NOTÍCIA

Gestão

Mozart Ramos e Instituto Ayrton Senna serão homenageados no Prêmio Top Educação 2023

Objetivo das homenagens é reforçar a dedicação de ambos por uma educação pública de qualidade para todos e todas

Publicado em 09/08/2023

por Redação revista Educação

Prêmio Top Educação_2023_2 Homenageados do Prêmio Top Educação 2023

Lançado em 2006 pela revista Educação, o Prêmio Top Educação é um prêmio às marcas mais lembradas do setor — ocorre por votação espontânea na internet. Vencedores de 2023 serão divulgados em outubro. Clique e saiba mais do prêmio.

A novidade desta edição é a homenagem ao Instituto Ayrton Senna e ao educador referência em políticas públicas, Mozart Neves Ramos. Conheça mais sobre os homenageados e a dedicação de ambos para uma educação de qualidade.


Leia também

António Nóvoa: professores para libertar o futuro

Cátedra da USP: cidades médias impactam na qualidade educacional do país


Mozart Ramos

Referência em políticas públicas educacionais e um grande defensor da valorização da formação docente, Mozart Neves Ramos tem atuado nos últimos anos com pesquisas e medidas para apoiar a qualidade da educação em municípios de médio porte por meio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA da USP, da qual é o titular. Membro do conselho editorial da revista Educação e do Conselho Nacional de Educação, foi secretário de Educação do Estado de Pernambuco (2003-2007), professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também exerceu o cargo de presidente executivo do Todos Pela Educação, além de outras relevantes atuações.

Instituto Ayrton Senna

O Top Educação homenageará o Instituto Ayrton Senna pelo esforço de disseminar há pelo menos 10 anos aos educadores e educadoras do país o que são habilidades socioemocionais e como inseri-las nos espaços de aprendizagem. Inclusive, para explicar o que são essas habilidades, a entidade adota um modelo que define cinco macrocompetências (autogestão; engajamento com os outros; amabilidade; resiliência emocional; abertura ao novo) que são desdobradas em 17 competências.

Criatividade e pensamento crítico são considerados pelo instituto como competências híbridas, uma vez que envolvem habilidades socioemocionais e cognitivas. Clique aqui e leia a entrevista que fizemos.

Lançado em 1994, o instituto é uma organização sem fins lucrativos que já atuou em todos os estados e em mais de três mil municípios. Entre as atividades, realiza pesquisas de apoio às políticas públicas com evidências, formação para o educador sob o olhar integral e estudos tidos como inovadores para a construção de componentes educacionais para a gestão e docência.

Leia também:

Depressão e ansiedade presentes em 70% dos jovens paulistas

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
família e escola

Acusações entre família e escola prejudicam a saúde mental dos...

+ Mais Informações
E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações

Mapa do Site