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Como ensinar antirracismo para os alunos mais jovens?

Os professores estão encontrando ferramentas para educar as crianças sobre o passado e o presente racista dos EUA de maneira adequada à idade

Publicado em 26/10/2020

por The Hechinger Report

Por Aaricka Washington dos EUA*: Ankita Ajith pode se lembrar de ter aprendido sobre a escravidão, sobre Martin Luther King Jr. e Rosa Parks em sua escola de educação básica em Katy, Texas, na área de Houston.

Mas, olhando para trás, Ajith, agora uma estudante da Northwestern University, também se lembra, sobretudo, de como essas conversas eram superficiais e o quanto ela gostaria que seu distrito escolar suburbano, predominantemente branco, tivesse dado a ela as ferramentas desde jovem para entender o passado racista dos EUA e sua conexão com o presente.

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“Eles nos ensinaram coisas que eram facilmente digeríveis e soavam bem”, disse Ajith. “Foi definitivamente pintado à luz de que ‘esses problemas estão no passado’, e ‘a América é a terra dos livres’ e ‘todos são iguais aqui’”.

Ankita Ajith é uma das quatro amigas em idade universitária que estão fazendo uma petição ao Conselho Estadual de Educação do Texas para criar um currículo de história americana antirracista.

antirracismo

É papel da escola abraçar o antirracismo (foto: Envato Elements)

Mudança nos currículos

Em julho, Ajith e três de seus colegas se apresentaram perante o Conselho Estadual de Educação do Texas, exigindo mudanças na forma de ensinar os alunos. Eles estão defendendo mudanças no currículo básico nas aulas de estudos sociais – especificamente de história americana. Os estudantes universitários pressionaram o conselho para reconhecer o “passado profundamente antinegro e racista do Estado, bem como a opressão que continua até hoje”.

Para eles, os educadores deveriam ensinar tópicos significativos, como o movimento pelos direitos civis dos anos 1950 e 1960, com mais profundidade e amplitude. Eles acreditam que as crianças, não importa em que série estejam, devem aprender história por meio de lentes antirracistas, não apenas conhecendo sobre o papel da supremacia branca e do racismo na história, mas fazendo isso de uma forma que os capacite a buscar a justiça social.

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Black live matter

E eles não são os únicos que defendem a adoção de tais currículos. A morte de George Floyd pela polícia em Minneapolis, no final de maio, estimulou o que pode ser o maior movimento social da história dos Estados Unidos. Os líderes da educação começaram a pensar em como ensinar história de forma abrangente com lentes antirracistas. As faculdades estão realizando eventos online de desenvolvimento profissional para educadores sobre como reimaginar a educação com a justiça racial em mente.

Enquanto as organizações e iniciativas de educação, como o Teaching Tolerance , o Zinn Education Project, Black Lives Matter at School , o Pulitzer Center’s 1619 Project Curriculum e outros se esforçam para dar aos educadores as ferramentas para ensinar antipreconceito e antirracismo, os educadores estão lutando para saber como implementar esses recursos nas séries iniciais.

Para Katie Cryan Leary, a diretora da recém-inaugurada Magnolia Elementary, nas escolas públicas de Seattle, criar uma escola antirracista e antipreconceito pode ser uma jornada confusa e desconfortável. Isso é especialmente verdadeiro em um distrito que, nos 19 anos em que ela trabalhou lá, se comprometeu com a igualdade racial, mas ainda luta para atender às necessidades de uma ampla gama de alunos.

“Ainda vejo muitos problemas em que nossa caminhada não está correspondendo ao que falamos”, disse Leary, que é branca e dirige uma escola onde, segundo ela, 62% dos alunos são brancos. Para ela, a educação antirracismo no ensino fundamental começa com a consciência dos alunos de si mesmos, dos outros e de como essas interações acontecem.

racismo escola

Foto: Envato Elements

Escola antirracista 

Ela acredita que o aprendizado socioemocional – dar às crianças as ferramentas para gerenciar e expressar seus sentimentos – é o cerne do trabalho racial e de igualdade. Psicólogos do desenvolvimento chamam a atenção para a noção de que crianças entre dois e quatro anos podem começar a apresentar preconceitos raciais. E quando os alunos estão no jardim de infância, a pesquisa evidencia que eles mostram algumas das mesmas atitudes sobre raça que os adultos. As crianças também crescem aclimatadas a favorecer a brancura e grupos privilegiados.

