas e brilhantes, sem comprometer o conforto visual dos alunos. São ideais para escolas que buscam uma solução robusta e acessível para melhorar a experiência de ensino, oferecendo conectividade avançada para integração com diferentes dispositivos e tornando o aprendizado mais dinâmico. Além disso, a Epson oferece até três anos de garantia, proporcionando mais segurança e confiabilidade às instituições de ensino”, acrescenta Glauco.
Há a opção de venda de projetor como também o Programa de Locação de Projetores, em que a escola não precisa ter um capital inicial alto. “Possibilitamos parcelas fixas mensais por 36 meses”, diz Glauco. Ele destaca ainda que a empresa se encaixa na estratégia de cada instituição, o que inclui serviço de assessoria personalizada.
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