NOTÍCIA

Evento Socioemocional na Escola

Rubem Alves entre o saber e o sabor

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”, Rubem Alves. Rubem Alves (1933-2014) foi um educador e psicanalista considerado um dos maiores […]

Publicado em 16/08/2023

por Leticia Scudeiro

Rubem Alves_destaque Raquel Alves com seu pai Rubem Alves Foto: arquivo pessoal

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais”, Rubem Alves.

Rubem Alves (1933-2014) foi um educador e psicanalista considerado um dos maiores nomes da educação no Brasil. Assim como acreditava, seus ideais continuam presentes na sociedade e seus ensinamentos podem ser considerados atemporais. Raquel Alves, sua filha caçula, organizou o e-book Entre o saber e o sabor: o dilema da educação, uma coletânea das crônicas de seu pai que foram publicadas na revista Educação no período em que Rubem Alves era colunista.

Socioemocional na Escola

Em homenagem a Rubem Alves, que completaria 90 anos em 15 de setembro deste ano, o e-book será lançado durante o evento Socioemocional na Escola, promovido pela revista Educação e que acontece na Fecap, bairro Liberdade, São Paulo, em 14 de setembro. O lançamento terá a presença de Raquel Alves e José Pacheco, que escreveu o prefácio do e-book. Clique aqui para saber mais sobre o evento. 

“O e-book é um olhar sobre a questão da convivência, do mundo sensível que mora em nós e da necessidade de a educação contemplar e trabalhar com isso”, instiga Raquel. 

“Acho fantástico que esse livro seja lançado em um evento socioemocional porque tudo que o meu pai fala, tudo de educação que ele traz nesse e-book, reflete o socioemocional. Ele não traz uma forma, ele aponta caminhos e mostra: ‘Olha, a convivência é difícil, o ser humano é difícil, mas a gente se entende. Como? Convivendo e aprendendo na escola sobre a vida’”, complementa Raquel Alves.

Ensinamentos de Rubem Alves

Rubem Alves deixou reflexões sobre a vida e a educação. Segundo Raquel, uma das principais mensagens deixadas aos educadores gira em torno de uma história que segue assim: um homem andava na floresta à noite, ouviu um rugido de um leão e com medo saiu correndo e caiu em um precipício. Ele se agarrou em um galho e ficou pendurado no penhasco com o leão embaixo dele. Então estendeu o braço e viu um morango na sua frente e o comeu. O morango estava delicioso. Fim da história. 

“As pessoas perguntaram para ele: ‘Mas, Rubem, o homem caiu ou não?’. E ele disse: ‘você não está entendendo? Essa pessoa sou eu, é você. Nós não caímos no sentido de que continuamos vivos, mas um dia vamos cair. Então é melhor a gente cair com a barriga cheia de morangos’. Essa é a importância de a gente usufruir e ter prazer na vida. Essa é uma mensagem [que ele deixa aos educadores], porque a educação está intimamente relacionada a isso. A gente educa para a pessoa usufruir melhor a vida. Não educa para passar numa prova, mas para se relacionar melhor com a vida”, esclarece Raquel. 

Raquel ao lado de seu pai Rubem Alves
Foto: arquivo pessoal

“Inventava o que não existia”

José Pacheco, educador, escritor, ex-diretor da Escola da Ponte, em Vila das Aves, Portugal, e colunista da revista Educação, escreveu o prefácio para o e-book de Rubem Alves. Em seu texto, Pacheco conta sua lembrança com Rubem.

“Conheci o amigo Rubem na manhã de um dia claro, num encontro que viria a mudar a minha vida, que me levaria a viver uma segunda vida, no Brasil […] O Rubem admirava Pessoa, que, no heterônimo Álvaro de Campos, dizia ser o intervalo entre o que desejava ser e o que outros o fizeram. A educação é isso, um caminho. O caminho dissociado das experiências de quem o percorre é apenas uma proposta de trajeto, não um projeto de vida.”



*Raquel Alves e José Pacheco estarão juntos no painel As crônicas de Rubem Alves | Lançamento e-book com bate-papo em homenagem aos 90 anos, no evento Socioemocional na Escola, promovido por nós, da revista Educação. Será em 14 de setembro, na Fecap, bairro Liberdade, SP. Clique aqui para conferir a programação completa e garantir o seu ingresso. 

Rubem Alves
Evento reunirá Ailton Krenak, Paulo Fochi, José Pacheco, Adriana Fóz e outros especialistas


Leia também:

Os ipês e a educação

Autor

Leticia Scudeiro


Leia Evento Socioemocional na Escola

Rubem Alves_Raquel Alves e José Pacheco_destaquee

José Pacheco e filha de Rubem Alves falam de autovalorização e empatia

+ Mais Informações
aprendizagem-socioemocional-adriana

Aprendizagem socioemocional, fundamental para a vida do professor

+ Mais Informações
educacao-infantil-paulo-fochi

“Vida cotidiana é o espinho central da educação infantil”, defende...

+ Mais Informações
ensino básico_Ana Crispim_destaque

Saúde emocional: como a escola impacta a vida do estudante

+ Mais Informações

Mapa do Site