NOTÍCIA

Ensino Superior

A questão é…

Como o modelo de EAD impacta o ensino superior?   Mara Yáskara Nogueira /Braz Cubas O ensino a distância obrigou as instituições de ensino superior a conhecerem uma metodologia na qual aluno e professor não estão juntos e se adaptarem a ela. Além disso, o […]

Publicado em 25/02/2013

por Redação Ensino Superior

Como o modelo de EAD impacta o ensino superior?
 
173_8_1Mara Yáskara Nogueira /Braz Cubas
O ensino a distância obrigou as instituições de ensino superior a conhecerem uma metodologia na qual aluno e professor não estão juntos e se adaptarem a ela. Além disso, o modelo costuma atender um perfil de estudante mais maduro, muitas vezes já inserido no mercado. Nesse sentido é possível afirmar que o maior impacto ocorreu com os professores da etapa. Esses tiveram de entender e aprender um ensinar diferenciado, em que não há o contato pessoal com o aluno, mediado por meio das tecnologias da informação e comunicação, além de ser feito com materiais didáticos diferenciados.
 
173_8_2Willian Kendrick Matos Silva / Cesumar
O modelo é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do ensino superior brasileiro, assim como para colocar em prática as metas apresentadas no Plano Nacional de Educação. Além disso, estudos científicos e dados oficiais do Ministério da Educação mostraram ser possível oferecer cursos e projetos que formem um indivíduo socialmente crítico, reflexivo, apto para o mercado de trabalho e interação com seu entorno social. A sustentabilidade do modelo é outra característica confirmada por ações do ministério assim como das próprias instituições de ensino.
 
173_8_3Artieres Estevão Romeiro / Claretiano
O impacto começa pela melhoria de desempenho acadêmico-administrativo das instituições, com a possibilidade de expansão de cursos e vagas, além das fronteiras territoriais do campus. Há também benefícios pedagógicos. Por exemplo, a adoção de estratégias mediadas por novas tecnologias, que permitem estudar onde e quando se quiser, ampliando espaço, tempo e as formas de aprendizagem. Os processos e materiais didáticos podem ser pensados por equipes multidisciplinares e, com a interação constante em ambientes virtuais, a distância entre professores e alunos passa a ficar menor.
173_8_4José Antonio Mendes / Uniararas
Um primeiro e grande impacto a salientar é no número de alunos matriculados em cursos universitários no país. Outra contribuição são as novas metodologias de ensino trazidas pelo uso de tecnologia, que acabam também sendo incorporadas pelos cursos presenciais. Mas, talvez, o maior impacto esteja na democratização do acesso. O ensino superior, através da educação a distância, atualmente é levado a cidades e regiões onde, de outra forma, a população estaria impossibilitada de frequentar. Ainda que pelas restrições impostas pela legislação atual, a maior oferta de cursos EAD seja em locais onde já existem cursos presenciais.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site