/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Apresentado por FTD

Entre métricas e formação para os desafios sociais

Busca do equilíbrio para sustentar bons resultados acadêmicos com o ser e viver em coletividade traz bons resultados a colégio pernambucano

É preciso encontrar um caminho em que o estudante não seja apenas colocado dentro de uma métrica, valorizando o cenário eclético e diverso que existe dentro e fora da escola. “A educação precisa ter um brilho, uma cor, por isso necessita ter toda essa dimensão esportiva, cultural, acadêmica, social e evangelizadora. Todos esses eixos sustentam o projeto educativo do nosso colégio”, argumenta Lucielma Ribeiro, vice-diretora educacional do Colégio Marista São Luís 

Pedagoga e com mestrado em tecnologia da informação, Lucielma diz que o equilíbrio é a palavra-chave. Desta forma é essencial que a educação como um todo seja capaz de ensinar o aluno a desenvolver as habilidades e competências para a realização das provas, e também a “se posicionar enquanto ser humano nessa sociedade”.  

—–

Mais da série Futuro da Escola

O papel da escola para um planeta harmônico

Quando a escola dialoga com a sociedade contemporânea

—–

Ensino médio e performance  

Os alunos são preparados para prestar os vestibulares com a ajuda de materiais didáticos da Rede Marista e de outras atividades curriculares. Escutar e orientar esse jovem também faz parte do processo, tanto que há equipes com núcleos de apoio pedagógico, incluindo psicólogo. 

O ensino médio do colégio se destaca quando o assunto é performance, tanto que há duas matrizes para o estudante atingir bons resultados: a matriz do Enem e a matriz do Seriado, que o prepara para prestar o vestibular da Universidade de Pernambuco. Essa segunda matriz possui um material próprio da FTD Educação, que contém componentes curriculares específicos para preparar o estudante. 

Os materiais didáticos dão suporte para o processo de aprendizagem do estudante, sendo que os livros são organizados por competências e habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O material também está disponível digitalmente para o acesso ocorrer de qualquer lugar. Além disso, vídeos e encartes de redação auxiliam na rotina de estudos.  

Sabendo que a redação é uma das etapas que mais pontua dentro das provas, junto com o caderno de redação específico da Rede Marista, os estudantes escrevem redações semanalmente e as recebem corrigidas. “A gente trabalha com um núcleo de corretores específico para cada série. Eu tenho um corretor, fora o professor de produção textual. Juntos eles corrigem as avaliações semanalmente e as devolvem para reflexão”, conta Lucielma. 

Futuro da escola

Grupo de estudos do Colégio Marista São Luís  (Foto: divulgação)

Avaliações de larga escala realizadas no ensino médio são outra maneira que o colégio encontra para preparar e ajudar o estudante a mensurar a sua proficiência em cada uma das áreas do conhecimento. Os grupos de aprofundamento organizados por níveis também os auxiliam a conseguirem uma vaga na universidade. O Prepara MED é um desses grupos, e está focado em ajudar os alunos a entrarem em medicina.  

—–

Mais da série Futuro da Escola

Tecnologia digital sim, mas com planejamento pedagógico

Colégio usa mascote para trabalhar socioemocional

—–

Assembleias da ONU  

O projeto de Simulação das Assembleias dos Comitês da ONU faz parte da grade curricular do segundo semestre dos alunos do 9º ano ao 2 º ano do ensino médio, os auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de habilidades essenciais para a realização de vestibulares como a articulação, escrita e o conhecimento de mundo.  

Assembleia ONU

Estudantes participam da Simulação das Assembleias dos Comitês da ONU (Foto: divulgação)

Nessa simulação, que é trabalhada por professores de história e geografia, “os grupos são organizados por países, os alunos estudam todas as características, os desafios, dentro de um escopo, seguindo uma linha de trabalho; tem a parte da argumentação que é a grande simulação do fórum. argumento e contraargumento, mas os alunos também nos apresentam a parte folclórica deste país, como as comidas, por exemplo”, diz Lucielma Ribeiro.  

Futuro da escola

O projeto de Simulação das Assembleias dos Comitês da ONU trabalha com o o desenvolvimento de habilidades essenciais para a realização de vestibulares (Foto: divulgação)

A vice-diretora educacional argumenta que a dinâmica traz um ganho impressionante para os estudantes e conta que por meio do projeto é possível entender quem são os que têm a tendência a cursar direito e relações internacionais, por exemplo.  

Preparação psicológica 

O ensino médio é um grande desafio, já que é uma idade de transição e descobertas. Neste cenário, a preparação psicológica, segundo Lucielma, aparece como indispensável para que os jovens consigam equilibrar a parte social e acadêmica. O Colégio Marista conta com uma equipe de profissionais que tratam dessas questões. O orientador educacional também ajuda os estudantes a entenderem quais são os seus sonhos e os seus objetivos.  

Lucielma Ribeiro

“Se posicionar enquanto ser humano nessa sociedade”, defende Lucielma Ribeiro, vice-diretora educacional do Marista São Luís (Foto: divulgação)

“O colégio é organizado por equipes com núcleos de apoio pedagógico. Nessas equipes têm perfis de profissionais com outras habilidades, sejam psicopedagogos, seja um psicólogo. Também existe o orientador educacional, que trabalha todo o projeto de vida dos estudantes, o curso que eles farão, a orientação de estudo, rotina de estudo, a escuta com o estudante e com a família, com os orientadores”, pontua Lucielma.  

Estar junto dos estudantes preparando-os e os apoiando durante esse percurso de estudos para que esse aluno se torne um adulto capaz de viver em um mundo de desafios é essencial, finaliza Lucielma Ribeiro.  

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Série Futuro da escola | Apresentado por FTD Educação


Leia Apresentado por FTD

2 grupo de estudo (1)

Entre métricas e formação para os desafios sociais

+ Mais Informações
escola

O papel da escola para um planeta harmônico

+ Mais Informações
FTD Educação

Colaboradores são destaque em nova campanha institucional da FTD...

+ Mais Informações
FTD Educação

FTD Educação prioriza indicadores sociais como métricas de performance...

+ Mais Informações

Mapa do Site