ARTIGO
Evento online e gratuito acontece em 10 de outubro, das 17h às 19h; haverá emissão de certificado
Publicado em 03/10/2024
Desde o lançamento do primeiro e-book, há cerca de 50 anos, e agora com a inteligência artificial, as tecnologias digitais vêm avançando e se somando aos materiais didáticos tradicionais. No entanto, até hoje há muitos questionamentos sobre que lugar essas inovações devem ter nas salas de aula. É natural que seja assim – a comunicação digital é muito recente, quando comparada com os 2.000 anos de existência do papel.
Como contribuição a esse debate, Abrelivros, revista Educação e Two Sides, com o patrocínio da Editora FTD e da Suzano Papel e Celulose, vão reunir especialistas no assunto num webinar internacional. Os palestrantes vão discutir a relação entre o tradicional e o inovador na educação, apresentar pesquisas recentes sobre a resposta neurológica dos estudantes em relação às mídias analógicas e digitais e esclarecer equívocos comuns sobre os impactos ambientais das mídias em papel e eletrônicas. O evento será destinado a profissionais e gestores de sistemas públicos e privados de educação em todos os níveis.
Como apoiadores institucionais o webinar conta com muitas associações e parceiros: ABIGRAF, ABRO, ABTCP, Andipa, ANER, ANJ, Casa Educação, CBL, IBÁ, Instituto Pró Livro, Libre, Ondas Impressas, revista Papelaria, SINPACEL, SINPASUL, SINPESC e SNEL.
O evento é gratuito e acontece no dia 10 de outubro, quinta-feira, das 17h às 19h, totalmente on-line. Haverá emissão de certificado. As inscrições devem ser realizadas neste link.
——
Qualidade das escolas de Sobral influencia faculdades locais
Vera Iaconelli: modelo de sociedade atual nos adoece
——
Audrey van der Meer
Pesquisadora e professora de neuropsicologia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Mestre pela Universidade Livre de Amsterdã e doutora pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Codiretora do Laboratório de Neurociência do Desenvolvimento, onde investiga o cérebro humano, seus mecanismos de aprendizagem e de aquisição de habilidades. Participou da série documental da Netflix “Bebês em Foco”.
Sandra Scapin
Pedagoga e especialista em docência do ensino superior pela PUC-SP. Quarenta anos de experiência em docência e coordenação pedagógica. Especialista em liderança, gestão de pessoas, metodologias ativas, avaliação, competências socioemocionais e relação escola-família. Articulista e coautora do livro “Sala de Aula – um Espaço em Construção”. Cofundadora do Núcleo de Formação de Educadores Educatuar.
Tathyana Gouvea
Coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Instituto Singularidades e do laboratório Maker de formação de professores. Organizadora da revista acadêmica Invenções Pedagógicas. Doutora em inovação educacional pela FE/USP. Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados sobre Inteligência Artificial na Educação. Coautora do livro “Inteligência Genuinamente Humana”.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——