NOTÍCIA

Conhecimento

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 12/11/2024

Em correção ao vivo inédita, FTD divulga gabarito extraoficial do Enem 2024 em menos de duas horas

A iniciativa contou com mais de 70 profissionais envolvidos

Os candidatos do Enem que acessaram a transmissão da Correção Enem – FTD Resolve no YouTube e no portal FTD Resolve (https://resolve.ftd.com.br/) puderam conferir o gabarito extraoficial do segundo dia de prova que aconteceu no último domingo, 10 de novembro, em menos de duas horas.

A correção, transmitida pela primeira vez ao vivo pela FTD Educação, contou com um time de especialistas, reunidos na matriz da empresa, em São Paulo, para responder às 90 questões de matemática e ciências da natureza.

Transmissão

A transmissão da correção do segundo dia de prova no canal da FTD no YouTube começou às 18h, horário em que os candidatos já poderiam sair com os cadernos de questões dos locais de aplicação da prova. Em 18 minutos, o gabarito extraoficial da FTD começou a ser divulgado na live do YouTube.

Em menos de uma hora, todas as respostas dos quatro cadernos (verde, amarelo, azul e cinza) já estavam passando na tela para os estudantes que estavam acompanhando a live do YouTube. Antes das 20h, os resultados extraoficiais foram publicados no portal FTD Resolve, inclusive com a indicação de uma questão de física que poderá ser anulada por não indicar uma alternativa correta entre as opções (questão 124/caderno verde; 102/amarelo;129/azul; e 100/cinza).

——

Leia também

Enem deve ser atualizado? Educadores analisam

Estudante que usar Enem 2024 para prestar licenciatura poderá receber bolsa de pelo menos 500 reais

——

A transmissão contou com o âncora Julio Ibrahim, diretor adjunto de sistemas de ensino da FTD Educação, e o apoio do professor Ailton Dias. Os editores da FTD também selecionaram algumas questões para a resolução ao vivo, com comentários. Já o CEO da Estuda.com, Carlos Pirovani, explicou como o modelo TRI (Teoria de Resposta ao Item) é usado na geração das notas do Enem. Reportagens feitas com estudantes na entrada e saída dos locais de prova também foram exibidas durante a cobertura.

Uma estrutura de transmissão ao vivo foi montada na sede da FTD e contou com mais de 70 profissionais envolvidos, entre câmeras, editores de vídeo, especialistas de cada área para a correção e apresentadores.

“Mesmo com toda agilidade para dar uma resposta rápida aos estudantes que fizeram o Enem, somente divulgamos o gabarito extraoficial após um trabalho que envolveu total rigor técnico e etapas de confirmação. Estamos muito felizes e orgulhosos com o resultado alcançado e seguiremos aprimorando nossa oferta de conteúdos ao longo de todo ano para os próximos exames”, destacou Julio Ibrahim, diretor adjunto de sistemas de ensino da FTD.

——

Leia também

Edutubers: professores querem potencializar a aprendizagem

Charles Fadel, da OCDE: países devem apoiar docentes em um redesenho curricular que dê espaço à adaptabilidade

——

Cobertura e próxima jornada

A cobertura dos dois dias de prova, nos dias 3 e 10 de novembro, contou com mais de 20 mil visualizações e mais de 400 usuários simultâneos acompanhando ao vivo as transmissões da FTD.

No primeiro dia de prova, 3 de novembro, a Correção ENEM – FTD Resolve no YouTube e no portal FTD Resolve (https://resolve.ftd.com.br/) apresentou o gabarito das provas de ciências humanas, linguagens e código, além de comentar o tema da redação.

Após a divulgação do gabarito oficial pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no site oficial do Enem, prevista inicialmente para 20 de novembro, uma nova jornada começa: são gravadas aulas para cada um dos itens, explicando cada questão em uma correção dinâmica e completa, que ajuda na revisão dos temas estudados para os candidatos dos próximos exames.

 

Enem

Estrutura de transmissão ao vivo foi montada na sede da FTD (Foto: divulgação FTD)

A FTD Educação é uma das maiores empresas de soluções educacionais do país, com mais de 120 anos de história, e uma das principais fornecedoras de livros didáticos para o PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático), além de atuar com sistemas de ensino em mais de 5.200 escolas da rede privada e em escolas públicas de aproximadamente 200 municípios, com cerca de 1,5 milhão de estudantes, dos quais cerca de 900 mil na rede privada, 450 mil na rede pública e 150 mil em idiomas.

——

Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast

 


Leia Conhecimento

Escola deve buscar subjetividade e singularidade - Shutterstock

Escola deve buscar subjetividade e singularidade de cada um

+ Mais Informações
Solve for Tomorrow Brasil_1

Solve for Tomorrow Brasil 2024: Samsung anuncia vencedores

+ Mais Informações
correção ao vivo equipe TV

Em correção ao vivo inédita, FTD divulga gabarito extraoficial do Enem...

+ Mais Informações
Captura de tela 2024-11-07 171931

Samsung Nanum Weeks: quando colaboração e propósito se encontram para...

+ Mais Informações

Mapa do Site