NOTÍCIA

Conhecimento

Alunos nativos digitais e leitura: descubra a relação

Você sabe como a leitura pode ajudar na formação integral dos alunos nativos digitais? Neste artigo, você vai entender quais as particularidades destes alunos e como a leitura pode ser uma grande aliada da escola.  Quem são os alunos nativos digitais? Basicamente, os alunos nativos […]

Publicado em 19/10/2022

por Apresentado por Árvore

Você sabe como a leitura pode ajudar na formação integral dos alunos nativos digitais? Neste artigo, você vai entender quais as particularidades destes alunos e como a leitura pode ser uma grande aliada da escola. 

Quem são os alunos nativos digitais?

Basicamente, os alunos nativos digitais são aqueles que nasceram já inseridos em um mundo dominado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, as TIDCs, e a internet. 

Assim, alunos nascidos a partir dos anos de 1990 já são considerados nativos digitais. A principal marca deste grupo é possuírem suas rotinas já inseridas no mundo digital, seja para se divertir, socializar, estudar, realizar pesquisas, compras, etc.

Educação midiática nas escolas

Mas nascer inserido no universo digital não garante ter as ferramentas necessárias para lidar com a responsabilidade e segurança de navegar na internet. 

Para ajudar os alunos nativos digitais, é importante que a escola ofereça educação midiática. Ou seja, que a escola oriente, apoie e forneça mecanismos para que os alunos utilizem as mídias digitais com senso crítico e informação.

A educação midiática está também na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Afinal, a competência geral 5 diz que o aluno deve: “compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”.

É importante, portanto, realizar atividades de mediação e apoio na educação midiática desses jovens, seja por meio de práticas pedagógicas em sala de aula ou com o apoio da leitura.

Foto: divulgação/Árvore

Alunos nativos digitais e a leitura

A leitura pode ser uma grande aliada na educação midiática, pois ajuda na formação do senso crítico dos alunos. É exercitando a leitura que o estudante irá interpretar o mundo sob diferentes perspectivas, desenvolver seu autoconhecimento, sua autonomia e descobrir o mundo ao redor. 

Assim, é de extrema importância que a escola se engaje na formação de um leitor capaz de duvidar de uma notícia, de checar uma informação antes de repassá-la e combater as notícias falsas.

Portanto, desenvolver atividades de leitura na escola permite que os alunos tenham um uso consciente e seguro dos conteúdos que consomem online.

História de sucesso com o uso da leitura e da tecnologia

Na Rede Santa Maria Minas, na unidade de Betim, a leitura digital ajudou os alunos na elaboração de um projeto de pesquisa, apresentado na Feira Mineira de Investigação Científica.

Através de leituras digitais na plataforma Árvore Livros e a elaboração de um questionário online, os alunos investigaram o tema da saúde mental e socioemocional, elaborando por fim um trabalho que tratasse de forma crítica a temática.

Elaine Oliveira, gestora escolar do colégio, recomenda a utilização de tecnologias educacionais em sala de aula. “Eu, enquanto gestora do Colégio Santa Maria Minas, faço questão de difundir o uso da plataforma [Árvore], não só como um recurso tecnológico de educação que atinge a todos, mas também como o desafio que precisamos assumir de manter a criticidade a partir do meio digital.”

Para a gestora, um dos principais desafios ao lidar com alunos nativos digitais é a competição por atenção gerada pelos meios digitais, principalmente o celular. Assim, a tecnologia é importante para a criação de senso crítico nos alunos.

“É nosso papel difundir a leitura em profundidade para manter a criticidade. Por isso, é importante criar o hábito de ler para criar relação com a vida. Ler o campo de atuação dos meios digitais, que é extremamente importante já que os estudantes estão cada vez mais inseridos nos ambientes virtuais de interação”, afirma Elaine.

Se quiser conhecer mais sobre a Árvore, visite o site! A Árvore é a maior solução digital de leitura para escolas do país, com mais de 40 mil livros, conteúdos de atualidades e materiais pedagógicos prontos para o uso em sala de aula. Além da Rede Santa Maria Minas, já são mais de 1,9 milhão de alunos que utilizaram a plataforma. Conheça mais no site!

Leia também:

Música na escola: não se pretende formar instrumentistas, mas dar formação cultural

3 atividades de leitura para desenvolver competências socioemocionais

Autor

Apresentado por Árvore


Leia Conhecimento

correção ao vivo equipe TV

Em correção ao vivo inédita, FTD divulga gabarito extraoficial do Enem...

+ Mais Informações
Captura de tela 2024-11-07 171931

Samsung Nanum Weeks: quando colaboração e propósito se encontram para...

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-01 at 12.06.02

G1 oferece cobertura completa do Enem 2024 com gabarito extraoficial,...

+ Mais Informações
alunos de Potim crédito divulgação press

Projeto social amplia a diversidade literária nas escolas públicas de...

+ Mais Informações

Mapa do Site