Nada substitui o trabalho do professor e a vivência em sala de aula, mas as ferramentas de educação digitais gratuitas estão sendo uma ótima saída
Publicado em 02/07/2020
Em tempos de isolamento social e escolas fechadas, muitas alternativas surgiram para apoiar estudantes, professores, diretores escolares e famílias na difícil tarefa de dar continuidade ao estudo dos alunos em casa por meio das aulas online. De fato, o ideal de professor em sala de aula e a interação entre alunos ainda é almejado e definitivo para o melhor aprendizado, porém, em um cenário de pandemia, todas as opções devem ser analisadas para que os estudantes possam continuar o seu processo de aprendizado e de desenvolvimento.
“A educação não é estática. Está sempre se modernizando e é necessário que os educadores se adequem a essas novas competências”, diz a professora de inglês Fabiana Querino Xavier e Fontes, 34 anos, da Paraíba, que leciona nas redes estadual, municipal e privada. Desde o início do isolamento ela tem procurado adaptar suas aulas para o formato remoto e usa a plataforma Aprendendo Sempre para obter conteúdo e apoio para incrementar suas aulas. “Recebi um atendimento personalizado, com nomes de aplicativos e programas, modelos de vídeos, tutoriais de como instalá-los e orientação de sites seguros para evitar problemas com vírus”, diz ela, que acionou o Aprendendo Junto, chat com educadores voluntários que ajudam a planejar as aulas e tirar dúvidas.
A plataforma Aprendendo Sempre tem disponível mais de 150 soluções de estudos para todos os ciclos escolares (do ensino infantil ao ensino médio) e todas as áreas de conhecimento para apoiar professores, gestores, famílias e alunos. Entre elas estão atividades práticas, videoaulas, cursos e dicas de rotinas de estudo. O conteúdo segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A ferramenta foi desenvolvida pelo Porvir e é uma parceria de mais de 20 organizações da sociedade civil, entre elas Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação Telefônica e Instituto Natura.
“Nada substitui o trabalho do professor e a vivência em sala de aula, mas é vital que busquemos medidas de redução de danos para os alunos, com materiais de qualidade pedagógica e de fácil acesso. Sabemos que não há uma única solução capaz de atender 100% dos estudantes. Por isso, trabalhamos junto a inúmeros parceiros, em diversas plataformas, para escalar o alcance e beneficiar o maior número possível de alunos”, diz Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.
Leia: Confira mais de dez mil ferramentas pedagógicas gratuitas
Outra ferramenta de fácil acesso e gratuita é o AprendiZap, que permite um atendimento personalizado a estudantes e professores, do 6º ao 9º ano. São oferecidos conteúdos e exercícios gratuitos pelo WhatsApp, para estudar durante o período de quarentena, e planos de conteúdos para professores. Para isso, basta cadastrar o número do celular e começar a receber os planos de estudos via WhatsApp.
Felipe Nóbrega, diretor da Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro, no Rio de Janeiro, e que atuou como consultor pedagógico do AprendiZap, afirma que o conteúdo pode ser um apoio ao ensino oferecido pelas escolas com mais profundidade e favorece a interação entre professor e aluno. “Neste momento da pandemia a plataforma personaliza o ensino ao ponto de cada aluno obter a correção de um exercício pelo professor, por exemplo. Na sala de aula a correção é feita pelo professor de forma mais geral, na lousa. Agora é mais específico, em cima do aprendizado de cada um”, diz ele.
Também estão disponíveis pelo YouTube playlists semanais com videoaulas pelo programa YoutubeEdu, cujo conteúdo é voltado para alunos dos anos finais dos ensinos fundamental e médio.
Aprendendo Sempre – recursos educacionais para apoiar professores, gestores e famílias. Plataforma apoiada por mais de 20 organizações que atuam com educação. Acesse: aprendendosempre.org.
AprendiZap – conteúdos e exercícios via Whatsapp, promovida pela Fundação 1Bi com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures. Acesse: www.aprendizap.com.br.
YoutubeEdu – playlists semanais de vídeos, organizadas pelos professores sob orientação pedagógica da Fundação Lemann. Acesse: www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg
Simplifica – programa oferece experiências pedagógicas alinhadas à BNCC para alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais. Criado pelo Amplifica e a Sincroniza, em parceria com a Fundação Lemann e a Imaginable Futures. Acesse: www.amplifica.me/simplifica/.
Sabotagem, bullying e indisciplina também aparecem em aulas online
Por que ler os clássicos do pensamento pedagógico