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Gestão

Como as escolas podem lidar com o cyberbullying

Head da Avenues, escola global com sede em SP, destaca estratégias para lidar com a situação

Publicado em 15/07/2024

por Redação revista Educação

Por Cristine Conforti, head do programa brasileiro na Avenues: O cyberbullying emergiu como uma preocupação crescente nas escolas. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital, é crucial que a gestão escolar esteja preparada para enfrentar esse problema de maneira eficaz.

Mal estar existencial usualmente se expressa em indisciplina e violência. No ambiente virtual da sociedade contemporânea, entretanto, a intimidação psicológica potencializa seus efeitos, se estende no tempo e se expande, mascarada pelas redes sociais e aplicativos de mensagens. É o cyberbullying. 

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Na escola, anonimato e velocidade de propagação exacerbam a agressividade de palavras e imagens, impactando a saúde mental e emocional dos estudantes.  

Escolas devem assumir um compromisso inequívoco com o bem-estar integral dos alunos. Com uma abordagem proativa, respondem ao cyberbullying e implementam estratégias preventivas robustas.

Estratégias que a Avenues sugere:

  1. Princípios e políticas claras e implementação efetiva: desenvolver políticas escolares sustentadas por princípios éticos e valores morais pactuados pela comunidade escolar.  Essas políticas devem ter regras e critérios claros e sucintos, que delineiam as consequências dos comportamentos negativos e garantem sua aplicação. Isso inclui procedimentos para relatar incidentes de forma segura e confidencial.
  2. Educação e conscientização: integrar o desenvolvimento moral à pedagogia e à vida escolar. Para além da informação e da cultura coletiva, é essencial a construção de uma ética individual interna que nutre o respeito como valor moral básico na escola, não apenas o medo da punição. 

Algumas propostas: criar, sempre com a participação dos estudantes, projetos que integram temas de bullying e cyberbullying a jogos dramáticos e teatrais, desde as séries iniciais; produção de textos narrativos dramatizando experiências, ou textos e debates simulando a vivência da intimidação tanto pela ótica do autor quanto da vítima; círculos de diálogo socrático ou justiça restaurativa.

  1. Suporte multidisciplinar: Oferecer apoio emocional aos alunos afetados e atuar junto às famílias, disponibilizando conselheiros escolares, psicólogos e especialistas em bem-estar digital.

Para serem consistentes e contínuas, as medidas internas devem promover parcerias com as famílias, fortalecendo o respaldo fora do ambiente escolar. Isso envolve workshops, palestras, materiais técnicos e canais abertos de comunicação para incentivar o diálogo sobre segurança digital e educação tecnológica.

A Lei do Bullying determinou a revisão das disposições do regimento interno das escolas, para estabelecer parâmetros conformes à legislação sobre as medidas a serem adotadas em casos de cyberbullying.

cyberbullying

Para serem consistentes e contínuas, as medidas internas devem promover parcerias com as famílias (Foto: Shutterstock)

Escolas que adotam medidas preventivas proativas, promovem uma cultura de respeito e estimulam a autonomia ética de seus alunos estão na vanguarda dessa batalha. Com firmeza e consistência, podemos transformar o ambiente digital em um espaço seguro e inclusivo para todos os estudantes.

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