NOTÍCIA

Arte e Cultura

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo Prêmio Jabuti

A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais aguardada cerimônia de premiação do livro brasileiro, ocorreu em 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou Engenheiro fantasma, de Fabrício Corsaletti e publicado pela Companhia […]

Publicado em 07/12/2023

por Redação revista Educação

Prêmio Jabuti_vencedores

A 65ª edição do Prêmio Jabuti, a mais aguardada cerimônia de premiação do livro brasileiro, ocorreu em 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a cerimônia consagrou Engenheiro fantasma, de Fabrício Corsaletti e publicado pela Companhia das Letras, como o livro de 2023. Este ano, o prêmio teve 4.245 obras inscritas, distribuídas em 21 categorias nos eixos de literatura, não ficção, produção editorial e inovação. 


Leia também

Pedro Bandeira: na contramão da informação, escolas e famílias veem o livro como um perigo

A literatura infantil e o desenvolvimento humano


Além de ser contemplado com a estatueta dourada, Fabrício Corsaletti receberá o valor de R$ 70 mil e, de forma inédita, uma viagem para a próxima Feira do Livro de Frankfurt, com uma agenda especial elaborada pela CBL para reuniões com editores, agentes literários e outros escritores do mundo todo. A ideia é apoiar a internacionalização do autor e da sua obra.

Prêmio Jabuti
Pedro Bandeira foi homenageado como Personalidade Literária de 2023
Foto: Maria Comuniqueira

Outra novidade da premiação em 2023 é a nova categoria, Escritor Estreante, voltada ao escritor ou escritora que tenha publicado sua primeira obra em língua portuguesa no Brasil, no período entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022. Neste ano o vencedor foi Paulo Fehlauer, com a obra Extremo oeste, publicado pela editora Cepe.

Desde 1958, o Prêmio Jabuti é um patrimônio cultural do país, reconhecendo e promovendo a rica produção literária nacional. A premiação valoriza todos os aspectos do setor editorial, dialogando com diversos públicos e adaptando-se às transformações sociais.

Os jornalistas Sandra Annenberg e Ernesto Paglia foram os mestres de cerimônias. A premiação também contou com duas obras com autores em memória. São elas A notável história do homem – listrado, de Fayga Ostrower, na categoria ilustração, e Educação natural : textos póstumos e inéditos, de João Gilberto Noll, na categoria conto.

Homenagem do ano

Pedro Bandeira foi homenageado como Personalidade Literária de 2023. Uma cena especial do espetáculo O Fantástico Mistério de Feiurinha, baseado no livro do autor, foi apresentada durante a cerimônia.

“É um prazer fazer parte do povo do livro, que sempre está olhando para o futuro. Quero dividir esse prêmio com todos os meus colegas, inclusive aqueles que já se foram. Por Monteiro Lobato, Tatiana Belinky, Ganymédes José, Stella Carr, Edy Lima e Odete Barros Mott. Depois de Ruth Rocha, tenho a grande honra de receber essa homenagem. Nós, autores de literatura infantil, estamos lutando para ter mais bons leitores adultos. Faremos uma geração de leitores poderosa e informada. Viva os leitores de literatura infantil”, disse.

Sevani Matos, presidente da CBL, expressou seu entusiasmo: “O Prêmio Jabuti desempenha um papel fundamental na promoção da pluralidade e diversidade da literatura brasileira, ajudando a construir um país de leitores ao celebrar a riqueza da produção literária nacional e incentivando a leitura. Fico feliz em anunciar que o Jabuti é conhecido por 45,1% dos leitores compradores de livros, de acordo com nova pesquisa encomendada pela CBL e realizada Nielsen Book, que será divulgada na quinta-feira, dia 7 de dezembro, pelos canais oficiais da CBL”, contou.

Hubert Alquéres, curador do Prêmio, conta sobre a importância da premiação. “Essa noite foi uma celebração aos autores, leitores e profissionais do livro por tudo o que fazem pela cultura e a educação no Brasil”. E completou: “Estamos vivenciando uma era de grandes transformações, sobretudo na forma como nos relacionamos socialmente e nos comunicamos. E a organização do Jabuti, ao longo dos anos, tem buscado estar alinhada aos valores da nossa cultura e aos nossos avanços como sociedade. Agradeço a toda equipe que trabalhou para colocar em pé mais uma edição do maior prêmio do Livro Brasileiro.”

