ARTIGO
O impacto da BNCC no ensino de inglês, como a tecnologia tem transformado a educação e o pós-coronavírus são temas de alguns episódios
No início deste ano, o programa CNA na Escola inaugurou a primeira temporada de seu podcast, “Ser bilíngue é pra já!”. O projeto, elaborado em parceria com a agência dumppa no segundo semestre de 2019, tinha como objetivo dar voz própria ao ensino de inglês no Brasil ao utilizar esta nova mídia para compartilhar experiências e ampliar conhecimentos sobre os desafios, as oportunidades e as inovações do mundo educacional.
A essa altura, ainda não se imaginava quão grandes seriam as adversidades trazidas por 2020 com a pandemia da covid-19. Enquanto todo o mundo se adaptava a uma nova realidade, o projeto do podcast também foi se adequando ao cenário para levar a diretores, professores e a toda comunidade escolar informações, perspectivas e inspirações para enfrentar as dificuldades, mantendo sempre o compromisso com uma educação ética, democrática e plural.
A temporada começou com um episódio de peso: “O impacto da BNCC no ensino de inglês”. Os convidados, Cláudia Costin e Marcelo Barros, dialogaram com a apresentadora Keila Prado Costa, pontuando as particularidades da aplicação da Base nas diferentes realidades do Brasil continental, ressaltando boas práticas desenvolvidas em diversos estados e até mesmo em outros países.
Nos episódios seguintes, foi a vez de André Nickhorn, Élcio de Souza, Vinícius Nobre e Sérgio Monteiro apresentarem perspectivas sobre a importância de uma aprendizagem efetiva e sobre o papel fundamental do professor na realidade da sala de aula.
Leia: Por que ler os clássicos do pensamento pedagógico
A partir daí, o distanciamento social estipulado para conter a proliferação do novo coronavírus alterou a rotina mundial, o dia a dia de nossas escolas e a pauta preparada para os debates desta temporada do podcast. Os episódios passaram a ser gravados de forma remota, preservando a saúde de todos os envolvidos, e o debate se tornou ainda mais relevante num momento em que o espírito resiliente de toda a comunidade escolar mostrou-se capaz de se reinventar para que a educação continuasse a ser oferecida a milhões de crianças e jovens em todo o país.
Os episódios “Inglês High Tech – como a tecnologia tem transformado a educação”, “Mais que uma marca – CNA e as parcerias educacionais” e “Educação D.C. (Depois do Coronavírus) – como as plataformas digitais devem ser trabalhadas num mundo totalmente transformado pela pandemia” trazem importantes reflexões sobre esses temas por profissionais de vasta experiência, como Luciano Meira, Hugo Albuquerque, Luciana Fortuna, José Carlos de Souza, Renato Cagno e Renata Condi de Souza. Cada um desses especialistas salienta, a partir de seu ponto de vista, o quanto o papel das escolas tem sido fundamental para as famílias e para a sociedade neste momento da pandemia. E muitas ideias relevantes são apresentadas para que os gestores escolares possam superar da melhor forma possível esse momento.
Para orientar os professores e diretores especificamente sobre o programa de inglês, Ana Lúcia Carriel e Rodrigo Souto trazem, ainda, práticas específicas de “como implantar e realizar o acompanhamento pedagógico de uma nova grade de inglês”, discorrendo sobre diferentes modalidades que podem atender às diversas necessidades escolares.
Os próximos episódios que irão ao ar trarão outros temas de igual relevância, como inclusão, o cotidiano das crianças e jovens, o papel das certificações internacionais, entre outros. O CNA sabe que neste momento tem ainda mais responsabilidade, por toda sua trajetória de trabalho e compromisso, de trazer conteúdos de qualidade. Por isso, não mede esforços nessa direção e convida a todos a se unir para que a educação seja sempre um valor inquestionável de nossa sociedade.
Spotify
https://open.spotify.com/show/7jMknWmX5c2ES9f26Mvg7x
YouTube
https://www.youtube.com/playlist?list=PL4FnZ0fKI8QkVAK3CWNSlbdggYbina1uA
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/852632
Soundcloud
https://soundcloud.com/cnanaescola
Site CNA na Escola
https://www.cnanaescola.com.br/album/podcasts-cna-na-escola-1era-temporada/
Como retomar o processo de ensino-aprendizagem
40% das escolas aplicam novas metodologias nas aulas digitais; evasão é maior na educação infantil