Leary usa recursos do Black Lives Matter at Schools, um movimento nacional iniciado por milhares de educadores em Seattle, em 2016, que se espalhou para outros grandes distritos escolares em todo o país. Nos últimos quatro anos, os líderes distritais têm incentivado fortemente os educadores das escolas públicas de Seattle a ensinarem sobre os 13 princípios orientadores do movimento Black Lives Matter – como valor coletivo, justiça restaurativa e o empoderamento das famílias negras – por uma semana em fevereiro. Alguns líderes escolares acolheram bem essa oportunidade e outros não, disse Leary.

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Além disso, ao longo do ano, os alunos são expostos a um conceito diferente a cada mês por meio de leituras diárias em voz alta, aprendizagem baseada em projetos e reuniões em sala de aula. Para ajudar a estimular conversas com os alunos sobre diferenças, raça e injustiça, os professores do jardim de infância leem livros de escritores que abordam questões de desigualdade racial, como The Day You Begin, Ron’s Big Mission e New Shoes.

“É uma forma de acessarmos informações e conversarmos sem transformar os professores brancos em especialistas …”, disse Leary.

Violência escancarada

No entanto, ela e seus professores acharam um desafio, especialmente desde a pandemia que obrigou o ensino online a ensinar os alunos sobre a brutalidade policial e outras formas de violência racista que eles podem ver na mídia. Os professores não têm certeza de como as famílias vão reagir aos alunos tendo essas conversas, embora tenham recebido pouca ou nenhuma resistência sobre o currículo de justiça social que vêm usando desde o ano passado.

“As nossas salas de aula são um espaço seguro que as crianças conhecem e em que confiam e estão conectadas com seus professores”, disse Leary. Mas nem sempre é o caso com as discussões online, “então temos lutado com isso e temos conversado sobre isso como uma equipe e precisamos continuar conversando”.

Ela conta que, como educadores, criar um espaço seguro em qualquer ambiente de aprendizagem é algo que eles devem levar a sério.

“Quando as crianças vêm para a escola, temos a oportunidade de criar uma cultura escolar que pode ser diferente da cultura de sua casa e realmente poder expandir seus conhecimentos raciais como antirracistas”, disse ela. “Temos a capacidade de criar crianças antirracistas na escola, quer vivam em lares antirracistas ou não. E não temos essa capacidade remotamente. E estamos trabalhando para descobrir como fazer isso”.

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 Conscientes

Chanita Coulter, professora de ensino fundamental em Charleston, Carolina do Sul, também acredita na importância de ter discussões abertas com jovens alunos e não se esquivar dos eventos atuais.

Em junho, com Sarah Frayer, professora do ensino fundamental e treinadora instrucional em Washington, D.C, Coulter fundou uma organização sem fins lucrativos chamada Reflective Pages, que visa ajudar educadores a construir currículos multiculturais e abrangentes nas escolas.

“Nossos filhos, mesmo sendo pequenos, estão cientes do que está acontecendo”, explicou Coulter. “Eu me lembro, como até mesmo meus alunos mais novos, talvez com quatro ou cinco anos, eles sabiam quem era Trayvon Martin [jovem morto a tiros na Flórida] e o que aconteceu com ele.”

Coulter e Frayer fornecem aos educadores informações sobre microagressões, preconceitos implícitos, racismo sistêmico e outras barreiras que podem impedir a aprendizagem dos alunos. Eles também conversam com educadores sobre como implementar com sucesso um currículo que enfoca raça e antirracismo, centra vozes negras e destaca histórias e conquistas negras. Uma maneira é puxar autores negros locais para as salas de aula para falar sobre ativistas e acadêmicos negros.

“Muitas vezes as pessoas ouvem a palavra ‘ativismo’ e podem ter uma conotação negativa para ela. Tentamos fornecer esclarecimento a esse respeito”, disse Coulter.

Se calar nunca mais

Em sua própria sala de aula, ela e seus alunos enviaram vídeos e escreveram cartas aos senadores sobre financiamento escolar e testes estaduais. Em sua sala de aula de fundamental, disse que seus alunos fizeram cartazes e caminharam para protestar contra os tiroteios em massa durante um movimento nacional de caminhada.