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo segundo ano consecutivo no TikTok @premiojabuti e no canal do YouTube da CBL, está disponível no link.

Sinopse de Engenheiro Fantasma

Na obra vencedora da premiação, Fabrício Corsaletti se imagina na pele de Bob Dylan numa suposta temporada passada na Argentina. Apaixonados, engraçados, melancólicos, filosóficos e delirantes, os 56 sonetos deste Engenheiro fantasma configuram uma experiência singular no panorama da poesia brasileira. Neles, Fabrício Corsaletti veste a máscara de Bob Dylan e narra uma temporada de exílio voluntário que o genial letrista norte-americano teria supostamente vivido em Buenos Aires em algum período não-especificado deste século.

Bairros, bares, cafés, lojas, museus e uma profusão de personagens surgem e desaparecem como num truque de mágica ao longo dos 784 versos talhados com precisão de mestre. Há referências, claro, à poesia do compositor de All Along the Watchtower, mas menos do que se poderia supor. O que ocorre, de fato, é uma surpreendente mescla da voz dos dois poetas, gerando uma terceira – a que registra essas aventuras portenhas desde já inesquecíveis.

Conheça os primeiros colocados do Prêmio Jabuti 2023

Eixo: Literatura

ContoEducação Natural: textos póstumos e inéditos, de João Gilberto Noll, publicado pela editora Record;

CrônicaPor quem as panelas batem, de Antônio Prata, publicado pela editora Companhia das Letras;

Histórias em QuadrinhosMukanda Tiodora, de Marcelo D’Salete, publicado pela editora Veneta;

InfantilDoçura, de Emília Nuñez e Anna Cunha, publicado pela editora Tibi Livros;

JuvenilÓculos de cor: ver e não enxergar, de Lilia Moritz Schwarcz e Suzane Lopes, publicado pela editora Companhia das Letrinhas;

PoesiaEngenheiro fantasma, de Fabrício Corsaletti, publicado pela editora Companhia das Letras;

Romance de Entretenimento – Dentro do nosso silêncio, de Karine Asth, publicado pela editora Bestiário;

Romance LiterárioOs perigos do imperador: um romance do Segundo Reinado, de Ruy Castro, publicado pela editora Companhia das Letras.

Eixo: Não ficção

Artes Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, de Sérgio Burgi, publicado pela editora IMS;

Biografia e ReportagemPoder camuflado: os militares e a política, do fim da ditadura à aliança com Bolsonaro, de Fábio Victor, publicado pela editora Companhia das Letras;

CiênciasEmergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor, de Matthew Shirts, publicado pela editora Claro enigma;

Ciências Humanas Humanamente Digital: inteligência artificial centrada no humano, de Cassio Pantaleoni, publicado pela editora Unità Educacional;

Ciências SociaisLimites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro, de Marcos Nobre, publicado pela editora Todavia;

Economia CriativaReceitas do Favela Orgânica, de Regina Tchelly, publicado pela editora Senac Rio.

Prêmio Jabuti
Vencedores da 65ª edição do Prêmio Jabuti
Foto: Maria Comuniqueira

Eixo: Produção editorial

CapaMensagem. Capista: Flávia Castanheira. Publicado pela editora Todavia;

IlustraçãoA notável história do homem-listrado. Ilustrador: Fayga Ostrower. Publicado pela editora EDUFRN;

Projeto GráficoExpresso 2222. Responsáveis: Paulo Chagas, Ana Oliveira. Publicado pela editora Iyá Omin;

Tradução – Finnegans Rivolta. Tradutores: Coletivo Finnegans, Dirce Waltrick do Amarante (Organizadora). Publicado pela editora Iluminuras.

Eixo: Inovação

Escritor(a) EstreanteExtremo oeste, de Paulo Fehlauer, publicado pela editora Cepe;

Fomento à LeituraÁlbum Guerreiras da Ancestralidade do Mulherio das Letras Indígenas. Responsavel: Evanir de Oliveira Pinheiro;

Livro Brasileiro Publicado no ExteriorMarrom e amarelo, publicado pela editora Alfaguara, And Other Stories.



Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica



Leia também:

Memória afetiva da escrita começa na escola

Autor

Redação revista Educação


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site