NOTÍCIA
Critério do ‘Pé-de-meia’ das licenciaturas será por nota e não renda socioeconômica
Em coletiva a jornalistas hoje, 1º de novembro, o ministro Camilo Santana revelou que a entrada ao ‘Pé-de-meia’ das licenciaturas será de acordo com a nota no Enem e que já valerá para quem prestar o exame este ano. O valor da bolsa financeira será em torno de 500 reais mensais, além da poupança no final do ano. Ele destacou que a entrada não será de acordo com a renda socioeconômica.
“O objetivo é estimular bons alunos a irem para as licenciaturas; para que possamos ter bons professores e professoras e assim garantir qualidade nas escolas. Essa experiência vários países já fizeram, como os Estados Unidos, porque o mundo inteiro está preocupado com isso [falta de professor]”, afirmou Camilo Santana, ministro da Educação.
Segundo Camilo Santana, o ‘Pé-de-meia’ das licenciaturas será anunciado ainda em novembro, junto ao concurso unificado do professor — ambos farão parte do conjunto de ações de valorização do magistério dos professores brasileiros da educação básica.
A coletiva ocorreu no encerramento da Reunião Global da Educação (GEM na sigla em inglês) da Unesco, que começou ontem, 31, em Fortaleza, CE, e que faz parte da Semana Ceará: Centro Global da Educação, cuja primeira atividade foi com o G20 da Educação, realizado no mesmo local (saiba mais aqui).
Pelo menos 94 delegações de países-membros da Unesco e mais de 50 ministros da Educação estiveram em Fortaleza, CE, participando da Reunião Global de Educação (GEM na sigla em inglês), que começou ontem, 31, e terminou hoje, 1º de novembro. É a primeira vez que o hemisfério sul recebe o encontro, sendo a quarta edição.
*A repórter viajou a convite do MEC e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI)
Concurso unificado para professor será anunciado em novembro pelo MEC e presidente Lula