NOTÍCIA

GEE21

Provocações sobre os novos rumos da sociedade

Com uma biografia marcada pelas tecnologias educacionais e políticas públicas, a convite do Cel.Lep, Emilio Munaro reflete sobre a humanidade e a educação no pós-pandemia. O especialista estará no GEE, em 9 de agosto, às 18h25

Publicado em 06/08/2021

por Marcelo Daniel

emilio-munaro-sociedade

“A tecnologia pela tecnologia não vai nos levar a nada.” Essa frase é uma constante na carreira do educador, executivo e especialista em educação, Emilio Munaro. Desde os tempos à frente do segmento educacional da Microsoft no Brasil ou na jornada de conquistas no Instituto Ayrton Senna, a afirmação se faz presente em sua trajetória. “Não adianta ter esses recursos, se não houver um plano pedagógico no processo”, ressalta.

Leia: Educando para a identidade planetária

A convite do Cel.Lep, ele que hoje é CEO da consultoria educacional Global Me, fará uma rodada de provocações sobre os rumos da humanidade e, consequentemente, do contexto educacional, sob os efeitos (ainda em andamento) da pandemia do novo coronavírus, no Grande Encontro da Educação 2021, em 9 de agosto, às 18h25  no painel O mundo sob nova direção. E agora? (inscrições gratuitas, clique aqui).

O olhar de Munaro não será pontual. Pelo contrário. Seu painel fará uma varredura pelas diversas etapas da história do homem e da estrutura do ensino como conhecemos, uma conversa que já tem 200 anos – e comentará ainda cada um dos modelos de sociedade, da 1.0 à atual, a 5.0.

O mundo em pandemia

Para o executivo, é impossível produzir qualquer análise sobre o cenário atual sem levar em consideração o contexto do isolamento social e as escolas. “A pandemia trouxe um desafio muito grande – para recuperar as perdas para os estudantes nesse período, serão necessários 10 anos; e aqui estamos falando tanto das redes pública quanto privadas”, afirma.

A preocupação do palestrante também tem ecos no futuro, com base em estudo recente do Fórum Econômico Mundial, na pesquisa Future of Jobs (Futuro do Trabalho), que aponta: 65% das crianças que hoje entram no ensino fundamental trabalharão em vagas que ainda não existem. São funções de trabalho que sequer foram criadas.

Leia: Rubem Alves: Não acreditamos na inteligência e responsabilidade das crianças

Aliás, com base nesse mesmo estudo, Munaro vai tratar também sobre quais os pilares dessa nova economia e as tendências para o futuro das ocupações nas mais diversas áreas.

O substrato dessa conversa instigante e inspiradora terá apoio bibliográfico da obra do biólogo estadunidense, Jared Diamond, em Armas, Germes e Aço (ed. Record).

“Na visão desse autor, após as guerras, as pandemias e as inovações – industriais ou tecnológicas –, o mundo nunca mais volta a ser o mesmo”, conclui.

Serviço

O mundo sob nova direção. E agora? – Oferecimento Cel.Lep

Com Emilio Munaro

Data e horário: 9 de agosto, às 18h25

Gratuito e com certificado

Inscrições  www.grandeencontrodaeducacao.com.br

Emilio Munaro

Clique na imagem e inscreva-se gratuitamente no Grande Encontro da Educação

Leia também

José Pacheco: onde encontrar pessoas capazes de mudar a sociedade?

Transformação humano digital da educação é inevitável

Autor

Marcelo Daniel


Leia GEE21

criatividade-curriculo

Criatividade precisa fazer parte do currículo

+ Mais Informações
grande encontro

Grande Encontro da Educação – programação 4º dia, 12 de agosto

+ Mais Informações
morte-da-escola-fernando-jose-almeida

A quem interessa a morte da escola?

+ Mais Informações
tecnologia-educacao

Tecnologia como apoio às mudanças na educação

+ Mais Informações

Mapa do Site