NOTÍCIA

Gestão

Luminárias da Philips prometem inativar vírus, incluindo o da covid

Luminárias com raios ultravioleta foram testadas na Universidade de Boston. Empresa indica uso em escolas, escritórios e residências

Publicado em 08/04/2021

por Redação revista Educação

luminarias-philips

É cientificamente comprovado que ambientes fechados aumentam a proliferação do vírus SARS-CoV-2, conhecido como covid-19. Além de uma boa ventilação, uso de máscara, álcool gel e distanciamento, a Signify, detentora da marca Philips, lançou recentemente no Brasil três soluções de iluminação UV-C que tendem a se transformarem em mais um item essencial no combate à covid. Segundo a empresa, os novos produtos eliminam rapidamente vírus e bactérias do ar, superfícies e objetos de escolas, escritórios e residências.

Leia: Pandemia expõe as fragilidades do nosso sistema de avaliação, afirma Chico Soares

Com mais de 35 anos de experiência em iluminação UV-C, a Signify afirma que sua tecnologia ultravioleta inativa microrganismos prejudiciais à saúde em questão de segundos — nas áreas cuja radiação chega. O médico José Miranda atesta os produtos e em coletiva de imprensa virtual disse que “podem ajudar no controle da mitigação não só da covid, mas de bactérias, fungos e ácaros que sempre causaram e vão continuar causando danos à saúde e afastamento no trabalho”.

luminária mata covid

Luminária de mesa (foto: reprodução/Signify)

luminária Philips

Luminária de parede (foto: divulgação)

A luminária de mesa, por exemplo, é de fácil manejo. Basta conectar a uma tomada, ligá-la e programar o tempo de funcionamento, geralmente para 45 minutos, tempo necessário para desinfectar uma área de cerca de 28 m². A luminária possui um sensor para só funcionar em ambientes sem a presença de pessoas e animais. Há também uma luminária de parede, teto e portátil, cujos alcances dos raios na desinfecção variam.

Testado em laboratório dos EUA

As luminárias foram testadas no Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston, EUA, com a condução do professor associado de microbiologia da Faculdade de Medicina da própria universidade, Anthony Griffiths. O resultado, segundo a Signify, aponta que as fontes de luz inativam 99% do vírus SARS-CoV-2 em uma superfície com um tempo de exposição de seis segundos.

luminária mata covid

Luminária portátil (foto: divulgação)

Leia também:

Exigir que todas as escolas reduzam a mensalidade em no mínimo 30% não é a solução, defendem instituições

Presidente do Conselho Nacional de Educação aponta as principais temas educacionais para 2021

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

inteligência artificial

Ao contrário do Metaverso, inteligência artificial veio para ficar,...

+ Mais Informações
família e escola

Acusações entre família e escola prejudicam a saúde mental dos...

+ Mais Informações
E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações

Mapa do Site