“Acho que é importante que os alunos negros participem ativamente das conversas que afetam suas famílias e comunidades”, afirmou Coulter por e-mail. “Os alunos estão bem cientes das questões sociais e às vezes têm dificuldade em expressar seus sentimentos e opiniões.”

Coulter contou que, quando conversa com seus alunos, eles são mais capazes de identificar suas emoções. “Também acho necessário reconhecer que a voz deles é importante”, acrescentou Coulter. “Para fazer a diferença, é preciso primeiro ser ouvido.”

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Desafios

Mas enquanto mais escolas estão começando a adotar a ideia de ensinar antirracismo, Keffrelyn Brown, professora da Universidade do Texas em Austin e ex-professora do ensino fundamental, disse que não conhece nenhuma escola que esteja fazendo esse trabalho de maneira eficaz. Isso não é exatamente surpreendente, disse ela, porque a sociedade como um todo não está indo bem.

“Uma coisa é trazer uma pessoa para fazer uma palestra ou até mesmo enviar seu corpo docente para fazer workshops”, revelou Brown. “Outra coisa é dizer que isso está profundamente enraizado no trabalho que fazemos. É algo pelo qual nos consideramos responsáveis. A grande maioria das escolas não está focada no antirracismo – nem de uma forma superficial, nem de uma forma profunda e substancial.”

Alguns educadores e consultores do ensino fundamental, como Akiea Gross, acreditam que o trabalho antirracista substantivo e holístico em um ambiente educacional exige que os educadores pensem além do conteúdo acadêmico para seu próprio papel no racismo sistêmico.

Gross, que se identifica como um educador abolicionista trans não binário, é o fundador do Woke Kindergarten, um espaço comunitário no YouTube que discute leituras antirracistas em voz alta e compartilha recursos sobre antirracismo e libertação para as crianças menores. Gross disse que é problemático se os educadores simplesmente adicionarem um currículo antirracista.

Desconstruções

Em vez disso, eles devem começar fazendo um trabalho de reflexão profunda sobre as maneiras como causaram danos a seus alunos e também começar a cura com famílias que tiveram experiências ruins dentro das escolas. Os professores também podem trabalhar em colaboração com os alunos para definir metas e diretrizes, em vez de simplesmente cumprir as regras.

“Fazemos parte do currículo, da maneira como aparecemos, da maneira como entramos nos espaços”, defendeu Gross, que acredita que, se houver uma cadeia de comando burocrática no ambiente de aula, os professores devem reconhecer e lutar contra a manutenção dessa estrutura.

“Você pode ensinar ativamente a ser antirracista discutindo e apontando essa hierarquia e criando mais um ambiente de aprendizagem comum, onde você está criando um respeito mútuo entre você e seus filhos”, disse Gross.

Gross discute no YouTube temas sobre antirracismo que vão além das palavras e imagens dos livros. Na leitura em voz alta do livro Sr. Tiger Goes Wild, de Peter Brown, sobre um tigre que decide agir de maneira diferente de seus companheiros animais antropomórficos vizinhos, ele fala sobre grandes tópicos como “política” e “regras” e quem fez as regras para negros, indígenas, latinos e asiáticos.

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Caminho sem volta

Ankita Ajith e suas três amigas em idade de faculdade planejam continuar lutando por um currículo centrado no antirracismo. Desde que testemunharam perante o Conselho Estadual de Educação do Texas no início de julho, os estudantes universitários falaram com o presidente e vice-presidente do conselho sobre como revisar os padrões de estudos sociais do estado. As revisões propostas serão incluídas na agenda da reunião do conselho, disse Nitant Patel, amigo de Ajith que também está envolvido na campanha.

“Não podemos mais ignorar isso”, disse Ajith. “Quero ter certeza de que eles não estão evitando ensinar assuntos difíceis apenas porque são matizados ou desconfortáveis para discutir.”

Ela, aliás, acredita que a mudança que procuram agora é inevitável. “É algo que vai acontecer mais cedo ou mais tarde.”

*Esta matéria sobre um currículo que seja antirracismo  foi produzida pelo The Hechinger Report, uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos nos EUA com foco na desigualdade e inovação na educação.

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