NOTÍCIA

Ensino Superior

4 perguntas para Silvio Pinheiro, o novo presidente do FNDE

Presidente da autarquia explica quais serão suas prioridades e comenta o Fies

Publicado em 29/03/2017

por Redação Ensino Superior

image002

image002
Silvio Pinheiro (à esq.) e Mendonça Filho, ministro da Educação
 
Como será a sua gestão? Pretendo assegurar o bom uso dos recursos públicos, buscando alternativas que permitam ao FNDE fazer mais por menos. Fazer uma política pautada em resultados, revisando métodos e processos burocráticos, que muitas vezes dificultam o andamento e o acompanhamento dos projetos, além de resultar em desperdício de tempo e dinheiro.
Qual a sua avaliação do Fies? O Fies é um programa fundamental e estratégico para o país. Todavia, cresceu vertiginosamente nos últimos anos, e na nossa análise, precisa ser corrigido, ajustado e melhorado. Neste contexto, encontra-se em estudo no âmbito do MEC, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento um conjunto de medidas voltadas à sustentabilidade do programa.
Em 2016, as IES ficaram sem receber os repasses do Fies por quase quatro meses. Qual é a chance de essa situação voltar a ocorrer? Os recursos orçamentários necessários à execução do programa no corrente exercício já estão devidamente assegurados no orçamento da União, o que garante a renovação dos contratos formalizados até o ano de 2016 e também para a oferta de novas vagas neste ano.
O senhor pretende manter um diálogo aberto com os representantes das IES? Venho de uma escola em que o debate e o diálogo são fundamentais para a construção do entendimento e evolução das relações. As IES são indispensáveis para o bom funcionamento do Fies. Destarte, a sustentabilidade e a longevidade do programa são um desafio que deve ser perseguido pelo poder público e as IES, e com o diálogo franco e permanente podemos alcançar esse objetivo de forma mais rápida e eficiente.
 

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site