NOTÍCIA

Conhecimento

Como criar um espaço STEAM na escola; curso online e gratuito ensina

Professores e gestores educacionais interessados em adotar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em suas escolas podem contar com o respaldo de um curso sobre o tema. Trata-se do Espaço STEAM na Escola, o qual oferece ferramentas práticas para a criação de um […]

Publicado em 30/06/2023

por Redação revista Educação

STEAM_2 Foto: shutterstock

Professores e gestores educacionais interessados em adotar a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em suas escolas podem contar com o respaldo de um curso sobre o tema. Trata-se do Espaço STEAM na Escola, o qual oferece ferramentas práticas para a criação de um ambiente que implante essa proposta visando atividades que estimulem o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de projetos criativos. Disponível na Plataforma APICE (Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia), o curso é gratuito, 100% online e de oferecimento contínuo.

A iniciativa integra o programa Território STEAM São Paulo, idealizada pela Siemens Stiftung, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).

Da concepção à implantação

“A abordagem e o espaço STEAM, em que se atua de uma forma mais integrada e ativa, é muito importante na educação porque estimula a motivação dos estudantes. As crianças e os jovens querem entender e intervir no mundo, e esses ambientes são muito favoráveis porque as atividades são trabalhadas em projetos com problemas do mundo real”, explica Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora científica e pedagógica do curso.

O curso é dividido em seis módulos, versando sobre cultura STEAM; concepção, implantação, uso, gestão e disseminação do espaço STEAM. As atividades são desenvolvidas por meio de textos, vídeos e exercícios, entre outros conteúdos. Cada pessoa inscrita pode acessar o conteúdo quando quiser e seguir aprendendo no seu próprio ritmo. Estima-se uma dedicação de 30 horas para concluí-lo.

Para participar, é necessário se registrar na plataforma APICE, onde os profissionais da educação encontram, além do Espaço STEAM na Escola, outros cursos de interesse, também gratuitos e de oferecimento contínuo. A plataforma conta com mais de 180 mil usuários cadastrados e 90 mil certificados emitidos.

STEAM
Espaço STEAM na escola
Foto: Shutterstock

Informações gerais

Curso Espaço STEAM na Escola

100% online, gratuito

Seis módulos, cerca de 30 horas/aula, com oferecimento contínuo.

Para participar, necessário se registrar na Plataforma APICE, escolher o curso e fazer a inscrição.

Leia também:

Os benefícios da aprendizagem baseada em projetos

STEAM no ensino híbrido

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

224

A educação básica como agente transformador no nível de proficiência...

+ Mais Informações
Conteúdos mais lidos em 2023_revista Educação_2023_destaque

Conteúdos mais lidos da revista Educação em 2023

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
montagem edições de 2023 da revista Educação

Matérias e entrevistas destaques da revista Educação em 2023

+ Mais Informações

Mapa do Site