NOTÍCIA

Edição 243

Para profissionalizar gestão, escolas devem investir na definição de processos claros

Cobrança de mensalidades, indicadores financeiros, contratação de professores e comunicação interna, por exemplo, devem ser mapeados e descritos

Publicado em 11/10/2017

por Paulo de Camargo

shutterstock_466660901 Foto: Shutterstock

Mapear processos da escola é importante para gestão mais profissional

Foto: Shutterstock

Para apagar incêndios em uma escola é preciso mais do que os extintores do gestor. A prevenção de problemas do cotidiano passa por um caminho já bastante conhecido de qualquer empresa: a definição de processos claros.
A pesquisa Gestão Educacional, realizada pela consultoria AOG, mapeou a atenção dada pelas escolas aos processos considerados mais relevantes (veja gráfico ao fim da matéria), entre eles, a cobrança de mensalidades, indicadores financeiros, contratação de professores, comunicação interna, em um total de 15 diferentes áreas. Apenas 22% se dizem plenamente satisfeitos com os controles de processos e indicadores da escola.
O resultado mostra com clareza por que os gestores acumulam tantas atribuições. Há uma grande falta de mapeamento de processos, o que leva também a uma fragilidade nos indicadores de sucesso da instituição. “Sem clareza do que vai ser pedido aos gestores e sem critérios para avaliar a entrega, fica difícil uma gestão mais profissional e de médio e longo prazo”, diz Luiz Alfredo Santos.
Um exemplo típico é o da comunicação interna, um dos grandes desafios da escola. O processo da comunicação está entre os mais relevantes para 88% dos gestores ouvidos. Contudo, apenas 28% dos entrevistados relatou ter feito algum tipo de mapeamento de todas as etapas envolvidas – como a origem da informação, a checagem, a escolha dos canais, a comprovação da difusão efetiva do que precisa ser informado, entre outros.
O mesmo ocorre no processo que mais tira o sono dos gestores – a cobrança de inadimplentes. Apontado pela quase totalidade dos respondentes, apenas 64% dos entrevistados disseram ter processos definidos para esta ação da qual depende a sobrevivência da escola.
O resultado desse gap da profissionalização da gestão escolar soa óbvio. Cerca de 62% dos diretores dizem haver perda de qualidade dos serviços realizados quando há trocas na equipe. Por isso, para a diretora do Colégio Equipe, Luciana Fevorini, entre as atribuições do líder escolar precisa estar a visão integrada de todos os processos. “Ele precisa estar sempre atento para verificar se as ações planejadas de fato respondem aos objetivos institucionais e nunca perder de vista como de fato essas ações estão sendo executadas”, diz Luciana. Sem processos mapeados e descritos, essa tarefa se torna quase artesanal.
Para profissionalizar gestão, escolas devem investir na definição de processos claros

Leia mais:

http://www.revistaeducacao.com.br/apagar-incendios-consome-34-tempo-cotidiano-gestores-escolares/
 

Autor

Paulo de Camargo


Leia Edição 243

shutterstock_707569006 sem fundo

Pichon-Rivière: para psiquiatra e psicanalista argentino, aprender em...

+ Mais Informações
447863.jpg-r_1920_1080-f_jpg-q_x-xxyxx

Ler o filme e ver o livro

+ Mais Informações
_MOR5292 (1)

Como são as avaliações na educação infantil nos municípios paulistas

+ Mais Informações
morita

Primeira infância: estimativa é de que no mínimo 350 cidades tenham...

+ Mais Informações

Mapa do Site