NOTÍCIA

Uncategorized

Curso online ajuda a desvendar o PNLD

Organizado pela Casa Educação, formação acontece de 5 de junho a 3 de julho, sempre aos sábados. Conversamos com uma das professoras sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático, pontos curiosos e principais novidades

Publicado em 02/06/2021

por Redação revista Educação

pnld-o-que-e Foto: Freepik

O que é e como participar do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) são os eixos de um curso EAD ao vivo que ocorrerá de 5 de junho a 3 de julho (aos sábados) organizado pela Casa Educação. Com duração de 20h, o investimento é de 490 reais (link para inscrições: https://url.gratis/RbFWj). A formação é destinada a editores de materiais didáticos, editores de literatura, produtores de videotutoriais e de videoaulas, autores de didáticos, literatura ou material de formação, gestão educacional e demais interessados.

O PNLD é um dos maiores programas de avaliação e distribuição de livros didáticos do mundo – distribui pelo menos 150 milhões de obras por todas as regiões brasileiras, das grandes cidades às regiões remotas. Seu edital é extremamente rígido e complexo, mas respeitado e valorizado dentro do setor educacional.

Leia: O PNLD em passo a passo

Pelo olhar de quem conhece

Mariana Milani, consultora e docente em processos editoriais e gestão de pessoas, e Izabel Castilho, formada em pedagogia e especialista em gestão escolar e na prestação de serviços para editoras relativos ao PNLD, são as professoras do curso e discorrerão pelos seguintes caminhos: o que é o PNLD; o ciclo de vida do edital; análise do edital; o percurso da obra inscrita no programa e documentação do editor e da obra.

PNLD o que é

Izabel Castilho: edital 2021 inovou

Um dos pontos positivos do programa, acredita Izabel Castilho, é a liberdade dada às escolas e professores para a escolha dos livros e materiais, respeitando assim, a realidade e necessidade de cada instituição. Essa escolha livre gera mais qualidade e competitividade entre as editoras, acredita a especialista.

A rigidez é tanta que até na fase de impressão há acompanhamento para as publicações atenderem as questões do edital.

“Um ponto de transparência importante é que as obras são enviadas descaracterizadas. O profissional avalia sem saber de quem é, ele avalia a obra pela obra, o que gera uma grande possibilidade de qualidade do material”, explica Castilho.

PNLD 2021

O edital de 2021 foi escolhido pelas professoras para ser trabalhado nas aulas, isso porque seu ciclo se completou e por adotar algumas novidades que marcam os rumos dos próximos, desde dialogar com o Novo Ensino Médio a abraçar questões digitais. Izabel Castilho conta que o 2021 é composto por cinco objetos: projetos de vida e integradores; obras didáticas; obras de formação/voltadas à formação do gestor (para ela uma novidade relevante), objetos digitais (outra novidade), por exemplo, videoaula, vídeos, podcast, e por último as obras literárias – trabalho de indicações de obras, como aproveitar as que já existem.

“O edital 2021 é um dos primeiros com grandes mudanças e por já ter fechado todas as demandas dará no curso visão completa para quem quer participar do PNLD. Percebemos que cada vez mais têm pessoas entrando, produzindo, inclusive, vídeo e podcast”, revela Izabel Castilho, que acrescenta: “a parte literária permite a entrada de editoras menores e muitos desses novos players não têm boa noção do que é trabalho com o PNLD, o rigor disso, o que pode ou não desclassificar uma obra e achamos [ela e Mariana Milani] que nossa experiência pode ser passada para editoras e interessados”, conclui.

Leia: PNLD: a eficácia ao distribuir 150 milhões de livros e materiais didáticos

Serviço

Desvendando o PNLD – EAD ao vivo

De 5 de junho a 3 de julho de 2021 (sábados)

Das 9h às 13h

Carga horária de 20h, conta com certificado

490 reais, em até 12x R$ 50,68

Inscrições: https://url.gratis/RbFWj

Leia também:

O que é inovar na educação?

Como o cérebro aprende e a importância de lidar com as emoções

Autor

Redação revista Educação


Leia Uncategorized

little-girl-wearing-eyeglasses-reading-a-story

Livraria, novo espaço das crianças

+ Mais Informações
edify 2

Edify Education tem quatro painéis na votação do SXSW Edu 2023

+ Mais Informações
certificado-universidade-cambridge

Por que ter uma certificação internacional da Universidade de Cambridge?

+ Mais Informações
programa-idade-midia

Programa de TV que discute educação e mídia abre edital para...

+ Mais Informações

Mapa do Site