NOTÍCIA
No RJ, 100 instituições municipais são premiadas por conta de iniciativas de preservação ambiental
Na cidade do Rio de Janeiro, 100 projetos de escolas da rede pública voltados à recuperação e preservação das águas, com foco nos rios e córregos da região, foram premiados, além disso, foram elencadas 11 práticas educacionais que mais se destacaram nos quesitos inovação, impacto ambiental, engajamento da comunidade e interdisciplinaridade. O programa Esse Rio é Meu ocorreu no final deste mês e é do Planetapontocom, com o apoio da Águas do Rio.
“Com a experiência, os alunos tiveram aumento no nível de responsabilidade com a escola, no cuidado com o espaço, e com os recursos naturais. Todos aprendemos juntos”, declara Monica Souza, professora de ciências da E.M. José de Alencar, uma das vencedoras.
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Além de troféus, entregues na cerimônia Melhores práticas: Esse Rio é Meu, as escolas de destaque serão contempladas com projetores multimídia, e os professores responsáveis pelas iniciativas receberão notebooks.
O evento reuniu representantes de mais de 80 instituições de ensino e personalidades como a escritora Conceição Evaristo, o ator Paulo Betti e os cantores e compositores Kleiton e Kledir entregaram os prêmios.
Voltado para alunos do ensino fundamental, o programa Esse Rio é Meu promove uma abordagem educativa e comunitária para a preservação ambiental. Com atuação em mais de 1.500 escolas municipais do Rio de Janeiro, o projeto já virou lei municipal, a 6.535 de 2019. Além disso, a iniciativa atua com a recuperação e conservação de 267 rios e córregos, impactando 38,5 mil professores e 640 mil estudantes.
O projeto trabalha com metodologias interdisciplinares que incentivam o protagonismo infantojuvenil, com atividades como visitas a bacias hidrográficas, ‘aulas vivas’ e projetos de pesquisa, que estimulam a comunidade escolar a refletir sobre o papel de cada um na recuperação dos rios e na promoção de um ambiente sustentável. O patrocínio é da concessionária Águas do Rio.
Representantes de 11 escolas que mais se destacaram no Esse Rio é Meu e convidados, como Conceição Evaristo (Foto: divulgação)
— A Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida, da 1ª CRE, e seu projeto Sabão de Júlia produziu sabão a partir da reciclagem de óleo de cozinha, conscientizou a comunidade escolar e diminuiu o próprio descarte inadequado de resíduos.
— Pela 2ª CRE, a Escola Municipal José de Alencar construiu um filtro para reaproveitar a água descartada em seu bebedouro, garantindo a reutilização, no projeto Chega de Desperdício.
— Em Um Rio de Reflexões, a Escola Municipal Antônio Pereira, da 3ª CRE, conduziu atividades de conscientização e preservação do Rio Timbó, com a produção de uma peça teatral focada em questões ambientais.
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— Com atividades práticas como coleta seletiva, recolhimento de óleo de cozinha e reutilização de materiais, além de oficina de compostagem com a Comlurb e a criação de um jardim sensorial inclusivo, o Espaço de Desenvolvimento Infantil Sargento Jorge Faleiro Souza, pela 4ª CRE, comandou o projeto O Rio Nunes é Nosso.
— Da 5ª CRE, a Creche Municipal Mané Garrincha contou com atividades lúdicas e pedagógicas na iniciativa Esse Rio é Meu. Houve contação de histórias, peça teatral, reciclagem, aula-passeio, produção de placas de alerta para o Rio Tingui e maquetes sobre racismo ambiental.
— Alertando estudantes e comunidade escolar sobre a importância da preservação do Rio Pavuna e de como as ações humanas impactam o meio ambiente, o CIEP Glauber Rocha, 6ªCRE, se destacou a partir do projeto O Rio é Nosso, o Rio é Vida, o Rio é Coletivo.
— Já a Escola Municipal Dom Pedro I, da 7ª CRE, conduziu a Conhecendo a Lagoa da Tijuca: Preservação e Protagonismo Juvenil, cuja ação de conscientização entre as lagoas da Tijuca e de Jacarepaguá se tornou o livro coletivo Somos parte da solução.
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— Pela 8ª CRE, a Escola Municipal Henrique de Magalhães promoveu estímulo ao protagonismo estudantil nas ações de preservação do meio ambiente, produção e distribuição de folhetos, na ação Conhecer para Preservar: Você Conhece o Rio das Tintas?.
— Com O Rio Cabuçu é Meu, é Seu, é de Todos Nós, o CIEP Herivelto Martins, 9ª CRE, promoveu caminhadas ecológicas, peças de teatro, exposições de arte, oficinas de reciclagem e plantio de árvores.
— A Escola Municipal Liberdade, da 10ª CRE, elaborou mapas de risco de inundação, com uso de geoprocessamento e foco na conscientização ambiental, emCartografia das Vivências Infantis.
— Já a 11ª CRE, com a Escola Municipal Tenente Antônio João, foi destaque pelo projeto Ecobarreira como Instrumento Pedagógico de Leitura Crítica dos Impactos Ambientais do Canal do Cunha. A ferramenta estimulou os alunos a refletirem sobre os impactos no manguezal próximo ao Canal do Cunha.
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