NOTÍCIA

Gestão

A mudança é um dos maiores desafios para a escola, mas também é sua aliada

Entenda como sua escola deve se posicionar diante do atual cenário da educação brasileira e como a gestão de mudanças pode se tornar uma aliada.

Publicado em 18/10/2021

por Apresentado por Sponte

escola-mudanca Foto: Shutterstock

Em menos de dois anos, a sociedade passou por profundas mudanças. No início de 2020, por volta de março, a pandemia de covid-19, que atingiu todos os setores da sociedade, modificou completamente a rotina da comunidade escolar. E agora, novamente, com o retorno das aulas presenciais, novas mudanças serão enfrentadas.

Adeus à escola tradicional?

A escola tradicional que conhecíamos, nestes últimos tempos, migrou para o mundo virtual. Por isso, por mais que ainda seja uma pauta de discórdia no meio da educação, atualmente, é inviável pensar em um ensino sem o uso da tecnologia. 

O livro, por exemplo, já exerceu o papel de novidade tecnológica e já sofreu resistência por parte de educadores, que acreditavam que o objeto poderia ser um substituto do professor, mas, hoje, sabemos que isso é uma falácia.

Diferentemente do que muitos pensam, as inovações tecnológicas na área de educação, em vez de substituir um modelo antigo, auxiliam tanto às necessidades da gestão quanto às do pedagógico.

Porém, mudanças são sempre desafiadoras. Por mais que toda gestão escolar tenha se adaptado às aulas remotas, ainda existe o desejo de retornar à sala de aula. Mas e agora que tudo está voltando à “normalidade”?

Leia: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola

escola mudança gestão escolar

Foto: Shutterstock

Gestão de mudanças

Voltar às aulas presenciais não significa descartar tudo o que foi construído durante esse tempo de ensino remoto. Muito pelo contrário, as pessoas passaram a perceber que muitos processos podem ser facilitados. O home office, por exemplo, continuará sendo uma opção de muitas empresas por conta da otimização do trabalho. 

Então, por que não otimizar a produtividade na gestão de mudanças?

Lembre-se de que a educação está enfrentando um período inédito na história do país, no qual tanto alunos quanto professores estão exaustos devido à pandemia. Investir na saúde do corpo docente e de todos da comunidade escolar é investir na escola, afinal, sem saúde, não há quem consiga estudar, ensinar, ou fazer o trabalho que for. 

É importante, neste momento tão desgastante, encontrar soluções que ajudem a todos para que o processo de ensino e aprendizagem não seja afetado. Pense na escola como uma fileira de dominós, em que, se uma peça se desequilibra, todas acabam desmoronando.

Em um ano como 2021, em meio a tantas transformações por conta da pandemia, as escolas ainda têm que lidar com a adequação à BNCC e ao novo ensino médio, processos que também foram afetados por conta do contexto em que estamos vivendo. 

Portanto, adaptar-se a tudo isso, da forma menos burocrática possível, é otimizar tempo, trabalho e o mais importante: evitar desgaste emocional.

Tecnologia a favor de educadores, pais e alunos

Uma gestão escolar envolve o setor pedagógico, o financeiro e até mesmo a gestão de pessoas, como consequência disso, processos de mudanças são inevitáveis. Um novo caminho para a escola é contar com o apoio de inovações tecnológicas, como um sistema virtual de gestão escolar.

Um sistema de gestão escolar completo deve reunir ferramentas e funcionalidades para atender as mais diversas demandas que surgem no meio educacional, além de atender às pessoas que fazem parte da escola, sejam elas gestores, professores, alunos ou pais e responsáveis.

A Sponte, por exemplo, empresa com 23 anos de experiência, acolhe instituições de ensino em meio a tantas mudanças e desafios por meio de soluções de gestão que transformam o ambiente escolar.

Fazer com que mudanças sejam aliadas da sua escola requer a busca de novos caminhos para o ambiente educacional, como facilitar a comunicação entre toda a comunidade escolar, oferecer recursos à secretaria e à coordenação pedagógica a fim de que realizem suas determinadas funções com praticidade, além de métodos que otimizam a gestão financeira e o processo de ensino e aprendizagem.

Estar preparado para receber mudanças, independentemente do momento, é a forma mais assertiva de inovar!

Por isso, conte com o Sponte, o sistema de gestão educacional que atende a mais de 5 mil escolas por todo o Brasil e está preparado para ajudar você e sua escola neste e em todos os outros processos de mudança que ainda virão. 

Quer saber mais? Visite o site da empresa clicando aqui ou entre em contato por meio do e-mail: prevenda@sponte.com.br.

Leia também

A importância da busca ativa na educação

Autor

Apresentado por Sponte


Leia Gestão

E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações
inclusão escolar

Inclusão escolar: como identificar e quebrar barreiras

+ Mais Informações
reeducação ambiental

Educar e reeducar o planeta para viabilizar o futuro

+ Mais Informações

Mapa do Site