NOTÍCIA

Edição 290

Para avançarmos, as crianças devem aprender a verdade sobre o racismo

Recentes ataques aos que ensinam história têm contribuído para o êxodo de educadores

Publicado em 30/11/2022

por The Hechinger Report

Por Brad Capener*: Oregon, EUA: Como muitos dos meus colegas superintendentes e professores certamente podem se identificar, o último ano letivo foi o mais desafiador da minha carreira de 23 anos. Nossa profissão lutou para se recuperar dos impactos do aprendizado virtual e das preocupações com a saúde mental.

Além disso, professores e administradores foram forçados a lidar com uma enxurrada de ataques de políticos alegando falsamente que nossas escolas estavam ensinando teoria racial crítica ou CRT [sigla em inglês para critical race theory], uma estrutura acadêmica muito incompreendida sugerindo que o racismo sistêmico é parte da sociedade estadunidense, não apenas o projeto de preconceito e o preconceito individual.

Como superintendente, era difícil ver os professores tentando administrar o incontrolável enquanto narrativas falsas sobre CRT se espalhavam como fogo. Os ataques aproveitaram a desinformação para espalhar o medo com o objetivo claro de motivar a base de extrema-direita e aprovar leis extremas e fora de alcance – sem considerar os custos que teriam para nossos educadores, nossos alunos e nossa nação.


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Os ataques contribuíram para o êxodo de educadores experientes da profissão. Além disso, essa dura rea­lidade está fazendo com que muitos jovens professores em potencial ingressem em outras profissões. Como resultado, são nossos alunos, nossos filhos, que sofrem. Esses ataques devem parar.

O que está por trás dessa raiva sobre um conceito que na verdade nem é ensinado nas escolas? Do que é que tantas pessoas estão realmente com medo e tentando parar? 

Parece se resumir a uma única palavra: vergonha. Na comunidade de extrema-direita, há uma crescente convicção de que os esforços para falar sobre racismo ou equidade nas escolas farão com que as crianças brancas ‘sintam culpa’ ou vergonha.

Legisladores republicanos em mais de 40 estados propuseram leis que baniram ou baniriam conversas em sala de aula e treinamento de funcionários sobre ‘tópicos divisivos’, com base na ideia de que nossos filhos não deveriam sentir “desconforto, culpa, angústia ou qualquer outra forma de sofrimento psíquico por causa de sua raça ou sexo”. 

Ensinar sobre racismo e intolerância em nossa história não é fazer as crianças se sentirem mal, culpadas ou desconfortáveis. Ensinar essa história é reconhecer as verdades de nosso país e orientar nossos alunos a entender e crescer a partir dessas verdades.

Trata-se de construir empatia e entender uns aos outros para que possamos nos unir e construir uma nação melhor para todos. Ensinar história não deve ser escolher o que fazemos e não dizemos aos nossos filhos, com base no medo de que eles possam ficar um pouco desconfortáveis.

Imagine o governo britânico instruindo suas escolas a discutir apenas os impactos positivos de seu colonialismo, como a construção de ferrovias, escolas e outras infraestruturas e o desenvolvimento do governo e dos sistemas de saúde.

As aulas de história devem ser um lugar onde podemos assumir todo o nosso passado.

Agora imagine se eles ensinassem os alunos a ignorar os aspectos negativos do colonialismo – a perda de cultura, identidade e terra, exploração, impostos pesados, conflitos constantes e muito mais – simplesmente porque isso pode causar desconforto em alguns alunos. Seria tão ridículo para eles quanto para nós não falar sobre raça e racismo nos ambientes de aprendizagem.

As repercussões da narrativa falsa do CRT foram reais e rápidas – dois distritos escolares em Oklahoma receberam recentemente credenciamentos rebaixados por violar a lei antiCRT do estado depois de fornecer treinamento implícito para seus funcionários. E um professor na Pensilvânia pediu demissão depois de ser acusado de violar a lei estadual ao “ensinar CRT” por dizer a seus alunos que a Guerra Civil foi travada por causa da escravidão.

Nosso chamado como adultos é ajudar nossos filhos a desenvolver um senso de si mesmos e transmitir nossos valores e ideais mais elevados. Como nação, os EUA passaram por várias evoluções, mas as crianças devem aprender tanto o bom quanto o ruim dessa história – que algumas pessoas tiveram que lutar e ainda estão lutando.

Essas histórias são importantes e precisam ser contadas, para que, quando a história dos EUA for ensinada, seja a história completa de nós, não a história de alguns de nós. As aulas de história devem ser um lugar onde podemos assumir todo o nosso passado. Proibir os professores de reconhecer que o racismo existiu em nosso passado e continua existindo hoje só serve para nos dividir ainda mais.

Precisamos de funcionários eleitos nos níveis local, estadual e federal para parar de lutar contra a verdade em nossas escolas e implementar políticas que apoiem o aprendizado preciso e inclusivo. Ao fazer isso, eles podem promover a cura e a empatia e encorajar a nós e nossos filhos a seguir em frente como um povo unificado.

racismo

*Brad Capener é o superintendente do Jefferson School District em Oregon

Artigo de opinião | Esta história sobre o ensino de história foi produzida pelo The Hechinger Report, uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos focada em desigualdade e inovação na educação

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Autor

The Hechinger Report


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