NOTÍCIA
Uso de projetores permite compartilhamento de conteúdos entre professores e alunos; gerente da Epson no Brasil destaca importância da capacitação dos docentes
Se bem utilizada, a tecnologia pode ser uma aliada da educação — e, cada vez mais, novas ferramentas têm surgido e outras evoluído para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Entre os benefícios, é possível destacar a possibilidade de aulas mais interativas e engajamento dos estudantes.
Um dos recursos incorporados à área educacional e que se tornaram bastante conhecidos são os projetores. Na avaliação de Luiz Pierri, gerente comercial da Epson do Brasil, essas ferramentas podem trazer mais dinamismo para as aulas. “A última tecnologia, que são os projetores interativos, traz muito mais engajamento em sala de aula, com a possibilidade tanto de o aluno como o professor compartilharem materiais através de qualquer dispositivo móvel”, explica.
—————————-
Tecnologia a serviço de uma experiência exitosa de aprendizagem
Gamificação no ensino: jogando sério com a aprendizagem
—————————-
Além do compartilhamento de conteúdos, o projetor interativo traz outros recursos, funcionando, basicamente, como uma lousa digital — o que abre um leque de novas possibilidades para o professor inovar e pensar em novas formas de dar aula. É possível, ainda, enviar os conteúdos por e-mail, facilitando processos.
Para Luiz, isso significa permitir que o docente esteja mais alinhado com os tempos atuais, já que a tecnologia tem avançado rapidamente. “Se a gente fala de cinco anos atrás, já é um passado muito distante”, avalia.
O projetor convencional também traz diversos benefícios, já que alguns contam com conectividade Wi-Fi e Miracast (tecnologia que permite espelhar conteúdos do computador ou celular, por exemplo, sem necessidade de uso de cabos). Além disso, segundo Luiz Pierri, com projetores de até 4.000 lumens — unidade de medida do fluxo luminoso —, é possível trabalhar com janela aberta e luz acesa.
Projetor auxilia a inovar e pensar em novas formas de dar aula (Foto: Getty Images/Epson)
A utilização da tecnologia, porém, ainda pode sofrer resistência inicial de alguns docentes, segundo Luiz Pierri. Mas, com formação, a questão pode ser superada. “Quando a gente consegue mostrar os benefícios da solução [projetores], que de fato são inúmeros, o professor acaba entendendo e isso também acaba ajudando significativamente a sala de aula”, diz o gerente. “Nosso papel é deixar o professor confortável sabendo que a tecnologia vai ajudá-lo em sala de aula nos diversos temas.”
Nesse sentido, a empresa oferece um treinamento para professores de escolas que adotem o projetor interativo. “Nosso programa prevê capacitação para que o professor fique muito alinhado e saiba de uma forma rápida e objetiva como usufruir de todas as ferramentas que um projetor interativo pode entregar em sala de aula”, afirma.
*Esta entrevista foi realizada durante a participação da Epson na Bett Brasil 2025, ocasião em que a empresa destacou no evento as soluções de seus projetores
“Nosso papel é deixar o professor confortável sabendo que a tecnologia vai ajudá-lo em sala de aula nos diversos temas”, diz Luiz Pierri, gerente comercial da Epson (Foto: divulgação)
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——