NOTÍCIA

Por CurtaEducação

Autor

Educação apresenta

Publicado em 20/10/2025

O cinema e a educação na implantação da Lei 10.639

Em evento gratuito, CurtaENEM incentiva aplicação do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas; premiações em dinheiro a professores também fazem parte das iniciativas

Uma ação formativa que une cinema e educação e ainda valorização docente acontecerá gratuitamente em 8 de novembro, no Museu de Arte do Rio (MAR), cidade do Rio de Janeiro, das 13h às 17h. Com o tema O audiovisual como ferramenta antirracista, o encontro dialoga com o Mês da Consciência Negra, reforçando o papel do audiovisual na implementação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana nas escolas. Clique aqui para se inscrever.

O objetivo é realizar uma tarde de formação e celebração, com exibição de filmes, debate, lançamento de ações educativas e escuta de professores. O evento é organizado pelo CurtaEnem, e marcará o encerramento do ciclo deste ano do projeto* — que, inclusive, tem em seu catálogo filmes com diversas propostas, entre elas, há os que incentivam práticas de diversidade étnico-racial na educação, inserindo, então a Lei 10.639.

Prêmios de reconhecimento docente

Durante o evento, será apresentada a nova ação do CurtaENEM, Sua Aula no Cinema, que selecionará até três educadores para levarem suas turmas ao cinema, em sessões exclusivas, onde irão ministrar uma aula a partir de um filme do CurtaENEM (tema livre).

Cada professor selecionado receberá 2 mil reais para a preparação e execução da aula, além de transporte, pipoca e lanche para os estudantes, e o registro audiovisual da experiência, que integrará a série Aulas no cinema – CurtaENEM.

Cronograma Sua Aula no Cinema:

  • Envio dos planos: até 12 de novembro
  • Divulgação dos selecionados: 14 de novembro
  • Realização das aulas: 18 a 30 de novembro

Como participar:

O professor deve entregar um plano de aula (até 2.000 caracteres, cerca de uma lauda) com:

  • Série e escola;
  • Tema e filme(s) escolhido(s);
  • Objetivos e principais atividades;
  • Breve explicação sobre como utilizará o audiovisual na aula.

Estará disponível no evento um formulário digital, acessado por QR Code ou link, para a criação do plano de aula e participação na Sua Aula no Cinema. Os educadores que apresentarem suas ideias no próprio dia do evento, 8 de novembro, terão prioridade na seleção.

cinema e educação

Ação formativa que une cinema e educação e ainda valorização docente acontecerá gratuitamente em 8 de novembro, no Museu de Arte do Rio (MAR), cidade do Rio de Janeiro, das 13h às 17h (Foto: Shutterstock)

Professor-Autor

O CurtaENEM também idealiza o Prêmio Professor-Autor, cujas inscrições foram prorrogadas até 12 de dezembro. A premiação dos professores irá ocorrer junto com a dos estudantes, no evento de abertura em 2026. Esta premiação distribuirá até 100 mil reais em prêmios entre os melhores Relatos de Experiência de professores do ensino médio sobre o uso,  em projetos pedagógicos com seus alunos, de qualquer dos filmes e séries disponibilizados gratuitamente no site do CurtaENEM. Clique aqui para participar.

Usando filmes para uma educação antirracista  

Durante o evento do dia 8 de novembro, a atriz Carol Dall Farra apresentará um poema (slam) ligado à temática da consciência negra. Já o diretor Dom Filó contará a história da CULTNE — o maior acervo virtual de cultura negra da América Latina —, que reúne mais de 3 mil horas de conteúdo audiovisual autoral e inédito, ao longo de mais de 40 anos de registro e memória do Movimento Negro contemporâneo. 

A coordenadora pedagógica do CurtaEdu, Katia Montinelli, convidará Fábio Conceição, Dom Filó e Carol Dall Farra para uma conversa sobre o tema do evento, O audiovisual como ferramenta da educação antirracista. Outros convidados também estarão no evento.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

*O CurtaENEM é um projeto gratuito do CurtaEducação patrocinado pela Claro via Lei de Incentivo à Cultura que completou em agosto de 2025 seu primeiro aniversário.  

——

Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Leia também

Em filmes, jovens se sentem estereotipados

Letramento emocional: ansiedade e depressão desafiam crianças e jovens


Leia Por CurtaEducação

O cinema e a educação na implantação da Lei 10.639

+ Mais Informações

Ao unir cinema e educação, CurtaENEM transforma curiosidade em...

+ Mais Informações
curtaenem-festival-curtas-documentarios

Festival educativo: cinema, ENEM e oficinas para alunos e docentes

+ Mais Informações
CurtaEnem

CurtaEducação: streaming inova ensino com cultura e tecnologia

+ Mais Informações

Mapa do Site