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Opinião

Educação que convença as crianças de que o mundo não está condenado

Nos EUA, reconhecendo que os estudantes precisam saber mais sobre as mudanças climáticas e agir, agências federais lançam guia sobre alfabetização climática; já o Colorado inaugurou um selo de alfabetização climática incluso nos diplomas do ensino médio

Publicado em 02/10/2024

por The Hechinger Report

Por Anya Kamenetz*: Até os nove anos de idade, Aisha O’Neil cresceu no Parque Nacional de Zion, em Utah, Estados Unidos, onde seu pai era guarda florestal. “Aquele lugar me criou tanto quanto minha família”, conta. Seu amor pelos penhascos de arenito e cavernas do parque se tornou a base de sua paixão pelo meio ambiente e por garantir um futuro no qual seus próprios filhos pudessem desfrutar das mesmas experiências que ela.

Mas O’Neil nunca aprendeu muito sobre mudanças climáticas na escola. O que ela aprendeu veio das notícias, e foi “dramaticamente horripilante”, diz. “Comecei a ver artigos todos os dias — esta cidade está pegando fogo, essas pessoas foram evacuadas.”

Como veterana do ensino médio no ano passado, na zona rural de Durango, Colorado, O’Neil iniciou um grupo estadual de ação climática chamado Good Trouble. Ela e outros estudantes fizeram campanha por uma legislação estadual para criar um ‘selo de alfabetização climática’ que os formandos do ensino médio em todo o Colorado pudessem ganhar.

Graças em parte ao lobby deles, o projeto de lei foi aprovado com apoio bipartidário, e O’Neil se tornou parte do primeiro grupo de estudantes a ganhar o selo em seu diploma nesta primavera. “Uma educação sem fazer referência às mudanças climáticas não é completa”, defende a estudante. “Você não pode dizer que está educando crianças sobre o nosso futuro sem dizer a elas como será esse futuro.”

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Mas o que é exatamente alfabetização climática? Quais são os ABCs, a gramática e o vocabulário, da mudança climática?

A ONU e outras organizações globais identificaram a educação em todos os níveis e em todas as disciplinas como uma estratégia-chave para combater a crise climática. O mundo está passando por uma transição historicamente rápida para energia limpa e infraestrutura sustentável, e a força de trabalho está sedenta por pessoas com as habilidades para fazer o trabalho necessário de mitigação e adaptação climática. As comunidades também precisam de cidadãos capacitados para reagir contra os interesses dos combustíveis fósseis. Mas, até agora, poucos estados têm educação climática abrangente, e a maioria das lições que existem se limitam a aulas de ciências — carentes em áreas como justiça e soluções.

O selo de alfabetização climática do Colorado, que os formandos do ensino médio podem ganhar por meio de uma combinação de cursos e projetos extracurriculares, é uma tentativa de construir apoio para uma educação climática mais abrangente. Outra tentativa foi exibida no final de setembro. O US Global Change Research Program, com contribuições de agências como o Departamento de Estado, a NASA e o Departamento de Transporte, lançou um documento chamado Alfabetização climática: princípios essenciais para entender e abordar as mudanças climáticas.

Alfabetização climática

A definição de alfabetização climática a que seus autores chegaram, após 21 meses de trabalho, inclui oito princípios essenciais que estou resumindo aqui:

  1. Como sabemos: ciência do clima, observações interdisciplinares e modelagem;
  2. Mudanças climáticas: gases de efeito estufa moldam o clima da Terra;
  3. Causas: queima de combustíveis fósseis e outras atividades humanas;
  4. Impactos: ameaças à vida humana e aos sistemas ecológicos;
  5. Equidade: justiça climática;
  6. Adaptação: ambientes sociais, construídos e naturais;
  7. Mitigação: redução de emissões, zero líquido até 2050;
  8. Esperança e urgência: “Um futuro habitável e sustentável para todos é possível com uma ação climática rápida, justa e transformadora”.
alfabetização climática

O’Neil e outros estudantes fizeram campanha por uma legislação estadual para criar um ‘selo de alfabetização climática’ (Foto: Shutterstock)

Durante a Climate Week NYC, dezenas de educadores se aglomeraram em uma sala no subsolo sob o grande Museu de mármore do Índio Americano, no centro de Manhattan, para ouvir sobre o novo guia. De pé na frente da sala estava Frank Niepold, da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional. Ele atua na educação climática dentro do governo federal há 30 anos e está tão envolvido quanto qualquer um em ajudar esse esforço a ver a luz do dia. “Este é um guia para educadores, comunicadores e tomadores de decisão”, afirmou. “Não estamos falando apenas com professores de sala de aula.”

