NOTÍCIA
O evento acontece em setembro no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, e as inscrições são gratuitas. Terezinha Rios, Bas’llele Malomalo e Bárbara Carine também serão palestrantes
Publicado em 27/08/2024
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Internacional de Educação SESI-SP, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. O evento contará com uma programação diversa, com foco na humanização do futuro da educação.
Serão dois dias de palestras, debates e apresentações com especialistas renomados na área da educação, abordando temas como a inclusão, a democracia e o uso da tecnologia na educação. O tema central deste ano, “Educação e futuro juntos: humanização para além do ser humano”, promoverá reflexões sobre os desafios e as oportunidades na formação de educadores e estudantes, com enfoque na valorização da diversidade, ética e práticas pedagógicas inovadoras.
O evento é gratuito e oferece a opção de participação presencial ou virtual. As inscrições estão abertas até 30 de agosto para participações presenciais e até 15 de setembro para acessos remotos. Não perca essa oportunidade de participar de um dos maiores eventos educacionais do país!
Ailton Krenak – Pensador, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. É também Professor Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui diversos livro publicados e foi o primeiro indígena a se tornar ‘imortal’ da Academia Brasileira de Letras. Considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional.
Cida Bento – Considerada uma das mais relevantes intelectuais e ativistas do movimento negro brasileiro contemporâneo, tendo sido eleita pela revista britânica The Economist uma das 50 pessoas mais influentes no mundo da diversidade. Doutora em psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, professora visitante na Universidade do Texas (EUA), e autora de diversos livros, dentre eles O pacto da branquitude.
Terezinha Rios – Filósofa e doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é amplamente reconhecida por suas contribuições à formação de professores e ao desenvolvimento do pensamento crítico na educação. Terezinha é autora de diversas obras que tratam de ética e prática pedagógica.
Bas’Ilele Malomalo – Doutor em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é docente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), coordenador do Grupo de Pesquisa África-Brasil, e pesquisador em diversas instituições, incluindo a ONU.
——
Ailton Krenak: florestania para aprender a ouvir o rio e a montanha
Mudanças climáticas: agir na comunidade, entrando pela escola
——
Bárbara Carine – Doutora em ensino de química pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é fundadora da Escola Afro-brasileira Maria Felipa, voltada à educação antirracista. É uma das referências na luta pela inclusão racial na educação.
Além desses, outros nomes de destaque, como Deivison Faustino, Branca Ponce, Maria Teresa Mantoan e Ronaldo Christ já estão confirmados no congresso, e a organização do evento promete que ainda serão revelados nos próximos dias muitos outros grandes nomes da área da educação nacional e internacional. O mestre de cerimônias do evento será o jornalista Leonne Gabriel.
Pioneira em oferecer cursos de graduação em licenciatura por área de conhecimento e residência educacional, além de defender uma educação gratuita para todos os cursos da graduação. A missão da Faculdade é formar professores para a educação básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e aplicando os resultados no desenvolvimento social, contribuindo para a promoção da melhoria da qualidade da educação no país.
Anualmente realiza o Congresso Internacional de Educação SESI-SP com o objetivo de criar um espaço para a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais da área, contribuindo para o aprimoramento da educação em diferentes níveis e modalidades.
——
Novo Fundeb de olho em escolas mais vulneráveis