ARTIGO

Olhar pedagógico

Estudar no digital ou no papel? Participe de webinar internacional

Evento online e gratuito acontece em 10 de outubro, das 17h às 19h; haverá emissão de certificado

Publicado em 03/10/2024

por Redação revista Educação

Desde o lançamento do primeiro e-book, há cerca de 50 anos, e agora com a inteligência artificial, as tecnologias digitais vêm avançando e se somando aos materiais didáticos tradicionais. No entanto, até hoje há muitos questionamentos sobre que lugar essas inovações devem ter nas salas de aula. É natural que seja assim – a comunicação digital é muito recente, quando comparada com os 2.000 anos de existência do papel.

Como contribuição a esse debate, Abrelivros, revista Educação e Two Sides, com o patrocínio da Editora FTD e da Suzano Papel e Celulose, vão reunir especialistas no assunto num webinar internacional. Os palestrantes vão discutir a relação entre o tradicional e o inovador na educação, apresentar pesquisas recentes sobre a resposta neurológica dos estudantes em relação às mídias analógicas e digitais e esclarecer equívocos comuns sobre os impactos ambientais das mídias em papel e eletrônicas. O evento será destinado a profissionais e gestores de sistemas públicos e privados de educação em todos os níveis.

Como apoiadores institucionais o webinar conta com muitas associações e parceiros: ABIGRAF, ABRO, ABTCP, Andipa, ANER, ANJ, Casa Educação, CBL, IBÁ, Instituto Pró Livro, Libre, Ondas Impressas, revista Papelaria, SINPACEL, SINPASUL, SINPESC e SNEL.

O evento é gratuito e acontece no dia 10 de outubro, quinta-feira, das 17h às 19h, totalmente on-line. Haverá emissão de certificado. As inscrições devem ser realizadas neste link.

 

digital ou papel

Estudar no digital ou no papel? está aceitando inscrições gratuitas (Imagem: divulgação)

——

Leia também

Qualidade das escolas de Sobral influencia faculdades locais

Vera Iaconelli: modelo de sociedade atual nos adoece

——

Painéis do webinar Estudar no digital ou no papel?

–Por que nos lembramos melhor das coisas quando as escrevemos à mão?

Audrey van der Meer
Pesquisadora e professora de neuropsicologia na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Mestre pela Universidade Livre de Amsterdã e doutora pela Universidade de Edimburgo, Escócia. Codiretora do Laboratório de Neurociência do Desenvolvimento, onde investiga o cérebro humano, seus mecanismos de aprendizagem e de aquisição de habilidades. Participou da série documental da Netflix “Bebês em Foco”.

–Do impresso ao digital: o equilíbrio em prol da aprendizagem

Sandra Scapin
Pedagoga e especialista em docência do ensino superior pela PUC-SP. Quarenta anos de experiência em docência e coordenação pedagógica. Especialista em liderança, gestão de pessoas, metodologias ativas, avaliação, competências socioemocionais e relação escola-família. Articulista e coautora do livro “Sala de Aula – um Espaço em Construção”. Cofundadora do Núcleo de Formação de Educadores Educatuar. 

–Inteligência humana: entre o orgânico e o artificial

Tathyana Gouvea
Coordenadora da Faculdade de Pedagogia do Instituto Singularidades e do laboratório Maker de formação de professores. Organizadora da revista acadêmica Invenções Pedagógicas.  Doutora em inovação educacional pela FE/USP. Pós-doutora pelo Instituto de Estudos Avançados sobre Inteligência Artificial na Educação. Coautora do livro “Inteligência Genuinamente Humana”.

Sobre os organizadores

Revista Educação
Criada há 29 anos, a revista Educação é uma publicação jornalística da RFM Editores. É dirigida a profissionais da área educacional de ensino básico, tanto da rede pública quanto da rede particular. Educadores, gestores e outros profissionais da área acompanham as principais questões relacionadas a políticas públicas, inovações no setor, literatura, pedagogia e cultura. Ao longo dos anos, a revista se consagrou por abordar temas polêmicos e profundos. Sua credibilidade e seriedade jornalística e o respeito dedicado à inteligência do leitor se refletem em importantes prêmios e na colaboração de reconhecidos jornalistas e educadores.

Abrelivros
Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais é uma instituição que há mais de 30 anos trabalha em prol da educação básica no Brasil, buscando ser uma voz representativa dos educadores e das empresas produtoras de conteúdo pedagógico junto aos órgãos que estabelecem as políticas educacionais. A Abrelivros defende o acesso e a democratização de conteúdos educacionais de qualidade e com rigor conceitual, visando contribuir com o país na missão de educar de forma efetiva todas as crianças e jovens do Brasil. Busca dialogar com toda a sociedade e contribuir com conhecimento para uma educação atualizada, inclusiva e de qualidade — base para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento da justiça social, da democratização da cultura e da sustentabilidade econômica e ambiental.

Two Sides
Fundada em 2008, Two Sides é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que divulga os atributos únicos, sustentáveis e atraentes do papel e das embalagens de papel, bem como esclarece equívocos comuns sobre seus impactos ambientais. Two Sides é uma colaboração de empresas de celulose, papel, embalagens, gráficas, editoras, jornais e revistas e opera na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Papel, cartão e papelão são recicláveis biodegradáveis e provêm de florestas cultivadas.

——

Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast:

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Olhar pedagógico

WhatsApp Image 2024-11-05 at 10.39.54

Banir o celular, sem negligenciar urgências

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-25 at 16.14.24 (3)

Simular na escola, para impactar positivamente o mundo

+ Mais Informações
destaquehome

Edutubers: professores querem potencializar a aprendizagem

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-10-22 at 12.03.02

Promovendo a inclusão: terminologias e práticas na educação para todos

+ Mais Informações

Mapa do Site