NOTÍCIA

Conhecimento

3 atividades de leitura para desenvolver competências socioemocionais

A leitura pode ser uma grande aliada na hora de desenvolver as competências socioemocionais na escola. Isso porque, por meio da leitura, é possível abordar diferentes sentimentos, nomear emoções, se colocar no lugar do personagem e em diferentes situações, além de trabalhar a empatia, autonomia […]

Publicado em 20/09/2022

por Apresentado por Árvore

A leitura pode ser uma grande aliada na hora de desenvolver as competências socioemocionais na escola. Isso porque, por meio da leitura, é possível abordar diferentes sentimentos, nomear emoções, se colocar no lugar do personagem e em diferentes situações, além de trabalhar a empatia, autonomia e imaginação.

Por isso, a Árvore trouxe três ideias de atividades de leitura que podem auxiliar no desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Confira!

1 – Roda de conversa

Nas rodas de conversa sobre a leitura de uma obra é possível trabalhar diferentes emoções e sentimentos que os alunos encontraram naquela leitura. Além disso, elas são ótimas oportunidades para desenvolver nos alunos a escuta ativa e a empatia com os seus colegas, respeitando o tempo de fala, trabalhando a atenção plena e compartilhando muitos sentimentos uns com os outros.

O importante para esse momento é tornar as rodas de conversa ambientes seguros, sem julgamentos e realmente confortáveis para os alunos. Uma ideia é deixar que eles mesmos organizem o momento e, assim, exercitarem também a autonomia, mais uma competência socioemocional.

competências socioemocionais

2 – Clube de leitura

O clube de leitura é uma ótima atividade para exercitar competências socioemocionais. Primeiro porque proporciona a socialização entre os estudantes a partir dos encontros periódicos, criando ainda um sentimento de pertencimento entre os participantes do clube.

Além disso, durante o debate em um clube de leitura, é possível refletir sobre diversos aspectos que envolvem o socioemocional presente nas narrativas. A partir da mediação, o momento pode ser de muita troca e aprendizagem.

Se quiser saber como montar um clube de leitura na sua escola, confira também este post no blog da Árvore!

3 – Biblioterapia

A biblioterapia de desenvolvimento pode ser realizada por bibliotecários e pedagogos e consiste na utilização de material bibliográfico para promover a leitura e outras atividades lúdicas sobre variados temas.

Através das histórias lidas, narradas ou dramatizadas, os alunos desenvolvem as competências socioemocionais ao se colocarem na história e vivenciarem diferentes emoções e situações presentes nas narrativas.

Assim, a biblioterapia potencializa o conhecimento das emoções e promove novas ferramentas emocionais para o dia a dia dos estudantes.

Gostou das nossas dicas? Que tal conhecer mais sobre a Árvore e conferir como a leitura digital pode potencializar sua escola? Acesse o site e preencha nosso formulário!

Leia também:

Livraria, novo espaço das crianças

A importância da leitura na aprendizagem e como preparar sua escola

Autor

Apresentado por Árvore


Leia Conhecimento

Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações
memória coletiva

A importância da memória coletiva

+ Mais Informações
Prêmio Escolas Sustentáveis

Inscrições para Prêmio Escolas Sustentáveis são prorrogadas

+ Mais Informações

Mapa do Site