NOTÍCIA

Formação docente

Linguagem audiovisual para professores

Curso online e gratuito para docentes da rede pública começa dia 8 de agosto, com o objetivo de difundir o uso da linguagem audiovisual

Publicado em 01/08/2022

por Redação revista Educação

O Minuto Escola que já formou mais de 2.600 professores reabre as inscrições para seu curso online de audiovisual. As novas turmas começam em 8 de agosto e têm como objetivo difundir o uso da linguagem audiovisual em sala de aula por meio da formação de professores, explorando as potencialidades do recurso como uma ferramenta pedagógica alternativa à linguagem oral. Ao todo, são mais 5.000 vagas gratuitas para professores da rede pública estadual e municipal de SP, RJ, TO, ES, RS, MT, MG, RN, CE, ampliando o alcance também para GO, BA e MA.


Leia: Do professor teatral ao cinematográfico, as novas linguagens da educação


“O Minuto Escola instrumentaliza o professor a usar o audiovisual na sala de aula e possibilita que ele descubra novas formas de transmitir o conteúdo de sua disciplina, seja ela de exatas ou humanas. O audiovisual é muito bem-quisto no ambiente escolar e reorganiza o mapa afetivo na sala de aula: há uma inversão de poderes já que os alunos entendem mais dos ‘botõezinhos’ do que os professores; a equipe de produção de um vídeo agrega diversos tipos de inteligência: o tímido desenha o storyboard, o método será o câmera, o expansivo o produtor, o vaidoso o ator. Muito além de like, a produção de um vídeo envolve complexas relações e o seu compartilhamento na rede é uma voz da Escola ecoando na cidade” diz Marcelo Masagão um dos coordenadores do projeto.

O projeto não visa a formação de cineastas, mas leitores de imagens, que assim passam a entender um pouco da lógica do audiovisual.

Entre o público-alvo do curso, a maior parte exerce a função de educador do ensino médio (42,8%) e ensino fundamental 2 (33,4%) onde existe uma audiência com mais interatividade com o universo digital e aplicativos para o uso de vídeos em diversas disciplinas, com destaque para língua portuguesa, história, matemática e artes.


Leia: Canal Futura se reinventa e lança projetos pedagógicos que dialogam com os novos tempos


Novidade

Para as novas turmas, os coordenadores do Minuto Escola entenderam a demanda dos professores por menos “tempo de tela”. “Muitos professores relataram um excesso de tela por conta da pandemia. Nesta edição, trazemos videoaulas mais curtas, objetivas e com linguagem ainda mais dinâmica”, explica Moira Toledo

Desde que iniciou as atividades em 2017, o Minuto Escola já formou cerca de 2.600 professores com a coordenação do cineasta Marcelo Masagão e da educadora Moira Toledo. O Minuto Escola 2022 tem patrocínio master da Bayer e NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A) e patrocínio gold do Itaú, através de recursos da Lei Rouanet.



SERVIÇO:

Curso Minuto Escola 2022 – NOVAS TURMAS

Público: professores da rede pública de todas as disciplinas

Formato: 100% online

Carga horária: 45 horas

Inscrições até 08 de agosto pelo site: www.minutoescola.com.br

Gratuito



Leia também:

Documentário na escola: diferentes linguagens em ação

Autor

Redação revista Educação


Leia Formação docente

formação EAD

Proibição de cursos EAD ignora estudantes cuja modalidade é a única...

+ Mais Informações
formação de professores

Novas Diretrizes para formação de professores e seus impactos na...

+ Mais Informações
TEA

Características do TEA que todo professor precisa conhecer

+ Mais Informações
combate ao racismo

Quais os caminhos para enfrentar o racismo nas escolas?

+ Mais Informações

Mapa do Site