/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Ensino Superior

Muito prazer em ler

Projeto estimula a leitura entre os alunos do Centro Universitário Belas Artes e proporciona ampliar a bagagem cultural por Juliana Duarte Incentivar a leitura, aguçar a curiosidade e estimular debates relevantes estão entre os principais objetivos do Dia do Autor, desenvolvido pelo Centro Universitário Belas […]

Publicado em 22/10/2014

por Ensino Superior

Projeto estimula a leitura entre os alunos do Centro Universitário Belas Artes e proporciona ampliar a bagagem cultural
por Juliana Duarte
192_42Incentivar a leitura, aguçar a curiosidade e estimular debates relevantes estão entre os principais objetivos do Dia do Autor, desenvolvido pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Criado no início deste ano, o projeto surgiu devido a uma necessidade identificada pela equipe pedagógica: ampliar o repertório cultural dos alunos. “Nossa proposta é melhorar as técnicas de leitura e compreensão de texto a partir de visões de mundo sistematizadas por pensadores relevantes”, afirma o pró-reitor acadêmico do Belas Artes, Sidney Ferreira Leite.
O trabalho é feito ao longo do semestre com base em um texto escolhido pelos professores da instituição, que participam de um grupo de discussão criado no Facebook. Neste fórum, cada integrante apresenta e defende as suas propostas – o veredito é apresentado durante o seminário de integração dos docentes, realizado no início de cada módulo.
Com o objeto de estudo em mãos, os educadores desenvolvem metodologias para trabalhá-lo em grupo, como exibição de filmes, debates e exposições de fotos. Este ciclo é encerrado com um dia de apresentações realizadas simultaneamente em todos os cursos (durante as duas primeiras aulas de cada período). “A escola para com o intuito de discutir o texto. É fascinante ver a qualidade das atividades realizadas”, comenta o pró-reitor.
Ao final desse processo, os estudantes devem criar e entregar um trabalho individual que retrate, de alguma maneira, o tema escolhido. Os coordenadores dos cursos escolhem as duas melhores propostas com base nas habilidades de compreensão, análise, síntese, julgamento, inferências e interpretação dos conteúdos. A etapa de avaliação é finalizada pelos pró-reitores, que elegem e premiam os melhores trabalhos. Estes recebem um certificado e a medalha de mérito acadêmico, criada por aluna do curso de design. “Também é uma maneira eficaz de despertar o espírito empreendedor, já que todos fazem o melhor para garantir essa conquista”, explica.
 

Raio X
Dia do Autor
Cursos envolvidos: 15
Habilidades trabalhadas: seis (compreensão, análise, síntese, julgamento, inferências e interpretação dos conteúdos)
Textos trabalhados por semestre: 1
Trabalhos premiados: 15

 

Autor

Ensino Superior


Leia Ensino Superior

indígenas

Povos indígenas e as reivindicações de espaço nas universidades

+ Mais Informações
Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações

Mapa do Site