NOTÍCIA

Uncategorized

Encontro Professores Transformadores discutirá a prática de projetos no novo contexto da educação

Evento online será realizado em 8 de outubro, às 19h e também contará com debate com vencedores da primeira edição da premiação

Publicado em 30/09/2020

por Redação revista Educação

professor-transformador-evento

Com o objetivo de discutir os impactos e dificuldades da abordagem de projetos na educação, considerando o cenário atual e o futuro da sala de aula, o Encontro Professores Transformadores acontece de forma online em 8 de outubro, a partir das 19h. Para participar do evento que é promovido pelo Instituto Significare e a Base2edu, organizações engajadas com a promoção de uma educação transformadora, basta fazer a inscrição pelo http://bit.ly/professorestransformadores2.

Leia: Já que vamos reabrir escolas, os professores estão bem?

professores transformadores

Parte da programação do Encontro Professores Transformadores

O encontro será aberto com a palestra Novo contexto educacional: o impacto de projetos transformadores, que será apresentada pela professora Juliana Santiago, doutora em ciências, embaixadora do Prêmio Professor Transformador e do Projeto Fique Bem, além de finalista do Prêmio Educador Nota Dez (edição de 2018) e integrante do Projeto Geração Futura. Em pauta, a elaboração de projetos educacionais e sua aplicação, considerando o contexto da pandemia.

Vencedores da primeira edição

Também participam do encontro os professores vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, representando as quatro categorias abrangidas pela iniciativa (Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, e Ensino Médio). Os educadores irão compartilhar suas experiências e práticas com a aplicação de projetos educacionais no atual contexto da educação e falarão sobre a importância do reconhecimento de uma premiação na carreira docente.

De acordo com o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e cofundador da Base2edu, a iniciativa de promover este encontro surge da necessidade de discutir os caminhos que os professores percorrem em busca de métodos de aprendizado que sejam relevantes, interativos e inovadores.

Leia: Os benefícios da aprendizagem baseada em projetos

“Para o estabelecimento de uma educação transformadora, existem desafios como o uso adequado de metodologias ativas, foco no desenvolvimento de competências, interdisciplinaridade, avaliações mais contextualizadas e consistentes, dentre outros. Se educar para transformar já é um grande desafio em situação de normalidade social, imagina no atual contexto de pandemia e pós-pandemia? São essas questões que queremos trazer para este debate”, explica o educador.

Prêmio Professor Transformador 2021

Durante o evento, também serão apresentados detalhes sobre a edição 2021 do Prêmio e as informações sobre o processo de inscrição e seleção.

O Prêmio Professor Transformador foi lançado em 2019 para destacar projetos educacionais inovadores, alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), desenvolvidos por professores da educação básica de todo o país, tanto de escolas públicas quanto particulares. Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu mais de 1.200 projetos de diversas regiões do país. Depois de várias etapas de seleção, que ocorreram ao longo do ano passado, foram selecionados os quatro projetos mais transformadores.

Assista:

O exemplo de Sobral na relação diretor, coordenador e professor

Dia Internacional da Educação: o valor do professor

Autor

Redação revista Educação


Leia Uncategorized

little-girl-wearing-eyeglasses-reading-a-story

Livraria, novo espaço das crianças

+ Mais Informações
edify 2

Edify Education tem quatro painéis na votação do SXSW Edu 2023

+ Mais Informações
certificado-universidade-cambridge

Por que ter uma certificação internacional da Universidade de Cambridge?

+ Mais Informações
programa-idade-midia

Programa de TV que discute educação e mídia abre edital para...

+ Mais Informações

Mapa do Site