Este guia é tecnicamente uma terceira edição. A primeira apareceu em 2008, durante o governo George W. Bush; foi rapidamente atualizada em 2009, quando o presidente Barack Obama assumiu o cargo. Então veio o governo Trump e, nas palavras de Niepold, o pensamento era: “Não tente fazer essa coisa realmente complicada naquela época”. Os esforços recomeçaram depois que Joe Biden foi eleito presidente, muitos novos funcionários que entraram como parte do Inflation Reduction Act deram contribuições para o novo guia — e agora estamos aqui.

Niepold diz que, desde os anos 2000, houve muita evolução em nossa compreensão coletiva tanto do problema quanto das soluções. “Antes, o documento era chamado de ‘princípios essenciais da alfabetização em ciência climática’”, revela. “Sabíamos que era muito restrito. Queríamos algo que o levasse a uma ação, não apenas a uma orientação de compreensão.”

Ainda assim, edições anteriores do documento foram influentes: elas informaram os Next Generation Science Standards, algumas versões das quais estão agora em uso em 48 estados. O guia anterior também foi incorporado aos currículos K-12 e universitários e em exibições de museus e parques.

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Com a nova edição, Niepold espera ver ainda mais impacto. O guia é excepcionalmente claro e acessível para um relatório governamental. As páginas são dispostas como um livro didático, apresentando obras de arte que retratam alguns dos temas centrais da alfabetização climática — conforme definido no relatório — como justiça climática e conhecimentos tradicionais e indígenas (o plural s é intencional).

“Sucesso significa que ele ativaria todas as formas de educação, todos os estágios, em todas as disciplinas”, e fora dos Estados Unidos, bem como dentro dele, pontua Niepold. Ele quer ver mais ONGs proeminentes assumindo a educação climática como parte de sua competência — como a Planet Ed no Aspen Institute.

Niepold gostaria de ver os esforços climáticos baseados na comunidade levarem a comunicação pública e o desenvolvimento da força de trabalho a sério, e ver a cobertura da mídia promover um quadro mais completo da alfabetização climática também. “Sucesso é: pessoas, independentemente de onde vêm, entendem [as mudanças climáticas] e as abordarem.”

Sua preocupação é semelhante à de Aisha O’Neil no Colorado: que os jovens estão atualmente aprendendo sobre as mudanças climáticas principalmente por meio da mídia de uma forma que não é orientada para soluções emocionalmente solidária ou informada sobre traumas. “Essa oportunidade de ser pego de surpresa é alta”, alerta Niepold. É por isso que o oitavo princípio da diretriz une urgência com esperança. 

Disse O’Neil: “Ser ensinado sobre problemas de uma forma que enfatize soluções é dizer aos nossos jovens que eles podem fazer parte do progresso e que o mundo não está condenado.”

Atualizar as aulas para atender ao momento está levando tempo. Mesmo em Nova Jersey, conhecida como líder nacional por seus padrões abrangentes de educação climática em nível estadual, os professores têm compartilhado preocupações sobre a falta de recursos para implementação e treinamento. Mary Seawell, cuja organização Lyra fez campanha pelo selo de alfabetização climática no Colorado, disse que seu grupo queria adotar uma abordagem de base, liderada por estudantes. “Queremos mostrar demanda. O que o selo realmente está fazendo é criar uma oportunidade para os jovens direcionarem seu próprio aprendizado.”

Para ganhar o selo de alfabetização climática, os alunos do Colorado precisam fazer pelo menos uma aula de ciências no ensino médio — o que atualmente não é um requisito geral de graduação — e pelo menos uma outra aula que satisfaça os princípios da alfabetização climática. Eles também precisam se envolver em algum tipo de aprendizado ou ação fora da escola. “O estado não pode dizer aos distritos quais aulas oferecer. Isso é para distritos que querem ter algo que seja facilmente reconhecível em todo o estado e além”, disse o senador estadual do Colorado Chris Hansen, que copatrocinou a legislação.

O’Neil, agora caloura na Universidade do Colorado em Boulder, relata que é um bom começo. Seu grupo de estudantes na faculdade está fazendo campanha por novos padrões curriculares estaduais. “Este é o único próximo passo lógico”. Embora o selo climático de alfabetização incentive o aprendizado climático, “precisamos que todos sejam educados, não apenas aqueles que se esforçam”.

A Planet Ed, por exemplo, acaba de lançar um Youth Climate Action Guide com a Nature Conservancy que envolve muitas áreas de alfabetização climática, da mitigação à adaptação à justiça.

“Sinto que em um mundo ideal aprenderíamos como o clima impacta cada elemento de nossas vidas”, pontua O’Neil. “Não apenas a ciência, mas a justiça social. Posições políticas que a criaram e políticas que podem nos tirar dela. Minha meta agora seria que os alunos chegassem a um ponto em que não se sentissem aterrorizados pela crise climática, mas fortalecidos por ela.”

* Anya Kamenetz é jornalista e consultora sênior da iniciativa estadunidense This Is Planet Ed do Aspen Institute.

**Esta coluna sobre alfabetização climática foi produzida pelo The Hechinger Report , uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos nos EUA focada em desigualdade e inovação na educação.

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