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96% das redes municipais oferecem atividades pedagógicas não presenciais

Levantamento da Undime, em parceria com o Itaú Social e Unicef, atinge 77% dos municípios brasileiros e retrata a realidade educacional perante a covid-19

Publicado em 09/09/2020

por Redação revista Educação

redes-municipais-atividades-pedagogicas- Foto: Tamarcus Brown/ Unsplash

Levantamento com 4.272 redes municipais de educação revela que 96% estão oferecendo atividades pedagógicas não presenciais aos estudantes durante a pandemia e 158 redes municipais disseram não oferecer tais atividades. O estudo foi realizado entre os dias 7 e 18 de agosto, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e atinge 77% do total de municípios brasileiros que correspondem a 79% do total de matrículas das redes municipais do país.

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Em uma pesquisa anterior da Undime, realizada entre os dias 27 de abril a 4 de maio de deste ano, cerca de 40% das redes municipais respondentes ainda não tinham definições sobre a continuidade das atividades não presenciais. Sendo assim, os dados atuais mostram avanços significativos.

redes municipais atividades pedagógicas não presenciais

Foto: Tamarcus Brown/ Unsplash

O novo levantamento mostra ainda que aproximadamente 95% das redes municipais com atividades de ensino não presenciais adotam a distribuição de materiais impressos e 80% a distribuição de aulas gravadas como parte das estratégias. Associado a isso estão também plataformas educacionais, videoaulas online ao vivo e TV educativa. A grande maioria das redes usa combinações de estratégias online e offline; 3.593 redes usam uma combinação de ao menos uma estratégia de ensino não presencial via internet com uma estratégia sem uso de internet; e 460 redes usam exclusivamente estratégia sem mediação da internet.

“A pesquisa é extremamente importante para termos conhecimento de como as redes municipais de educação estão trabalhando durante esse período e como podemos apoiá-las no que diz respeito às dificuldades. As escolas fecharam, mas não pararam as atividades, muita coisa está sendo feita, é o que a pesquisa nos mostra”, afirma o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, que é também dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, SP.

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Retorno presencial

Os dados mostram ainda que 3.769 redes municipais respondentes ainda não têm data para retornar ao ensino presencial. Essas redes somam 13,3 milhões de alunos.

Sobre como as redes municipais do Brasil estão se preparando para o retorno às aulas presenciais, 40% das respondentes afirmaram já ter iniciado ou concluído seus protocolos de retorno; 2.577 ainda não começaram a construir seus protocolos e, desse total, 1.310 redes devem adotar os padrões de seus estados.

É preciso acompanhar frequência escolar de todos os estudantes

Mesmo com as escolas oportunizando materiais impressos para as atividades acontecerem, nem todos os alunos possuem condições de irem semanalmente retirar os materiais. As realidades dos Brasis são distintas, há famílias que vivem em povoados distantes do município. Segundo o presidente da Undime, nesses casos, há relatos dos veículos escolares levarem os materiais impressos há esses alunos, contudo, esse apoio ainda não abarca a todos.

Sendo assim, e diante de outras adversidades, a gerente de desenvolvimento do Itaú Social Patrícia Mota Guedes reforça que seguem sendo fundamentais estratégias de apoio para os estudantes mais vulneráveis, que ainda não acessaram qualquer atividade, e que estão em risco de abandono escolar mesmo antes da reabertura das escolas.

Uma das consequências da pandemia da covid-19 é o risco de aumento do abandono e da evasão escolares. A Busca Ativa Escolar é uma estratégia elaborada pelo Unicef, pela Undime e seus parceiros que colabora para prevenir e/ou mitigar esse fenômeno.

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Com o fechamento das escolas e a realização de atividades educacionais não presenciais, manter o vínculo e acompanhar a frequência dos estudantes tornou-se um desafio para muitas redes.

Assim, a Busca Ativa Escolar elaborou uma nova funcionalidade para o acompanhamento da frequência, colaborando para que gestores possam monitorar a situação na sua rede educacional e tomar providências rápidas a fim de prevenir o abandono escolar.

“Há meninos e meninas que já se encontravam em atraso escolar e correm o risco de não conseguir voltar, os que já estavam fora da escola e estão ficando cada vez mais longe dela, e estudantes que perderam o vínculo durante a pandemia. Para auxiliar na tomada de ações para evitar que eles fiquem fora da escola, disponibilizamos uma nova funcionalidade gratuita para que as redes de educação tenham um acompanhamento adequado da frequência dos estudantes, tanto na participação das atividades remotas quanto no retorno às aulas, e possam garantir que todos, sem exceção, estejam na escola” conta Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef no Brasil.

Ainda no contexto de enfrentar os desafios causados pelo novo coronavírus, foi elaborado o guia Busca Ativa Escolar em crises e emergências, que orienta as administrações públicas na prevenção do abandono e da evasão escolares. (acesse: https://buscaativaescolar.org.br/criseseemergencias/).

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Redação revista Educação


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