NOTÍCIA

Ensino Superior

Qual é a política da instituição para acesso à internet?

A QUESTÃO É… | Edição 197 Paulo Cesar Garcia, responsável pela Tecnologia da Informação da Faculdade União das Américas (Uniamérica) Na Uniamérica o novo modelo educacional adotado tem como um de seus pilares o acesso às informações por meio da internet. A partir das plataformas […]

Publicado em 27/04/2015

por Redação Ensino Superior

A QUESTÃO É… | Edição 197

DivulgaçãoPaulo Cesar Garcia, responsável pela Tecnologia da Informação da Faculdade União das Américas (Uniamérica)

Na Uniamérica o novo modelo educacional adotado tem como um de seus pilares o acesso às informações por meio da internet. A partir das plataformas on-line o acadêmico pode acessar uma ampla variedade de conteúdo disponível para estudo, tais como bibliotecas digitais, vídeos e apresentações. Todas as ferramentas das quais o acadêmico necessita para seus estudos estão acessíveis, com restrição apenas a alguns sites que não possuem conteúdo acadêmico. Além dos laboratórios e biblioteca, todo o campus da faculdade possui acesso à rede wi-fi sem limite de tempo para o acesso. A velocidade é limitada por conexão e atualmente está em 4mb de download e 2mb upload.

DivulgaçãoIgor Gomes da Silva, diretor de Comunicação e Marketing da Universidade Católica de Brasília (UCB)

A UCB possui uma política de acesso à internet bastante antenada às grandes tendências globais, pois entende que esta ferramenta facilita o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Assim, há rede wi-fi sem limite de uso para acesso de estudantes, professores e colaboradores nos seus dispositivos móveis. As restrições são específicas a sites de pornografia ou que ferem princípios éticos, constitucionais ou os direitos humanos. Os laboratórios de informática de última geração também permitem o acesso de estudantes à internet e demais recursos didáticos disponíveis na base de dados da instituição. Há ainda laboratórios públicos, nos quais a comunidade local e visitantes podem ter acesso à internet, reforçando, assim, o papel social da universidade no processo de inclusão digital.

DivulgaçãoAntonio Carlos de Oliveira, coordenador de Informática do Centro Universitário da FEI

O Centro Universitário da FEI oferece rede wi-fi para os alunos acessarem a internet dos próprios dispositivos móveis por todo o campus. Isso permite que eles possam ter maior acesso ao conhecimento e à informação, fatores imprescindíveis para a vida acadêmica, além de permitir maior mobilidade. Assim o aluno pode ter acesso em tempo real, evitando deslocamentos desnecessários a um laboratório de informática. Há apenas restrição de alguns sites para preservar a instituição, como conteúdos que possam comprometer a integridade da rede e dos computadores, ou que sobrecarreguem o acesso aos demais usuários e conteúdos ofensivos.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site