NOTÍCIA

Gestão

Reflexões estratégicas para gestores escolares

Que bom parar um tempo e se dedicar ao exercício de leitura. Durante esta leitura te faço o convite de refletir sobre ‘olhar estratégico’. Vamos lá?

Publicado em 05/06/2024

por Redação revista Educação

Por Andrezza Amorelli*: É importante os gestores escolares cuidarem do desenvolvimento contínuo da instituição de ensino. O olhar estratégico permite a antecipação de desafios, a identificação de oportunidades e a implementação de ações que visam à melhoria da qualidade educacional. 

Com uma visão estratégica, o gestor é capaz de alinhar os objetivos pedagógicos às demandas sociais e tecnológicas contemporâneas, promovendo um ambiente de aprendizagem inovador e eficaz. Além disso, facilita a gestão eficiente de recursos, a motivação da equipe escolar e a criação de um clima organizacional propício ao crescimento de todos os envolvidos no processo educativo.

—–

Leia também

Uma escola admirável

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

—–

A proposta será trazer perguntas que possibilitem a reflexão sobre o tema.

O livro O poder das perguntas: como perguntas estratégicas podem transformar sua empresa (ed. Senac, 2015) traz uma análise de como perguntas bem elaboradas podem influenciar o sucesso do planejamento estratégico e a inovação.

Fazer boas perguntas é uma ferramenta essencial no planejamento estratégico, pois incentivam a exploração de diferentes perspectivas e possibilidades, promovendo a inovação e a criatividade na busca de soluções.

Além disso, ao questionar pressupostos e práticas existentes, as boas perguntas podem identificar áreas de melhoria e potencial de crescimento, contribuindo para a criação de estratégias mais robustas e alinhadas com a visão e missão da organização.

gestores escolares

Com uma visão estratégica, o gestor é capaz de alinhar os objetivos pedagógicos às demandas sociais e tecnológicas contemporâneas (Foto: Shutterstock)

Da reflexão para a ação

  • Seu planejamento estratégico é claro e executável? Garanta que o plano estratégico seja compreensível e viável.
  • Está monitorando e ajustando suas estratégias conforme necessário? Reflita sobre a importância do acompanhamento e ajustes contínuos.
  • Quais são suas metas educacionais para este ano? Que tal definir metas claras e específicas para orientar o trabalho diário? 
  • Use a técnica de estabelecer metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais).
  • Quais indicadores de desempenho você está usando para medir seu progresso? Avalie se os indicadores são eficazes para monitorar o avanço.

======

Participe do evento Escolas Mais Admiradas em 19 de junho, capital paulista. Clique aqui

======

  • Os resultados alcançados estão alinhados com as suas expectativas? Analise se os resultados atendem às metas estabelecidas e identifique as áreas de melhoria.
  • Como você está envolvendo pais, alunos e comunidade no processo educativo? Reflita sobre a participação ativa de todos os stakeholders.
  • Sua equipe está engajada e alinhada com os objetivos da escola? Verifique o nível de engajamento e alinhamento dos colaboradores com os objetivos institucionais.
  • Está aberto a inovações e novas metodologias educacionais? Considere a adoção de novas práticas pedagógicas.
  • Como pode fomentar uma cultura de melhoria contínua na escola? Identifique maneiras de incentivar a busca constante por excelência.

Sigamos daqui com o hábito de problematizar para encontrar novos caminhos.

*Andrezza Amorelli é mentora de inovação escolar e já foi diretora escolar. Também atua na construção do evento da revista Educação, Escolas Mais Admiradas, que ocorrerá em 19 de junho, em SP. Clique aqui e saiba mais.

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

futuro

Convivência e troca de experiências ajudam a formar jovens para os...

+ Mais Informações
EMEI Nelson Mandela

EMEI Nelson Mandela, a escola referência nacional em educação...

+ Mais Informações
gestores escolares

Reflexões estratégicas para gestores escolares

+ Mais Informações
Edutainment

Edutainment: aprendizado por meio do entretenimento

+ Mais Informações

Mapa do Site