ARTIGO

Olhar pedagógico

Juntas, educação e tecnologia transformam gerações

Ferramentas tecnológicas podem auxiliar no caminho de um sistema educacional inclusivo

Publicado em 10/09/2020

por Redação revista Educação

educacao-tecnologia-aliadas Foto: Envato Elements

Por Isabel Costa*: “Desliga o celular e vai estudar”. Essa frase, muito utilizada antigamente, não faz mais sentido. Na atualidade, ninguém consegue imaginar como ter educação desatrelada da tecnologia. Enquanto se discute a segurança para retomada das aulas presenciais, é necessário, também, fortalecer plataformas de ensino a distância que definirão os rumos de todos. Está claro que se deve investir na melhoria da educação por meio da tecnologia, com foco em despertar um olhar de protagonista nos estudantes.

Leia: Quais os desafios dos professores para incorporar as novas tecnologias no ensino

A Organização das Nações Unidas, ONU, indica a tecnologia como uma das principais áreas para se desenvolver sistemas de educação de qualidade, pedindo investimento em alfabetização e infraestrutura digital.

A solicitação é para que se reaprenda até a forma de ensinar, vinculando educação formal e informal, desenvolvendo métodos de entrega flexíveis, tecnologias digitais e currículos modernizados, com suporte tanto para professores quanto para alunos.

Atenção à realidade

educação tecnologia aliadas

Foto: Envato Elements

A solução está em um sistema de educação inclusivo, focado em reduzir desigualdades, apresentado em plataformas online e gratuitas, e em iniciativas que estimulam projetos que resolvam demandas locais por meio da tecnologia.

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2019, divulgada em junho pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), indica que 29% dos usuários de internet de nove a 17 anos, no Brasil, ajudam seus pais ou responsáveis a fazer algo na internet todos os dias ou quase todos os dias, enquanto outros 28% oferecem apoio, pelo menos, uma vez por semana.

Leia: Pandemia reforça importância da escola

Superação

Os números apontam que a tecnologia é um caminho importante a ser considerado na busca de termos igualdade na educação. O ano de 2020 nos proporcionou oportunidades de desenvolver métodos de ensino e até de reaproximar os pais e as famílias dos processos educacionais dos estudantes. Muitos não estavam preparados para esse momento, mas a tecnologia servirá para fomentar essa transformação digital e deixará um legado para o futuro.

Programas que incentivam a inclusão são fundamentais para que tenhamos mais protagonistas nas futuras gerações. A educação é o princípio da mudança de toda sociedade e, por meio de recursos tecnológicos, podemos construir um planeta melhor e mais sustentável. O mundo digital empodera e incentiva as pessoas a ultrapassarem barreiras e superarem desafios para transformarem suas vidas.

*Isabel Costa é gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil

Leia também:

José Pacheco: em uma aula nada se aprende. É preciso partir para a nova educação

Alfabetização digital se torna missão obrigatória para as escolas

Autor

Redação revista Educação


Leia Olhar pedagógico

neurociências

Neurociências: o perigo das receitas prontas na aprendizagem

+ Mais Informações
saberes indígenas

Cris Takuá: escola viva e os saberes indígenas invisíveis

+ Mais Informações
Sustentabilidade

Mais que aprender, vivenciar

+ Mais Informações
Aluna matemática

Aprende mais quem aprende matemática de forma cooperativa

+ Mais Informações

Mapa do Site