Notícias

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 04/11/2015

Pesquisadores criam acervo de brincadeiras

Jogos foram reunidos em projeto sobre memórias da infância, que deu origem a um livro

Qual era sua brincadeira preferida quando criança? Foi com esta pergunta que pesquisadores da USP reuniram dados para um livro sobre memórias de brincadeiras e brinquedos brasileiros. Para escrevê-lo, entrevistaram funcionários da Creche Central e da Escola de Aplicação da universidade. Além do livro Brincadeiras de muitos tempos e lugares, o projeto resultou em um site que reúne ideias de brincadeiras e explicações sobre elas.

O acervo de brincadeiras e brinquedos traz a lista de materiais e a descrição de como realizar aquela atividade. Há também um exemplo prática pedagógica disponível que associa brincadeira a diversidade. Além disto, o site do projeto mostra as trajetórias das pessoas entrevistadas.

O livro está disponível para download na página do projeto. Ele trata da construção do Projeto Memórias, que se dedicou a recuperação das lembranças sobre a infância dos funcionários dos locais pesquisados.


Leia Notícias

pexels-mikhail-nilov-8923364

Festival Encontro com o Porvir: valorização de quem ensina 

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2026-03-31 at 17.48.11 (1)

Projetos de inclusão e de redação no Enem conquistam Prêmio Educador...

+ Mais Informações
ExpoEduc

ExpoEduc 2026 acontece em julho no Rio Grande do Norte

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2026-03-20 at 11.57.17 (1)

Dois olhares, uma amizade

+ Mais Informações

Mapa do Site