NOTÍCIA

Conhecimento

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

Para celebrar o Dia Mundial da Internet, a empresa destaca a jornada tecnológica de seus alunos

Publicado em 17/05/2024

por Redação revista Educação

A Samsung destaca a história de jovens estudantes que, por meio do programa de capacitação tecnológica Samsung Innovation Campus (SIC), trilharam caminhos inspiradores em desenvolvimento estudantil e profissional. Hoje, 17 de maio, é o Dia Mundial da Internet. A data estabelecida desde 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU), celebra as chamadas TICs — tecnologias da informação e comunicação — e como elas unem e impulsionam a vida das pessoas.

Com o mesmo propósito, o Samsung Innovation Campus  é um programa global de educação em TICs, capacitando jovens estudantes para que tenham experiência nas principais tecnologias da 4ª Revolução Industrial, como inteligência artificial, internet das coisas e big data. O objetivo é prepará-los para as novas demandas do mercado de trabalho e criar oportunidades de ingresso nos níveis mais competitivos.

“A Samsung acredita que a educação e a tecnologia empoderam as pessoas. Por isso, desenvolve programas que encorajam estudantes, professores e professoras a alcançarem seu potencial e se tornarem a próxima geração de líderes, pioneiros em mudanças sociais positivas e na construção de um mundo melhor para todos”, destaca Helvio Kanamaru, diretor de ESG e cidadania corporativa para Samsung América Latina.

Samsung Innovation Campus: um futuro brilhante

Assim, jovens como a brasileira Giovana Gomes dos Santos, trilham um futuro com base na tecnologia. “Durante minha jornada no Samsung Innovation Campus, adquiri habilidades fundamentais em Python e inteligência artificial (IA). Essas ferramentas não só ampliaram meu conhecimento técnico, mas também abriram portas para explorar diversas áreas de interesse. Esta experiência solidificou a minha compreensão destas tecnologias em constante evolução, assim como me permitiu enfrentar desafios reais no mercado de trabalho. Estou entusiasmada em continuar explorando novas aplicações e contribuir para o avanço da tecnologia por meio do meu aprendizado em Python e IA”, comentou a estudante.

Giovana Gomes dos Santos é aluna bolsista do CNPq em um laboratório da Unicamp
–Foto: divulgação

A jovem, que participou em 2023 do programa, hoje é aluna bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas, trabalhando com projetos de automação e programação. “Como mulher e futura técnica, vejo que me encontrei na profissão”, completa.

Portas abertas

Ángel Díaz, participante da edição de 2023 do Samsung Innovation Campus no México, conta como o programa transformou a sua vida, abrindo novas oportunidades de trabalho. “Novas portas, tanto profissionais quanto acadêmicas, se abriram para mim, e agora me sinto preparado para enfrentar os desafios do mundo real e contribuir de forma significativa para o avanço da sociedade”, pontua.

Além das competências técnicas adquiridas por meio do programa, Ángel destaca o amadurecimento proporcionado graças à oportunidade de estudo. “Mais do que simplesmente adquirir competências técnicas, esta experiência foi uma verdadeira evolução, a nível pessoal e profissional”.

São por essas histórias que a Samsung investe no programa SIC na América Latina. O objetivo é preparar estudantes de todo o mundo para o mercado de trabalho, com habilidades pensadas no futuro, desenvolvendo as novas gerações com o conhecimento crítico, competências e atitudes necessárias em um ambiente de trabalho orientado para a tecnologia. Para isso, o curso recebe atualizações constantes com o intuito de atender às necessidades educacionais e tecnológicas específicas de cada país e às tendências do mercado de trabalho.

Para saber mais sobre o Samsung Innovation Campus acesse o site oficial do programa.

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Leia também

Como criar o hábito de estar bem informado

Convivência escolar: como combater bullying e outras violências

—–

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações

Mapa do Site