Inovação na escola: como não parar de inovar na retomada presencial e o que procuram as famílias

Inovar na escola não é somente adotar uma tecnologia. É também trazer formas atualizadas de ensino e aprendizagem que possam acrescentar na formação integral dos alunos. E na retomada presencial, como manter a inovação?

inovar na escola Árvore

Novas formas de ensinar e aprender

Implantar metodologias diferentes pode ser o primeiro passo. Seja através de metodologias ativas, que despertam o aluno para o centro do próprio aprendizado, ou com o apoio de tecnologias educacionais, que promovem a descoberta e convívio com novas mídias e possibilidades.

A retomada presencial pode ser um momento importante para que isso aconteça. Afinal, as escolas passaram por muitas adaptações nos últimos dois anos e todos os aprendizados desse período podem mudar a forma como funcionam as salas de aula daqui em diante. 

Preparação para o futuro e um exemplo prático

Um dos maiores ganhos de uma escola inovadora é, sobretudo, a preparação de seus estudantes para o futuro. Introduzir um projeto de leitura engajante, com apoio da tecnologia, por exemplo, irá desenvolver leitores críticos e preparados para os desafios que encontrarão na sua trajetória.

Assim, propor situações de leitura e produção, usando diferentes plataformas digitais é um caminho para que crianças e jovens possam relacionar os conteúdos da escola com a linguagem já usada no cotidiano. 

Na Árvore, tivemos o projeto “1 Livro em 1 Minuto”, feito com o Sistema Positivo de Ensino, no qual foi combinada a leitura de livros clássicos no ambiente e a produção de vídeos, com resenhas de 1 minuto de roteiros e animações feitos pelos próprios alunos e alunas. 

Neste concurso, os estudantes seguiram os formatos de vídeos curtos que hoje viralizam nas redes sociais, como Tik Tok e Instagram. A iniciativa foi um sucesso e 110 escolas chegaram até o final das atividades. Recebemos ao todo 834 vídeos, materiais extremamente criativos que mostram que a leitura nunca esteve distante dos interesses dos estudantes.

Afinal, a inovação também desperta a criatividade, curiosidade e ajuda toda comunidade escolar a solucionar problemas de maneira cada vez mais rápida e eficaz. Na retomada presencial, garantir esses pontos pode fazer sua escola ir além!

O que as famílias buscam na retomada presencial

Além disso, formas inovadoras de ensino estão entre uma das pautas que os pais buscam nas escolas. Em uma pesquisa realizada com as famílias, a falta das mesmas foi apontada como um dos principais motivos que levaram à troca de escola.

Portanto, os responsáveis também buscam um espaço onde a inovação estará presente na vida de seus filhos. Assim, a escola desperta não só a confiança dos pais, como também permitirá que vejam na prática os efeitos positivos que tais práticas pedagógicas produzem em crianças e jovens.

Após passar por tantos desafios e mudanças nos últimos anos, é ainda mais importante construir essa relação de confiança com as famílias nos dias atuais.

Tecnologia como aliada

Em todo esse processo, a tecnologia educacional deve entrar como aliada e ajudar a escola. Introduzir uma solução digital agrega, por exemplo, conhecimento, valor e muitas possibilidades.

Mas, para isso acontecer, essa introdução deve estar alinhada com o projeto pedagógico da escola e todos os valores que a instituição busca. Se sua escola acredita no valor da leitura como ferramenta transformadora, investir em tecnologias que potencializam a formação de novos leitores pode ser o caminho ideal!

inovação
inovar na escola

Conte com a Árvore!

A Árvore é uma solução digital de leitura completa para escolas! Com um acervo vasto e diversificado, alunos e professores contam com mais de 30 mil livros para descobrir e ampliar seu repertório.

A plataforma oferece ainda, em resumo, ferramentas gamificadas, relatórios de leitura para acompanhar o desenvolvimento dos alunos, atividades e muitos materiais de apoio para educadores, como sequências didáticas, trilhas de leitura e concursos literários. 

Se você é gestor ou gestora escolar, pode inscrever sua escola e experimentar gratuitamente a Árvore com seus educadores! Confira preenchendo o formulário do site clicando aqui. 

Leia também

Duas décadas depois, filme Entre os muros da escola ainda dialoga com a realidade

Envie um comentário

Your email address will not be published.