NOTÍCIA

Educação no Mundo

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 20/08/2015

Dia letivo começa muito cedo, diz pesquisa dos EUA

Instituto apontou 8h30 como o horário ideal para o início das aulas do período da manhã

No Brasil, a maioria dos profissionais inicia a jornada de trabalho em torno das 9 horas. Essa não é a realidade dos professores e nem dos estudantes da manhã. Em geral, aqui as escolas começam suas aulas deste período entre 7 horas e 7h30. Olhando para a realidade dos Estados Unidos, em que as aulas se iniciam em geral às 8 horas, um relatório considerou que a maioria alunos entram muito cedo. O documento ainda recomendou 8h30 como o horário ideal de início das aulas para que os adolescentes tenham boas noites de sono.

O relatório foi feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Ele teve como base em um estudo da Academia Americana de Pediatria, que recomendava que as escolas comecem 8h30 da manhã para atender às necessidades de sono dos adolescentes. Durante esta etapa da vida, uma pessoa deve dormir entre 8 horas e meia e 9 horas e meia, segundo o instituto.

A realidade horária brasileira ainda se agrava em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. Com o trânsito e os grandes deslocamentos de casa para a escola, alguns alunos têm que acordar até duas horas mais cedo para chegar à aula.

Você acha que as escolas brasileiras deveriam começar suas aulas mais tarde? Comente.


Leia Educação no Mundo

Ruta 40-156

Governo argentino quer universalizar modelo de escola rural em todo o país

+ Mais Informações
finlandeses intercâmbio

Como é a educação na Finlândia?

+ Mais Informações
connect-20333_1920

Professores do mundo inteiro podem concorrer a prêmio de U$1 milhão

+ Mais Informações
2012_09_07_FB_0020333

Como funciona o bem-sucedido ensino técnico da Alemanha

+ Mais Informações

Mapa do Site