O Prêmio Professor Transformador, promovido em parceria pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2edu com o objetivo de valorizar projetos de educação transformadora implementados na educação básica, entra na fase final do período de inscrições para a sua segunda edição. Professores de todo o país, que lecionam tanto na rede pública quanto privada, têm até 1o de dezembro de 2021 para inscrever projetos, ações e outras iniciativas que estejam fazendo a diferença nos níveis infantil, fundamental (1 e 2) e médio. A participação no Prêmio é gratuita e as inscrições podem ser feitas a partir do site: http://significare.org.br/premio

Como todas as atividades na área da educação, o cronograma do Prêmio Professor Transformador também foi impactado pela pandemia. Por isso, as inscrições se estenderam para o decorrer de todo o ano letivo de 2021, a fim de possibilitar a mais professores a oportunidade de participar.
“Os dois últimos anos foram ainda mais desafiadores para os nossos educadores, que precisaram e continuam a se reinventar para levar adiante o seu compromisso com a arte de educar”, comenta o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare.
“Agora é o momento de celebrar a criatividade e superação do professor nessa tarefa, dando visibilidade a projetos transformadores e inovadores para a comunidade escolar e seu entorno. São essas iniciativas que buscamos e que queremos colocar em evidência através do Prêmio”, completa.
Leia também: Inovação na escola: como não parar de inovar na retomada presencial e o que procuram as famílias
Como participar
Podem se inscrever no Prêmio Professor Transformador 2021 educadores que lecionam no ensino básico em todo o país. Os projetos inscritos podem ter sido desenvolvidos em 2021 ou anos anteriores e devem levar em consideração a aplicação das competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Os educadores podem inscrever seus projetos em quatro categorias: educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio. A edição de 2021 do Prêmio está com novidades quanto à avaliação de projetos, reconhecimentos para os professores participantes e premiação.
Confira as novidades
Avaliação pedagógica para todos os projetos inscritos:
Independente do avanço ou não às etapas classificatórias, todos os projetos inscritos receberão avaliação pedagógica feita por especialistas da organização do Prêmio.
Mais projetos inseridos no Banco de Práticas:
Outra novidade da edição de 2021 é a inclusão de um maior número de projetos pedagógicos no Banco de Práticas do Instituto Significare, espaço que reúne informações detalhadas sobre iniciativas que estão fazendo a diferença na construção de uma educação transformadora no Brasil. Agora, os projetos escolhidos na etapa de pré-seleção já passam a integrar o Banco de Práticas, independente de futura classificação ou premiação.
Possibilidades de reconhecimento ampliadas:
No Prêmio Professor Transformador 2021, não apenas os educadores que chegarem às etapas finais serão reconhecidos. Os autores dos 350 projetos que obtiverem melhor pontuação vão receber o “Selo Digital Professor Transformador” e ainda poderão indicar uma liderança de suas escolas para receber o Certificado “Liderança Transformadora”, além de também terem seus projetos inseridos no Banco de Práticas do Instituto Significare.
Premiação para finalistas e vencedores:
cada categoria do Prêmio Professor Transformador 2021 terá três finalistas. Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R$ 2.500,00, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R$ 7.000,00, troféu, participação na Bett Educar 2022, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o Certificado “Escola que acredita na transformação pela Educação”.
O regulamento completo e outras informações sobre o Prêmio Professor Transformador 2021 podem ser consultados no site: http://significare.org.br/premio
Os professores interessados também podem acessar um tutorial que explica o passo a passo completo do processo de inscrição, pelo link:
https://rise.articulate.com/share/2K3eYrWAkW_M3k30IzDuaeY7JcR-xgH2
Leia também
Novo ensino médio coloca formação técnica e profissional para dentro do currículo regular