/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Edição 287

Pernambuco atualiza todos os seus cursos técnicos

Após parceria com empresas, secretária percebeu a necessidade de atualizar cursos em todas as áreas

Publicado em 19/09/2022

por Laura Rachid

A construção intersetorial do currículo em energia renovável que começou em Araripina (clique aqui e saiba mais), fez a Secretaria de Educação de Pernambuco atualizar os planos de todos os cursos técnicos do estado, da enfermagem à administração, e cujo processo ainda está em ação. De início participam professores e coordenadores que após uma formação online em parceria com o Itaú Educação e Trabalho, entram para grupos de trabalho organizados por cursos técnicos. 

“Tenho representantes de todas as escolas técnicas do estado e em cada grupo também estamos fazendo interlocução com o setor produtivo”, conta a secretária executiva de Educação Integral e Profissional do estado, Maria Medeiros. Realizadas essas lapidações, os planos de curso passarão por uma consulta pública para em seguida os grupos de trabalho atualizarem as contribuições.

“Até dezembro deste ano entregaremos todos os planos de cursos técnicos atualizados, seguindo essa metodologia que começou no sertão de Araripe com a Auren, Itaú e Schneider”, revela Maria Medeiros.

Maria Medeiros arregaça as mangas à frente da pasta de Educação Integral e Profissional de Pernambuco, que completou 13 anos
Foto: arquivo pessoal

O Itaú Educação e Trabalho está presente em secretarias de Educação de pelo menos 16 estados fornecendo apoio técnico, como formação, com ênfase na qualificação e expansão da educação profissional e técnica. Ou seja, não repassam recursos para os órgãos públicos. 


Leia também

Articulação curricular para fortalecer a educação profissional


Pesquisa do Itaú Educação e Trabalho, Fundação Roberto Marinho e Fundação Arymax divulgada este ano contatou mais de 800 empresas, ouviu gestores de RH de todo o país e aponta: metade declara que poderia contribuir com o ensino técnico por meio de formações aos jovens, oferecimento de vagas de estágio ou aprendizagem.

Por conta de sua atuação, Carla Chiamareli, gerente de gestão do conhecimento do Itaú Educação e Trabalho, dialoga com empresas de diferentes segmentos e afirma com propriedade que existe o desconhecimento de que a escola pública oferece curso técnico. “Apenas os Institutos Federais e o sistema S são conhecidos, mas quando conversamos com as empresas descobrimos que abertura tem.”

“Hoje não formamos um jovem técnico para operar a máquina, mas para fazer a máquina”, provoca Carla Chiamareli, gerente do Itaú Educação e Trabalho
Foto: divulgação/IET

As divisões sobre o ensino técnico e o regular não se mantêm apenas na sociedade civil e setor produtivo.

“Dentro das próprias secretarias [de diferentes estados] vemos cisão das equipes de educação profissional com a equipe do ensino médio. Isso é superdifícil porque são equipes que historicamente sempre trabalharam separadas, com orçamentos próprios, com formas de contratação de professores separadas”, revela Rita Carmona, coordenadora de implementação do Itaú Educação e Trabalho. 

A entidade trabalha por uma educação técnica tida como emancipatória e que visa desenvolver também o lado intelectual do aluno. Carla Chiamareli reconhece o preconceito de que o ensino técnico nasceu para os “desvalidos da sorte e da fortuna. Mas, hoje, não formamos um jovem técnico para operar a máquina. A gente está formando um jovem técnico para fazer a máquina”, esclarece. (LR)

*A repórter viajou a Araripina, PE, a convite do Itaú Educação e Trabalho.

Leia também:

Novo ensino médio coloca formação técnica e profissional para dentro do currículo regular

Autor

Laura Rachid


Leia Edição 287

suspicious-young-man-with-binoculars-spying-throug-2021-08-30-01-49-58-utc

Cancelar e punir

+ Mais Informações
Cursos técnicos destaque

Pernambuco atualiza todos os seus cursos técnicos

+ Mais Informações
Nota mosaico - destaque

Recuperação da aprendizagem é prioridade e desafio

+ Mais Informações
Damaris - destaque

Quando a minoria percebe que é maioria

+ Mais Informações

Mapa do Site