NOTÍCIA

GEduc

Autor

Revista Educação

Publicado em 21/04/2026

PNGE 2026 reconheceu projetos que estão transformando a educação no Brasil

O PNGE teve número recorde de inscrições, com mais de 150 projetos. A premiação aconteceu na 24ª edição do GEduc

O Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) anunciou os vencedores deste ano na 24ª edição do GEduc, ocorrido em março, destacando instituições de ensino e empresas que vêm se consolidando como referência em inovação, impacto social e excelência na gestão educacional.

O PNGE é uma iniciativa da HUMUS Consultoria Educacional, em correalização com a ABMES, a ANACEU, a ANEC e a FENEP, que reconhece e valoriza práticas de excelência desenvolvidas por instituições de ensino e empresas do setor educacional em todo o país. A premiação destaca projetos que promovem inovação, gestão estratégica e impacto social na educação brasileira.

Na Educação Básica, os destaques da categoria Responsabilidade social foram a Congregação de Santa Cruz, com o projeto Meninas em Campo: educação integral pelo incentivo ao esporte e à promoção da equidade de gênero (ouro), a Escola Yolanda Queiroz, com Ver para Crescer (prata), e o CENTEC – Centro de Ensino Técnico, com Maratona Vocacional – Conectando talentos ao futuro (bronze).

Já na categoria Inovação acadêmico-pedagógica, o Colégio FECAP conquistou o ouro com o projeto INSPIRA STARTUP, seguido pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie, com o Programa de Aconselhamento e Pertencimento Escolar (prata), e pela Academia Donaduzzi, com o projeto Academia Donaduzzi – Inspirando talentos, guiando a evolução (bronze).

Na categoria Gestão de excelência, o Colégio Dom Bosco São Paulo foi reconhecido com o ouro pelo projeto Jornada de CX e CS na Educação – Relacionamento que Encanta e Retém. A Fundação Salvador Arena conquistou a prata com “Sistema de Gestão da Qualidade em uma Fundação certificada pela ISO 9001”, e a FourC Bilingual Academy recebeu o bronze com Ambientação de novos colaboradores: Integração e Apadrinhamento.

 

Leia: Saúde mental e IA foram destaques no GEduc 2026

 

No Ensino Superior, a categoria Responsabilidade Social destacou o Centro Universitário Univel, com o projeto “Imigrantes: Razões para Acolher” (ouro), a Universidade Católica de Pelotas, com o Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade – CETRES UCPel (prata), e a Universidade La Salle Canoas, com Ampliando Horizontes: Oportunidades de Carreira e Competências para o Futuro – Ano II (bronze).

Na categoria Inovação Acadêmico-Pedagógica, o Centro Universitário Integrado conquistou o ouro com o projeto Trilha de Desenvolvimento Personalizada Integrado: Aprendizagem, Carreira e Propósito. A UNICEPLAC ficou com a prata, com Práticas Exitosas em Tecnologia da Informação no que tange uma Startup Acadêmica, Metaverso, Robótica, IA, Letramento Digital para a Terceira Idade e Enade, enquanto a UniFacens recebeu o bronze com o projeto Florestas Inteligentes – Educação, Tecnologia e Sustentabilidade como Agentes de Transformação Social.

PNGE

Vencedores do Prêmio Nacional de Gestão Educacional, que evidenciou projetos inovadores (foto: divulgação)

Já na categoria Gestão de Excelência, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro conquistou o ouro com o projeto Gestão de Bolsas Socioeconômicas com Open Finance e I.A., enquanto o Centro Universitário Integrado recebeu a prata com Visão 360º CPA: Do diagnóstico à ação, e o Centro Universitário Cidade Verde – UniCV ficou com o bronze com o projeto UniCV Saúde: Saúde Organizacional como Ferramenta de Gestão Educacional.

Em Gestão de Excelência – Empresas, que chega à sua segunda edição, o PNGE voltou a reconhecer soluções desenvolvidas por organizações que contribuem diretamente para a transformação da educação brasileira. O SEBRAE conquistou o ouro com o projeto Solução Premium Potencialize, seguido pela Efigie Academy, com Plataforma My Way de Orientação de Carreira e Internacionalização (prata), e pela Vínculo Tecnologia, com o projeto Educação Especial e Inclusiva (bronze). A continuidade da participação das empresas reforça o papel do prêmio como uma plataforma de valorização não apenas das instituições de ensino, mas também das organizações que desenvolvem soluções com impacto real no setor educacional.

Os projetos inscritos foram avaliados por comissão formada por especialistas do setor educacional, considerando critérios como consistência, impacto, inovação e potencial de replicabilidade das iniciativas.

Conheça todos os cases vencedores aqui


Leia GEduc

GEduc

Saúde mental e IA foram destaques no GEduc 2026

+ Mais Informações
PNGE - Vencedores

PNGE 2026 reconheceu projetos que estão transformando a educação no...

+ Mais Informações
Personalização do ensino

Com IA, personalização do ensino avança

+ Mais Informações
saude-mental-docente

Saúde mental docente: escola se tornou local de adoecimento?

+ Mais Informações

Mapa do Site