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Arte e Cultura

Rodas virtuais com crianças e jovens de favela reforçam a intenção social da literatura

Comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro, recebe o projeto Rodas de Leitura com escritores como Conceição Evaristo e Daniel Munduruku

Publicado em 07/08/2020

por Redação revista Educação

Cerca de 120 famílias do Morro do Alemão, da Favela da Malacacheta, no Rio de Janeiro, participam virtualmente desde julho, por meio da plataforma Zoom, do projeto Rodas de Leitura, do Instituto Estação das Letras, em parceria com a Associação Nagai.

roda de leitura

Escritores Conceição Evaristo e Daniel Munduruku estão inclusos na programação (foto: divulgação)

Crianças sem aulas, pais que precisam se ausentar para cumprir rotina de trabalho em serviços essenciais, residências sem conforto e que não ajudam no “fique em casa”. Os desafios antes da pandemia já eram muitos e agora tendem a se intensificar ainda mais. Contudo, para amenizar um pouco tal realidade, o Projeto Rodas de Leitura oferece de julho a setembro encontros semanais com leitura e mediação de professores.

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Cada roda de leitura aborda uma obra diferente, tem duração de quatro semanas e atende crianças de uma faixa etária específica (5 a 8 anos, 9 a 12 anos e de 13 a 21 anos). Os autores comparecem virtualmente ao último encontro de cada ciclo para uma interação aberta ao público. Todas as crianças também recebem um exemplar do livro trabalhado, adequado à sua faixa etária.

Para Rejane Luna, diretora da Associação Nagai e coordenadora do projeto Malacacheta, a iniciativa tem como principal objetivo promover o desenvolvimento global dos alunos.

“Acreditamos que só a educação é capaz de romper as barreiras da desigualdade social encontrada por eles e nada melhor que a leitura para que eles possam ampliar sua visão de mundo, expectativas e perspectivas de futuro.”

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Programação

O primeiro, voltado aos pequenos, foi com a educadora musical Bia Bedran, em 13 de julho, com o livro Cabeça de Vento, de Meg Cabo, que discorre sobre um menino que subverte a ordem sobre o significado de ser um cabeça de vento para o lado positivo. A mediação ficou por conta da professora Amália Maria Mattos de Araújo, fonoaudióloga e especialista em tecnologias da educação, e a professora Sandra Felix, que atua com educação infantil.

A programação para os pré-adolescentes conta com a participação virtual do indígena Daniel Munduruku, autor do Meu Vô Apolinário – cuja obra aborda a questão indígena e a importância da perseverança como pano de fundo . Munduruku participará do encontro virtual nesta segunda, 10, às 15h. Será ao vivo e gratuito por meio deste link: https://bit.ly/3gCSEOV.

Já o público mais jovem conta com a obra de Conceição Evaristo, Olhos D’água, que retrata vidas negras e pobres perdidas tragicamente e que, quando muito, rendem um registro nos noticiários. Evaristo também participará de uma roda virtual.

O projeto Rodas de Leitura teve apoio da Lei de Incentivo á Cultura do Governo Federal e surge em comemoração aos 25 anos do Instituto Estação das Letras. Para saber mais sobre o projeto acesse: https://www.rodasdeleituraiel.org.br/

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Redação revista Educação


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