NOTÍCIA

Educação no Mundo

Governo francês reage à desigualdade de gênero nas escolas

Publicado em 10/03/2014

por Redação revista Educação

worried-girl-413690_1920

worried-girl-413690_1920
Nas atividades propostas em sala de aula e no recreio, nas recompensas oferecidas pelos professores aos meninos e às meninas e nas conversas informais, a diferença entre os sexos está sempre presente nas escolas, na opinião do governo francês.
Pensando em acabar com isso e com os estereótipos criados a partir dessas situações – como a suposição de que os garotos preferem matemática e as garotas, gramática – foi criado um programa para trabalhar a questão de gênero em sala de aula.
Intitulado ABCD da Igualdade, a iniciativa está sendo testada em 600 instituições de ensino e, dependendo dos resultados, poderá ser implantada em toda a rede pública do país. A proposta dos idealizadores é que o tema seja abordado de forma transversal nas mais diversas disciplinas.
Nas aulas de artes, por exemplo, os educadores podem propor a observação de pinturas e uma análise de seus símbolos. Em educação física, uma sugestão é fazer uma competição de passos e movimentos de dança para ir na contramão da ideia de que só as meninas podem dançar.
Grupos católicos e conservadores fizeram protestos na França e incentivaram boicotes às aulas sob o argumento de que o programa estaria iniciando os jovens cedo demais em questões relacionadas à sexualidade.

Autor

Redação revista Educação


Leia Educação no Mundo

Ruta 40-156

Governo argentino quer universalizar modelo de escola rural em todo o país

+ Mais Informações
finlandeses intercâmbio

Como é a educação na Finlândia?

+ Mais Informações
connect-20333_1920

Professores do mundo inteiro podem concorrer a prêmio de U$1 milhão

+ Mais Informações
2012_09_07_FB_0020333

Como funciona o bem-sucedido ensino técnico da Alemanha

+ Mais Informações

Mapa do Site