NOTÍCIA

Formação docente

Mario Sergio Cortella, Rubem Alves e José Pacheco homenageados no GEE. Inscrições gratuitas

Evento da plataforma Educação acontece on-line de 9 a 12 de agosto. Serão quatro painéis por dia com educadores e renomados especialistas

Publicado em 30/06/2021

por Redação revista Educação

gee cortella pacheco rubem

Mario Sergio Cortella, Rubem Alves e José Pacheco são os homenageados da 7ª edição do Grande Encontro da Educação (GEE), evento anual da Educação, que acontece de 9 a 12 de agosto de forma on-line, gratuita, com certificado e tendo o diferencial de comemorar os 25 anos de nossa publicação. Será das 16h30 às 20h30.

Cortella estará em um bate-papo de abertura do primeiro dia, já Alves será representado no dia 10 por sua filha, Raquel Alves, diretora do instituto que leva o nome do pai e Pacheco participará da conversa do dia 11 (inscrições: www.grandeencontrodaeducacao.com.br).

A homenagem ocorre por conta dos 25 anos da criação da revista Educação, e porque atuaram como colunistas – Pacheco continua colaborando. “Conseguimos reunir grandes pensadores no espaço da revista nesses 25 anos. Embora seja hoje uma plataforma que engloba site e redes sociais, tudo começou como revista”, justifica Edimilson Cardial, publisher da Educação.

O tema deste ano do GEE é Habilidades para um mundo incerto. Por dia, serão quatro painéis com renomados especialistas que farão reflexões e darão sugestões para a construção de uma educação e sociedade mais empáticas, inclusivas e que saibam lidar com as adversidades.

Leia: José Pacheco: onde encontrar pessoas capazes de mudar a sociedade?

Grande Encontro da Educação revista Educação

Destaques 9 de agosto

Em setembro, o educador Paulo Freire faria 100 anos e, claro, não poderia ficar de fora do GEE. Para o painel O legado libertador de Paulo Freire (às 17h10), teremos Sérgio Haddad, doutor em história e filosofia da educação, pesquisador e professor. Autor do livro O educador: um perfil de Paulo Freire (ed. Todavia) e mediação do jornalista e nosso ex-editor, Rubem Barros.

As professoras brasileiras que ficaram entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o “Nobel da Educação”, Débora Garofalo, indicada em 2019 e hoje coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e Doani Emanuela Bertan, indicada em 2020 e professora bilíngue (português/libras) na EMEF Júlio de Mesquita Filho, em Campinas, SP, estão confirmadas para o painel A incessante busca pela inovação (9 de agosto, 19h15).

Destaques 10 de agosto

Já a portuguesa Sandrina Maria da Silva Esteves, coordenadora do Isec Academy, Lisboa, e Débora Vaz, diretora pedagógica do Colégio Santa Cruz, SP, estarão juntas no painel O que o mundo está aprendendo (10 de agosto, 17h10).

Os estudantes também têm espaço no Grande Encontro, no caso, por meio do Me escuta: a voz dos alunos (10 de agosto, 19h15), que terá a presença de Clara Tavares, formanda 2020 e ex-presidente do grêmio estudantil do Instituto Federal do Acre (IFAC) e mediação de Fernanda Ferreira dos Santos, professora na educação básica.

Leia: Quase metade dos jovens já cogitou parar de estudar durante a pandemia

Destaques 11 de agosto

Os impactos da pandemia estarão em foco no painel Como recuperar a aprendizagem (11 de agosto, 17h10), com Priscila Cruz, presidente executiva do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira da USP e ex-secretário de Educação do Estado de Pernambuco e mediação do jornalista Paulo de Camargo.

Escolas que revolucionam: a força das mudanças (11 de agosto, 19h15), terá Regina Scarpa, diretora pedagógica da Escola Vera Cruz, o qual lançou ano passado o Projeto Travessias, com bolsas totais e parciais para negros e indígenas e que visa também ampliar o quadro de profissionais negros na docência e gestão escolar. Mediação da editora da Educação, Laura Rachid.

Destaques 12 de agosto

Os desafios das escolas para a aplicação de aulas e práticas que auxiliem no desenvolvimento de habilidades como capacidade de resolver problemas e saber atuar em grupo – saindo da bolha de formar apenas para o mercado de trabalho – serão destaques de um dos painéis deste dia. Refugiados e imigrantes e o não acesso à educação também entram na programação.

E há muito mais. Inscreva-se, confira a programação completa do Grande Encontro da Educação e a ordem dos painéis no site oficial do evento: www.grandeencontrodaeducacao.com.br.

Leia também

Como o cérebro aprende e a importância de lidar com as emoções

Avaliação diversa ganha força e escola inclui até autoavaliação

Autor

Redação revista Educação


Leia Formação docente

bom educador

O que é ser um bom educador?

+ Mais Informações
Happy,African,American,University,Student,Learning,In,Lecture,Hall.

Mais de 4 mil vagas em cursos universitários gratuitos pela Univesp

+ Mais Informações
licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações

Mapa do Site