NOTÍCIA

Apresentado por International School

Malala Yousafzai: devemos ir além dos livros

Ativista falou para mais de 10 mil pessoas durante evento online organizado pela International School

Publicado em 10/09/2020

por Redação revista Educação

malala-Yousafzai-educacao Foto: reprodução

Malala Yousafzai, a mais jovem a receber o Prêmio Novel da Paz, participou do Bilingual Education Summit (BEST), o maior evento de educação bilíngue do mundo e organizado pela International School. Ela falou, claro, sobre o poder da educação. “Educação e aprendizagem fazem parte da minha vida. Precisamos de professores comprometidos com o mundo”, defendeu a ativista paquistanesa.

Leia: Jurista fala sobre a importância da Constituição e em como inserir os jovens na discussão sobre liberdade

Malala-Yousafzai

Malala Yousafzai levou um tiro por querer estudar (foto: reprodução)

Há sete anos, Malala foi vítima de um atentado terrorista e ficou conhecida no mundo todo por sua defesa sobre a educação para as mulheres no Paquistão. Na época ela tinha 12 anos e escrevia sobre educação para um blog da rede estatal britânica.

Para ela, uma sociedade educada é uma sociedade mais sustentável e justa. Malala, que esteve no Brasil em outras ocasiões, disse ainda que a educação não deve ser limitada à sala de aula, porque ela é uma parte essencial da vida.

“Precisamos continuar aprendendo com nossas famílias, amigos. É preciso ir além dos livros”.

A saber, Malala concluiu recentemente seus estudos na Universidade de Oxford, onde teve oportunidade de estudar economia, política e filosofia. “A falta de educação das meninas pode ser cultural, por tradição, falta de infraestrutura e de recursos professores. Mas a educação é um meio pelo qual se mata o extremismo, a ignorância”, alertou Malala durante o BEST.

Leia:Entenda o que é uma educação antirracista e como construí-la

Importância da língua mãe

Durante a participação da paquistanesa, as alunas do Colégio Mater Christi, de Mossoró, Rio Grande do Norte, Amanda, Larissa e Letícia, as três com 16 anos, gravaram um vídeo em que perguntam como a ativista aprendeu inglês. Malala contou ter aprendido quando estudava no Paquistão, uma vez que é a língua oficial do país, junto com a urdu. “Minha mãe fala pastó, que é falado mais ao norte do Paquistão e em parte do Afeganistão também. Eu também falo urdu, língua oficial. Então temos esses três idiomas. Eu também posso compreender um pouco de hindi, como ler um pouco em árabe…

devemos nos certificar de não esquecer de nossa língua mãe. Porque se a nossa língua mãe não é falada, ela desaparece”, aconselhou.

Em resumo, com mais de 12 mil inscritos, esta foi a 4ª edição do Bilingual Education Summit (Best), que aconteceu de 1 a 3 de setembro totalmente online, tendo a participação de Malala Yousafzai no segundo dia.

Leia também:

Entenda como funciona a educação bilíngue

Folclore nacional: o Brasil merece o Brasil

Autor

Redação revista Educação


Leia Apresentado por International School

malala-Yousafzai-educacao

Malala Yousafzai: devemos ir além dos livros

+ Mais Informações
djamila-ribeiro-educacao-antirracista

Educação antirracista, inteligência emocional e transformação...

+ Mais Informações
joao-carlos-martins

Maestro João Carlos Martins participará de webinar sobre o poder da...

+ Mais Informações
maria-helena-cne-alvaro-sindepe

Em bate-papo virtual gratuito, especialistas discutirão a nova realidade...

+ Mais Informações

Mapa do Site